Continua após a publicidade..
Citoesqueleto, retículo endoplasmático liso, complexo golgiense e mitocôndria estão, respectivamente, relacionados a
- A) suporte estrutural para a célula, síntese de lipídeos, produção de polissacarídeos e respiração celular.
- B) regulação da entrada de materiais na célula, digestão, síntese de proteínas e conversão de energia química.
- C) mobilidade, armazenamento de Ca2+, modificação de proteínas e captura de energia livre.
- D) transmissão de sinal, produção de membrana, síntese de proteínas e crescimento celular.
- E) proteção, desintoxicação de drogas, distribuição de produtos e quebra de macromoléculas celulares.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) suporte estrutural para a célula, síntese de lipídeos, produção de polissacarídeos e respiração celular.
Gabarito da banca: Letra "A"
Entendimento: Letra "A"
Acompanhe minha análise:
Em resumo, anote aí:
- Citoesqueleto: as funções típicas são (1) auxiliar na manutenção da estrutura da célula; (2) auxiliar na organização interna da célula; (3) fornecer apoio mecânico da célula.
- Retículo endoplasmático liso (REL): síntese de lipídeos, metabolismo de carboidratos, desintoxicação de drogas e armazenamento de íons cálcio. O REL participa da síntese de lipídios. O retículo endoplasmático agranular participa da síntese de lipídios, inclusive os do grupo dos esteroides e do colesterol. O REL também participa da desintoxicação do organismo, por isso está aumentado nas células do nosso fígado.
- Complexo de Golgi: "recebe vesículas contendo proteínas do RER; modifica, concentra, empacota e classifica as proteínas antes que elas sejam enviadas para seus destinos celulares ou extracelulares; adiciona carboidratos às proteínas e modifica outros carboidratos que foram anexados às proteínas no RER; é onde alguns polissacarídeos para a parede celular vegetal são sintetizados". Referência: SADAVA, D. et al. Vida: a ciência da biologia. 11. ed. Porto Alegre: Artmed, 2020. v. 1. Constituintes químicos da vida, células e genética.
- Mitocôndria: "Nas células eucarióticas, a degradação de moléculas ricas em energia, como a glicose, começa no citoplasma. As moléculas que resultam dessa degradação parcial entram nas mitocôndrias, cuja principal função é converter a energia química dessas moléculas em uma forma que a célula possa utilizar, ou seja, a molécula, rica em energia ATP (do inglês adenosine triphosphate [trifosfato de adenosina]) [...]. A produção de ATP nas mitocôndrias, utilizando moléculas de liberação de energia e oxigênio molecular (O2), é chamada de respiração celular". (SADAVA et al., 2020, p. 95, grifo meu). Referência: SADAVA, D. et al. Vida: a ciência da biologia. 11. ed. Porto Alegre: Artmed, 2020. v. 1. Constituintes químicos da vida, células e genética.
Note, portanto, que são as funções típicas colocadas pelo examinador na letra "A".
Deixe um comentário