As células eucariontes são caracterizadas por conjuntos membranosos denominados organelas citoplasmáticas. Esses sistemas possuem funções específicas fundamentais para o funcionamento celular. O conjunto de sistemas membranosos tubulares que muitas vezes, ocorre por quase todo o citoplasma, com função de transporte intracelular e em algumas porções, produção de lipídios é denominado:
- A) Lisossomo;
- B) Citossomo;
- C) Cromossomo;
- D) Complexo de Golgi;
- E) Retículo endoplasmático.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) Retículo endoplasmático.
A questão aborda conhecimento sobre as organelas citoplasmáticas de células eucarióticas.
a) Lisossomo;
INCORRETA: os lisossomos são formados a partir dos aparelhos de Golgi e parecem esferas revestidas por uma membrana, contendo enzimas digestórias e atua na digestão intra celular.
b) Citossomo;
INCORRETA: Em uma célula procariótica, tudo que está localizado internamente
à membrana plasmática; em uma célula eucariótica, tudo que está
localizado internamente à membrana plasmática e externamente ao núcleo.
citosol A porção fluida do citoplasma.
c) Cromossomo;
INCORRETA: Estrutura que carreia a informação hereditária (os cromossomos contêm genes) durante a divisão celular (a cromatina se enovela em corpos semelhantes a bastões curtos e espessos, chamados de cromossomos)
d) Complexo de Golgi;
INCORRETA: o complexo golgiense atua na rota de secreção, mas não na produção de lipídios como diz o enunciado, aepnas no processamento e endereçamento de macromoléculas, produzidas no reticulo endoplasmático.
e) Retículo endoplasmático.
CORRETA: Rede membranosa em células eucarióticas que conecta a membrana plasmática à membrana nuclear, atuando na rota de transporte/ secretora. O RE rugoso é uma fábrica para a síntese de proteínas secretoras e moléculas das membranas (fosfolipídios); o RE liso sintetiza fosfolipídios. O RE liso também sintetiza gorduras e esteroides, como o estrogênio e a testosterona.
Referência:
TORTORA, G. J. et al. Microbiologia. 12. ed. Porto Alegre : Artmed, 2017.
Deixe um comentário