Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Desde 1663, quando Robert Hooke apresentou à Royal Society of London o resultado de suas observações feitas em finas fatias de cortiça ao microscópio, infindáveis outras observações foram realizadas. Com o avanço das técnicas e dos aparelhos (microscópios), podemos conhecer com detalhes o complexo funcionamento da célula. Uma dessas organelas é o Complexo Golgiense, descrita em 1898 pelo biólogo italiano Camilo Golgi. Das seguintes funções dessa organela descritas a seguir, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.


( ) Produz proteína de exportação a ser liberada nas vesículas de secreção.


( ) Produz ribossomos.


( ) Produz lisossomos.


( ) Secreção da lamela média, que separa duas células vegetais em divisão celular.


( ) Produção do acrossomo dos espermatozoides.


A sequência está correta em

Resposta:

A alternativa correta é letra C) F, F, V, V, V.

Gabarito da banca: Letra "C"

Entendimento: Letra "C"


Acompanhe minha análise:

 

(F) Produz proteína de exportação a ser liberada nas vesículas de secreção.

São os ribossomos que sintetizam proteínas.


(F) Produz ribossomos.

Os ribossomos participam da síntese de proteínas, necessárias à célula. São os únicos organoides presentes nas bactérias.


(V) Produz lisossomos.

Produz os lisossomos primários. Veja a imagem (SADAVA et al., 2020, p. 95, grifo meu).

Referência: SADAVA, D. et al. Vida: a ciência da biologia. 11. ed. Porto Alegre: Artmed, 2020. v. 1. Constituintes químicos da vida, células e genética.

 

(V) Secreção da lamela média, que separa duas células vegetais em divisão celular.

Com exceção da celulose, os principais componentes da parede são sintetizados no complexo de Golgi e dele liberados na forma de vesículas. A formação da nova parede começa, logo após a migração dos cromossomos-filhos para os polos opostos da célula [...], pelo acúmulo das vesículas provenientes do complexo de Golgi na região do plano equatorial da célula em divisão. Essa localização das vesículas é controlada por uma faixa circular de microtúbulos que aparece no equador da célula durante a prófase inicial, chamada banda pré-profásica [...]. As vesículas acumuladas entre os núcleos-filhos passam então por um ordenamento no plano equatorial da célula. Esse alinhamento é direcionado pelas fibras interzonais do fuso da divisão, compostas pelos microtúbulos que ainda se estendem entre os núcleos-filhos, antes de sua completa despolimerização. Essas regiões se caracterizam também pela presença de cisternas do retículo endoplasmático e muitos ribossomos. A esse arranjo estrutural ordenado de vesículas no plano equatorial da célula dá-se o nome de fragmoplasto (do grego, phragma, cerca). Em seguida, as vesículas dispostas lateralmente se fundem e as membranas que as revestem dão origem às membranas plasmáticas das duas células-filhas. Entre estas, permanece o material que estava contido nas vesículas, agora componente da parede que se forma. Essa fusão resulta em uma estrutura em forma de disco, chamada placa celular, que é a primeira manifestação visível da parede celular. A placa celular cresce no plano equatorial, até alcançar as paredes laterais já existentes, pela adição de mais vesículas. (JUNQUEIRA; CARNEIRO, 2012, p. 213, grifo meu).

Referência: JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J. Biologia Celular e Molecular. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.


(V) Produção do acrossomo dos espermatozoides.

Enzimas liberadas a partir do acrossomo, produzido pelo complexo de Golgi, facilitam a penetração do espermatozoide durante a fecundação.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *