Assinale a opção que apresenta a denominação da estrutura que compõe as células eucarióticas e que tem como função manter a forma e a sustentação mecânica dessas células, bem como promover sua motilidade.
- A) plasmodesmo
- B) citoesqueleto
- C) vacúolo pulsátil
- D) glicocálice
- E) lisossomo
Resposta:
A alternativa correta é letra B) citoesqueleto
A questão requer que seja identificada a alternativa que apresenta uma estrutura que compõe as células eucarióticas e que atue na manutenção da forma celular, na sustentação mecânica e na motilidade.
a) plasmodesmo
INCORRETA: Plasmodesmos são um tipo de junção intercelular que ocorre entre membranas de células vegetais vizinhas que criam pontes citoplasmáticas.
b) citoesqueleto
CORRETA: O citoesqueleto ocorre em células eucarióticas e atua na manutenção da forma celular, na sustentação mecânica e na motilidade. Trata-se de uma uma rede tridimensional intracitoplasmática de filamentos proteicos (filamentos de actina, filamentos intermediários e microtúbulos). Os filamentos de actina ocorrem próximos à membrana e confere forma e sustentação às células. Os microtúbulos formam os cílios e flagelos, estruturas relacionadas à motibilidade.
c) vacúolo pulsátil
INCORRETA: o vacúolo pulsátil é um organela que ocorre em determinados em protozoários e tem função de equilíbrio osmótico por meio da eliminação do excesso de água. Esse tipo pode ser utilizado na motilidade, mas não tem relação com a forma e com a sustentação.
d) glicocálice
INCORRETA: O glicocálice não atua na sustentação ou na motilidade. Trata-se de um envoltório externo à membrana que aparece nas células eucarióticas de animais e em alguns protozoários. Atua na adesão intercelular, proteção da célula contra danos mecânicos ou químicos; na criação de um microambiente celular; reconhecimento de substâncias.
e) lisossomo
INCORRETA: Lisossomos não atuam na sustentação ou na motilidade celular. Essas organelas são vesículas que atuam na digestão intracelular.
Referência:
BOUZON, Z. L.; GARGIONI, R.; OURIQUES, L. Biologia celular. 2. ed. Florianópolis: BIOLOGIA/EAD/UFSC, 2010.
Deixe um comentário