Em 2010, pesquisadores criaram, em um sintetizador químico, o genoma da bactéria Mycoplasma mycoides, da classe dos Mollicutes, a partir do código genético, arquivado em um computador. Esse genoma sintético, embora seja uma cópia de genoma de Mycoplasma mycoides, contém sequências de DNA montadas em laboratório, que serviram como marcas d’água para distingui-lo de um genoma natural. O genoma sintético foi, então, introduzido em uma bactéria Mycoplasma capricolum, cujo DNA havia sido previamente removido. No momento do transplante, 14 genes do genoma sintético foram excluídos e, mesmo assim, a nova bactéria sintética, denominada Mycoplasma laboratorium, passou a viver e a reproduzir-se controlada pelo novo genoma. Essa descoberta mostra que é possível desenhar um genoma como se fosse um software e colocá-lo para rodar no hardware de uma célula.
Considerando o texto e os aspectos que ele suscita, julgue o próximo item.
A célula sintética não possui estruturas membranares, tais como mitocôndrias, retículos endoplasmáticos, complexos de Golgi, fagossomos e lisossomos.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Certo
Gabarito da banca: CERTO
Entendimento: CERTO
Acompanhe minha análise:
De fato, não possui porque as organelas de eucariontes é parte de um sistema de endomembranas.
Há muitos equívocos nos materiais didáticos quando abordam diferenças entre procariontes e eucariontes. Em síntese, os materiais simplificam demais a explicação e, de tanto simplificar, fornecem informações equivocadas. Objetivamente, é o seguinte. Anote aí:
O sistema de endomembranas é encontrado somente em células eucarióticas. Por exemplo, quando dizemos que os eucariotos têm seu material genético restrito a um ambiente próprio e interno, estamos explicando que que eles têm núcleo definido na célula. O núcleo faz parte do sistema de endomembranas, que é típico dos eucariotos.
Uma breve definição do sistema de endomembranas:
Sistema de endomembrana: Conjunto de membranas que existe dentro e ao redor de uma célula eucariótica, interconectadas por meio de contato físico direto ou por vesículas; inclui a membrana plasmática, o envelope nuclear, o retículo endoplasmático liso e rugoso, o aparelho de Golgi, os lisossomos, as vesículas e os vacúolos. (grifo nosso).
Referência: REECE, J. B. et al. Biologia de Campbell. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015. p. 1380.
Nos procariotos, não há sistema de endomembranas. Portanto, não há núcleo definido. Note que eu falo que não há núcleo definido; o material genético não fica restrito a um ambiente. Como as células procarióticas não possuem um sistema de endomembranas; logo, as células procarióticas têm poucas organelas ou nenhuma.
Deixe um comentário