Considere a afirmativa a seguir para responder a questão.
Pesquisadores brasileiros estudaram a herança genética da população do Brasil por meio da avaliação das linhagens materna e paterna de indivíduos autodefinidos como “brancos” e elaboraram algumas conclusões.
Analise a tabela abaixo.
Disponível em:<http://www.ciencia.org.br>. Acesso em: 16 jul. 2011. Adaptado.
Disponível em:<http://web.educastur.princast.es>. Acesso em: 06 jul. 2011. Adaptado.
Foram analisados DNAs de diferentes fontes na célula para determinar as linhagens paterna e materna. No esquema de uma célula, representado acima, os algarismos romanos que indicam a entidade celular e os nomes corretos de onde se obtêm os DNAs de origens paterna e materna, respectivamente, são
- A) I – mitocôndria e IV – centríolos
- B) II – retículo endoplasmático e III – núcleo (cromossomo Y)
- C) III – aparelho de Golgi e V – núcleo (cromossomo X)
- D) IV – centríolos e III – membrana plasmática
- E) V – núcleo (cromossomo Y) e II – mitocôndria
Resposta:
A alternativa correta é letra E) V – núcleo (cromossomo Y) e II – mitocôndria
Na fecundação (encontro dos gametas masculino e feminino), o espermatozoide (gameta masculino) fornece para o zigoto apenas o núcleo e o centríolo, sendo que o DNA paterno está presente no núcleo. Os homens possuem cromossomo sexual Y, enquanto as mulheres duplo X. Portanto, o DNA de origem exclusivamente paterna será proveniente do cromossomo Y do núcleo do gameta masculino.
Por sua vez, as mitocôndrias dos espermatozoides desintegram-se durante a fertilização, de modo que todas as mitocôndrias do zigoto são provenientes do óvulo, portanto, representa DNA mitocondrial de origem exclusivamente materna.
Deixe um comentário