A teoria da endossimbiose enuncia que duas organelas presentes em células eucarióticas foram, em algum momento, células procarióticas independentes. Tal teoria é apoiada, entre outras coisas, no fato de que essas organelas possuem um DNA próprio, diferente do DNA nuclear. As duas organelas celulares citadas na teoria da endossimbiose são:
- A) complexo de Golgi e mitocôndria
- B) mitocôndria e cloroplasto
- C) cloroplasto e complexo de Golgi
- D) lisossomo e complexo de Golgi
- E) lisossomo e mitocôndria
Resposta:
Resposta: B) Mitocôndria e Cloroplasto
A teoria da endossimbiose é um conceito fundamental em Biologia que propõe que as organelas celulares, presentes nas células eucarióticas, foram, em algum momento, células procarióticas independentes. Essa teoria é apoiada por várias evidências, incluindo a presença de DNA próprio em essas organelas, diferente do DNA nuclear.
No contexto dessa teoria, as duas organelas citadas são a mitocôndria e o cloroplasto. A mitocôndria é responsável pela produção de energia para a célula, através do processo de respiração celular, enquanto o cloroplasto é responsável pela realização da fotossíntese, processo pelo qual as plantas e algas produzem seu próprio alimento.
A presença de DNA próprio em essas organelas é uma forte evidência da teoria da endossimbiose. Isso porque, se essas organelas fossem originárias da própria célula eucariótica, não haveria necessidade de um DNA próprio. Além disso, o fato de essas organelas possuírem sua própria estrutura e função, independentes do núcleo celular, também apoia a teoria da endossimbiose.
Portanto, a resposta correta é a letra B) Mitocôndria e Cloroplasto, pois essas são as duas organelas citadas na teoria da endossimbiose.
Deixe um comentário