As vias que levam à entrada de macromoléculas, substâncias particuladas, entre outras, 29.nos lisossomos, a partir da superfície celular, iniciam com o processo de endocitose.
Sobre esse tipo de transporte afirma-se que
- A) todas as células eucarióticas ingerem pedaços de suas membranas plasmáticas continuamente na forma de pequenas vesículas de fagocitose, que são posteriormente retornados para a superfície da célula.
- B) os fagossomos, durante a fagocitose, fundem-se aos lisossomos, e o material ingerido é degradado. Substâncias não absorvidas acumulam-se no vacúolo e permanecem nos lisossomos, formando os vacúolos digestivos.
- C) a pinocitose, diferente da fagocitose, que é um processo constitutivo, é um processo que deve ser ativado, necessitando que receptores transmitam sinais ao interior da célula para iniciar a resposta.
- D) os processos endocíticos são alterados em pessoas que apresentam silicose, uma doença bem comum entre trabalhadores que lidam com mineração de metais. Isso acontece porque, devido à incapacidade de digestão da sílica pelos lisossomos, ocorre o acúmulo dessas partículas e a perfuração desta organela, levando à alteração do funcionamento das células pulmonares.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) os processos endocíticos são alterados em pessoas que apresentam silicose, uma doença bem comum entre trabalhadores que lidam com mineração de metais. Isso acontece porque, devido à incapacidade de digestão da sílica pelos lisossomos, ocorre o acúmulo dessas partículas e a perfuração desta organela, levando à alteração do funcionamento das células pulmonares.
Gabarito da banca: Letra "D"
Entendimento: Letra "D"
Acompanhe minha análise:
a) todas as células eucarióticas ingerem pedaços de suas membranas plasmáticas continuamente na forma de pequenas vesículas de fagocitose, que são posteriormente retornados para a superfície da célula.
ERRADA. Aqui, o examinador buscou abordar o conceito de macroautofagia ou simplesmente autofagia. Contudo, na autofagia, as células degradam componentes citoplasmáticos, não a membrana plasmática. Esse fenômeno ocorre em situações de restrição nutritiva. Anote aí:
Além de regular a taxa global de síntese de proteínas da célula e a produção de ribossomos, tRNAs e fatores de tradução, mTOR regula ao menos outro processo envolvi- do na resposta aos baixos níveis de nutrientes: a macroautofagia (ou simplesmente autofagia). Células em restrição nutritiva degradam componentes citoplasmáticos, incluindo organelas inteiras, para suprir energia e precursores para os processos celulares essenciais. Durante esse processo, uma grande estrutura delimitada por uma membrana dupla engolfa uma região do citoplasma para originar um autofagossomo, que então se funde a um lisossomo, onde proteínas, lipídeos e outras macromoléculas presas são degradados, completando o processo de macroautofagia. Quando ativada, mTOR inibe a macroautofagia nas células em crescimento quando há disponibilidade de nutrientes. A macroautofagia é estimulada quando a atividade da proteína mTOR cai nas células privadas de nutrientes. (p. 380, grifo meu).
Referência: LODISH, H. et al. Biologia celular e molecular. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
b) os fagossomos, durante a fagocitose, fundem-se aos lisossomos, e o material ingerido é degradado. Substâncias não absorvidas acumulam-se no vacúolo e permanecem nos lisossomos, formando os vacúolos digestivos.
ERRADA. Chamamos o interior do lisossomo de "lúmen do lisossomo". É aí que estão as enzimas. Não chamamos de "vacúolo digestivo", como afirmado na questão. Em leveduras, que não possuem lisossomos, é que ocorre degradação dentro de vacúolos. Assim, nas leveduras, os vacúolos são equivalentes aos lisossomos. Anote aí:
Os lisossomos são compartimentos “descartadores” das células para a quebra de alimentos, para outras células ou para materiais estranhos que são captados pela célula. Esses materiais entram na célula por um processo chamado de fagocitose (fago: “comer” + citose: “celular”). Nesse processo, forma-se uma bolsa na membrana plasmática que depois se aprofunda e se fecha com o material de fora da célula. A bolsa torna-se uma pequena vesícula chamada de fagossomo, contendo alimentos ou outro material, que se solta da membrana plasmática para se mover para dentro do citoplasma. O fagossomo funde-se com um lisossomo primário para formar um lisossomo secundário, onde ocorre a digestão. (p. 94, grifo meu).
A imagem aumenta a sua compreensão:
Referência: SADAVA, D. et al. Vida: a ciência da biologia. 11. ed. Porto Alegre: Artmed, 2020. v. 1. Constituintes químicos da vida, células e genética.
c) a pinocitose, diferente da fagocitose, que é um processo constitutivo, é um processo que deve ser ativado, necessitando que receptores transmitam sinais ao interior da célula para iniciar a resposta.
ERRADA. O processo constitutivo é a exocitose ou clasmocitose, e não a pinocitose. Na verdade, são duas vias: uma constitutiva e uma secretora não regulada. Anote aí:
Tendo considerado os sistemas endocítico e digestivo interno, e os vários tipos de tráfego de membrana que entram e convergem nos lisossomos, retornamos agora ao aparelho de Golgi e examinamos as vias secretoras que levam na direção de fora para o exterior celular. Normalmente, as vesículas de transporte destinadas à membrana plasmática deixam a TGN [rede trans de golgi] em um fluxo basal como túbulos de formato irregular. As proteínas e os lipídeos nessas vesículas fornecem novos componentes para a membrana plasmática da célula, enquanto as proteínas solúveis dentro das vesículas são secretadas no espaço extracelular. A fusão das vesículas com a membrana plasmática é chamada de exocitose. Essa é a rota pela qual, por exemplo, as células secretam a maioria dos proteoglicanos e glicoproteínas da matriz extracelular [...].
Todas as células necessitam dessa via secretora constitutiva, que opera continuadamente [...]. As células secretoras especializadas, entretanto, possuem uma segunda via secretora na qual proteínas solúveis e outras substâncias são inicialmente armazenadas em vesículas secretoras para liberação posterior por exocitose. Essa é a via secretora regulada, encontrada sobretudo em células especializadas para a secreção de produtos de demanda rápida – como hormônios, neurotransmissores ou enzimas digestivas [...]. (p. 741, grifo meu).
A imagem aumenta a sua compreensão:
Referência: ALBERTS, B. et al. Biologia Molecular da Célula. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.
d) os processos endocíticos são alterados em pessoas que apresentam silicose, uma doença bem comum entre trabalhadores que lidam com mineração de metais. Isso acontece porque, devido à incapacidade de digestão da sílica pelos lisossomos, ocorre o acúmulo dessas partículas e a perfuração desta organela, levando à alteração do funcionamento das células pulmonares.
CORRETA.
Deixe um comentário