Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Células com função secretora apresentam abundância de retículo endoplasmático granuloso e complexo golgiense. A função do retículo endoplasmático granuloso no trabalho conjunto de ambas as estruturas é:

Resposta:

A alternativa correta é letra C) sintetizar proteínas e as transferir para o complexo golgiense, que as concentra e as libera em vesículas, que terão diferentes destinos na célula.

Gabarito: Letra "C".

Entendimento: Letra "C".


Acompanhe minha análise:

 

a) liberar proteínas digestivas em vesículas denominadas lisossomos, que atuarão em conjunto com os tilacóides do complexo golgiense.

ERRADA. Quando falamos das estruturas do aparelho de Golgi, tratamos de estudar as vesículas e as cisternas dessa organela. Os tilacóides são estruturas dos cloroplastos das células vegetais. Anote aí:

As proteínas são sintetizadas no retículo endoplasmático rugoso e, geralmente, são transportadas por vesículas que passam pelo aparelho de Golgi [...].  Assim, as proteínas chegam à membrana plasmática, e a extremidade da molécula proteica, que estava dentro da vesícula, passa para a superfície da célula. (JUNQUEIRA; CARNEIRO, 2012, p. 102, grifo meu).

Referência: JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J. Biologia Celular e Molecular. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

 

b) produzir fosfolipídios de membrana que serão processados no complexo golgiense e liberados no citoplasma para a formação de ribossomos.

ERRADA. A produção de proteínas é a função.

 

c) sintetizar proteínas e as transferir para o complexo golgiense, que as concentra e as libera em vesículas, que terão diferentes destinos na célula.

CORRETA. Está inteiramente correta a afirmativa.

Como diversos ribossomos se associam a um único fila- mento de RNA mensageiro (mRNA), formam-se polirribossomos, que ficam dispersos no citoplasma ou presos à superfície externa do retículo endoplasmático rugoso. Os polirribossomos têm papel fundamental na síntese de proteínas. (JUNQUEIRA; CARNEIRO, 2012, p. 6, grifo meu).

Referência: JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J. Biologia Celular e Molecular. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

 

d) fundir-se ao complexo golgiense para formar o acrossomo dos espermatozoides, responsável pela digestão da parede do óvulo e pela penetração nesse.

ERRADA. A produção de proteínas é a função.

 

e) acumular os polissacarídeos de parede celular, produzidos no complexo golgiense, e os processar, antes de liberar as vesículas que se fundirão com a membrana plasmática.

ERRADA. A produção de proteínas é a função. Os polissacarídeos são açúcares. O armazenamento de nutrientes é uma das funções do complexo golgiense. Note bem: proteínas e enzimas produzidos pelos ribossomos aderidos à parede do retículo endoplasmático são armazenadas em vesícula que vão para o complexo golgiense.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *