Assinale a afirmativa que descreve corretamente o aparelho de Golgi.
- A) É formado por uma extensa rede de túbulos envoltos por membranas que separam o lúmen do citosol; essa organela está ligada ao núcleo e é um dos principais reservatórios de cálcio.
- B) É formado por camadas planas de sáculos que possuem faces trans e cis; nessas organelas proteínas e fosfolipídios recebem unidades de carboidratos; os produtos que estão no interior dessa organela são liberados como vesículas.
- C) É formado por organelas contendo enzimas hidrolíticas que degradam vários tipos de macromoléculas como proteínas e polissacarídeos e que atuam na promoção da reciclagem de organelas danificadas.
- D) É formado por organelas envoltas por uma dupla membrana bi-lipídica que possuem dobras internas que formam cristas; nessas cristas encontram-se muitos complexos protéicos que atuam na respiração celular.
- E) É formado por compartimentos envoltos por uma única membrana e contém enzimas que transferem o hidrogênio para a água produzindo assim o peróxido de hidrogênio que é então convertido à água por outras enzimas.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) É formado por camadas planas de sáculos que possuem faces trans e cis; nessas organelas proteínas e fosfolipídios recebem unidades de carboidratos; os produtos que estão no interior dessa organela são liberados como vesículas.
Gabarito da banca: Letra "B"
Entendimento: Letra "B"
Acompanhe nossa análise:
O Golgi manufatura e refina seus produtos em etapas, com diferentes cisternas contendo times únicos de enzimas. Até recentemente, os biólogos viam o Golgi como uma estrutura estática, com produtos em vários estágios de processamento transferidos de uma cisterna para a próxima por vesículas. Embora isso possa ocorrer, pesquisas recentes deram origem a um novo modelo do Golgi, com estrutura mais dinâmica. De acordo com o modelo de maturação de cisterna, a cisterna do Golgi na verdade progride da face cis para a face trans do Golgi, carregando e modificando a carga à medida que se movem. A Figura 6.12 mostra os detalhes desse modelo. (REECE et al., 2015, p. 106, grifo meu).
Referência: REECE, J. B. et al. Biologia de Campbell. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015. p. 106.
Deixe um comentário