Em 1665, o físico e biólogo Robert Hooke analisou fatias de cortiça em um microscópio composto, construído por ele, e observou compartimentos aos quais denominou células.
Dispinível em: <http://www.ufrgs.br/livrodehisto>.
Acesso em: 15 out. 2015. Adaptado.
Com base nos conhecimentos sobre citologia, é correto afirmar:
- A) O citoesqueleto, formado por um conjunto de fibras proteicas, é essencial para a adesão das bactérias com a matriz extracelular.
- B) O aparelho de Golgi é fundamental para a síntese de lipídios.
- C) O nucléolo é uma organela nuclear, delimitada por membrana, responsável pela formação do RNA mensageiro.
- D) Em geral, as proteínas que são secretadas pelas células eucarióticas são formadas pelos ribossomos que se encontram livres no citoplasma.
- E) As células de uma pessoa que consome bebida alcoólica diariamente tendem a ter o retículo endoplasmático liso mais desenvolvido do que as células de um abstêmio.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) As células de uma pessoa que consome bebida alcoólica diariamente tendem a ter o retículo endoplasmático liso mais desenvolvido do que as células de um abstêmio.
Gabarito da banca: Letra "E"
Entendimento: Letra "E"
Acompanhe minha análise:
a) O citoesqueleto, formado por um conjunto de fibras proteicas, é essencial para a adesão das bactérias com a matriz extracelular.
ERRADA.
Nos primórdios da microscopia eletrônica, os biólogos pensavam que as organelas da célula eucariótica flutuavam livremente no citosol. Mas aperfeiçoamentos tanto na microscopia óptica como na microscopia eletrônica revelaram o citoesqueleto, uma rede de fibras que se estende pelo citoplasma [...]. As células bacterianas também têm fibras que formam um tipo de citoesqueleto, construído de proteínas similares às eucarióticas, mas aqui daremos enfoque aos eucariotos. O citoesqueleto eucariótico, cuja função principal é a organização das estruturas e atividades da célula, é composto de três tipos de estruturas moleculares: microtúbulos, microfilamentos e filamentos intermediários. (p. 112, grifo meu).
Referência: REECE, J. B. et al. Biologia de Campbell. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.
b) O aparelho de Golgi é fundamental para a síntese de lipídios.
ERRADA.
O aparelho de Golgi tem vários papéis:
• recebe vesículas contendo proteínas do RER;
• modifica, concentra, empacota e classifica as proteínas antes que elas sejam enviadas para seus destinos celulares ou extracelulares;
• adiciona carboidratos às proteínas e modifica outros carboidratos que foram anexados às proteínas no RER;
• é onde alguns polissacarídeos para a parede celular vegetal são sintetizados.
As cisternas do aparelho de Golgi possuem três regiões funcionalmente distintas:
1. a região cis fica próxima ao núcleo ou a uma porção do RER;
2. a região trans fica próxima à membrana celular;
3. a região intermediária fica no meio [...].
Os termos cis, trans e intermediária derivam de palavras latinas que significam, respectivamente, “do mesmo lado”, “do lado oposto” e “no meio”. Essas três partes do aparelho de Golgi contêm diferen-tes enzimas e realizam diferentes funções.
As vesículas contendo proteínas do RER fundem-se com a membrana cis do aparelho de Golgi, liberando sua carga no lúmen da cisterna do aparelho de Golgi. Outras vesículas podem se mover entre as cisternas, transportando proteínas, e parece que algumas proteínas se movem de uma cisterna para a próxima por meio de pequenos canais. As vesículas que brotam da região trans carregam seus conteúdos para longe do aparelho de Golgi. Essas vesículas vão para a membrana plasmática ou para o lisossomo, outra organela do sistema de endomembranas. (p. 94, grifo meu).
Referência: SADAVA, D. et al. Vida: a ciência da biologia. 11. ed. Porto Alegre: Artmed, 2020. v. 1. Constituintes químicos da vida, células e genética.
c) O nucléolo é uma organela nuclear, delimitada por membrana, responsável pela formação do RNA mensageiro.
ERRADA.
O nucléolo é onde estão agrupadas as regiões contendo os genes que codificam os RNAs ribossômicos dos diferentes cromossomos. Aqui, os RNAs ribossômicos são sintetizados e combinados com proteínas para formar os ribossomos, a maquinaria de síntese proteica das células. [...] Os RNAs ribossômicos desempenham funções estruturais e catalíticas no ribossomo. (p. 184).
Referência: ALBERTS, B. et al. Fundamentos da Biologia Celular. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.
d) Em geral, as proteínas que são secretadas pelas células eucarióticas são formadas pelos ribossomos que se encontram livres no citoplasma.
ERRADA. Isso é o que ocorre em procariotos, não eucariotos.
e) As células de uma pessoa que consome bebida alcoólica diariamente tendem a ter o retículo endoplasmático liso mais desenvolvido do que as células de um abstêmio.
CORRETA.
O retículo endoplasmático liso (RE liso) não possui ribossomos. É relativamente escasso na maioria das células, porém é altamente desenvolvido em outras para realizar funções específicas: por exemplo, ele é o local de síntese dos hormônios esteroides em algumas células endócrinas da glândula suprarrenal e o local onde uma variedade de moléculas orgânicas, incluindo o álcool, é detoxificada nas células hepáticas. Em muitas células eucarióticas, o RE liso também sequestra Ca2+ do citosol; a liberação e a recaptura de Ca2+ do RE liso estão envolvidas na rápida resposta a diversos sinais extracelulares [...]. (p. 488-489, grifo meu).
Referência: ALBERTS, B. et al. Fundamentos da Biologia Celular. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.
Deixe um comentário