Certas doenças observadas em nossa espécie podem ser devidas a alterações em genes mitocondriais, que são transmitidos de uma geração a outra
- A) exclusivamente pelo espermatozoide, cujas mitocôndrias, além de responsáveis pelo fornecimento de energia para o batimento do flagelo, entram no óvulo durante a fecundação.
- B) exclusivamente pelo óvulo, cujas mitocôndrias, além de responsáveis pelo fornecimento de energia para a realização das atividades desta célula, apresentam genes que são transferidos para os blastômeros no desenvolvimento embrionário.
- C) pelos gametas feminino e masculino, pois além de responsáveis pelo fornecimento de energia a essas células, apresentam DNA que é transferido para os blastômeros no desenvolvimento embrionário.
- D) pelos gametas feminino e masculino, porém as células de um recém-nascido não apresentam DNA mitocondrial paterno, uma vez que este é destruído ao longo do desenvolvimento embrionário.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) exclusivamente pelo óvulo, cujas mitocôndrias, além de responsáveis pelo fornecimento de energia para a realização das atividades desta célula, apresentam genes que são transferidos para os blastômeros no desenvolvimento embrionário.
Essa questão exige conhecimentos sobre herança mitocondrial.
ENUNCIADO/COMANDO:
Certas doenças observadas em nossa espécie podem ser devidas a alterações em genes mitocondriais, que são transmitidos de uma geração a outra
Nos animais e nas plantas, o óvulo contribui com muito mais citoplasma para o zigoto do que o gameta masculino (espermatozoide nos animais e pólen nos vegetais). Por exemplo, um ovócito humano típico contém cerca de 100 mil cópias de DNA mitocondrial materno, enquanto o espermatozoide contém apenas algumas.
Além disso, com a maturação dos espermatozoides, o DNA é degradado nas suas mitocôndrias. As mitocôndrias dos espermatozoides também são especificamente reconhecidas e, então, eliminadas do óvulo fertilizado por autofagia.
Por causa desses processos, a herança mitocondrial tanto em animais como em plantas é uniparental. Mais precisamente, o DNA mitocondrial passa de uma geração para a próxima por herança materna.
Os blastômeros são as células provenientes das primeiras divisões celulares do zigoto. Visto que as mitocôndrias do zigoto provêm do óvulo, pode-se dizer que elas apresentam genes que são transferidos para os blastômeros no desenvolvimento embrionário.
Diante do exposto, a alternativa que atende ao comando da questão é a Alternativa B.
FONTES:
ALBERTS, Bruce et al. Biologia Molecular da Célula. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.
REECE, Jane B. et al. Biologia de Campbell. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.
Deixe um comentário