As doenças mitocondriais são relativamente raras, provavelmente porque a maioria dos defeitos ocorre no DNA. Seus efeitos podem ser sistêmicos e se intensificam com o decorrer dos anos, como nos casos de acidose lática, perda da audição, entre outros. Além disso, algumas doenças auto-imunes decorrem de respostas imunológicas do paciente com produção de anticorpos contra proteínas mitocondriais. Incluem-se nesse grupo doenças como: cirrose biliar, cardiomiopatia dilatada e neuropatia óptica hereditária de Leber (LHON).
Quando anticorpos são produzidos contra proteínas de mitocôndrias, a função desta organela pode tornar-se comprometida. A substância que teria sua produção reduzida na célula de um paciente com esta doença é:
- A) AMPc
- B) ATP
- C) Glicose
- D) RNA
- E) Uréia
Resposta:
A alternativa correta é letra B) ATP
Gabarito: Alternativa B
Justificativa: As mitocôndrias constituem de organelas de grande importância metabólica para as células, uma vez que são as principais responsáveis pela sua produção energética. Isso ocorre devido a função da organela de realização da respiração celular, em processos como glicólise, ciclo de Krebs e fosforilação oxidativa, que produzem energia em forma de ATP.
Doenças que ocasionam em danos as mitocôndrias podem afetar a capacidade de produção de energética dessas células, consequentemente interferindo na produção de ATP produzida no organismo. Nesses casos, o principal evidência desses distúrbios consiste em deficiências e redução de funcionalidade nos órgãos acometidos, em decorrência da baixa quantidade de energia disponível. Outros sintomas comuns encontrados em doenças mitocôndrias constituem de baixo crescimento, atrasos no desenvolvimento e fraqueza muscular.
Deixe um comentário