No esquema estão representadas etapas, numeradas de 1 a 3, de um importante processo que ocorre no interior das células, e algumas organelas envolvidas direta ou indiretamente com esse processo.
As etapas que correspondem a 1, 2 e 3, respectivamente, e algumas organelas representadas no esquema, estão corretamente listadas em:
- A) absorção de aminoácidos, síntese protéica e exportação de proteínas; retículo endoplasmático, lisossomo e mitocôndria.
- B) fagocitose de macromoléculas, digestão celular e egestão de resíduos; retículo endoplasmático, complexo de Golgi e lisossomo.
- C) fagocitose de sais minerais, fotossíntese e exportação de compostos orgânicos; cloroplastos e vacúolos.
- D) absorção de oxigênio, respiração celular e eliminação de dióxido de carbono; mitocôndrias e vacúolos.
- E) fagocitose de macromoléculas, digestão celular e exportação de proteínas; mitocôndrias e lisossomos.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) fagocitose de macromoléculas, digestão celular e egestão de resíduos; retículo endoplasmático, complexo de Golgi e lisossomo.
Gabarito da banca: Letra "B"
Entendimento: Letra "B"
Acompanhe minha análise:
Importa compreender é a relação entre complexo de Golgi e lisossomo. Anote aí:
Ganhador do prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia de 2016, Yoshinori Ohsumi realizou importantes descobertas sobre os mecanismos de autofagia, processo pelo qual as células promovem a digestão intracelular de partes de si mesmas. A organela é responsável pela digestão intracelular é o lisossomo:
A fagocitose é um processo que possibilita às células de defesa internalizarem organismos invasores, células em apoptose ou mesmo outras células. Quando projeções da membrana envolvem o alvo, vias intracelulares de sinalização são ativadas, levando à reorganização do citoesqueleto de actina e à formação de um vacúolo, o fagossomo, que mergulha no citoplasma da célula [...].
Em seguida, esses fagossomos fundem-se com os lisossomos, formando o fagolisossomo. As bombas de prótons encontradas na membrana quebram o ATP e liberam os prótons para a luz do fagolisossomo, que se torna ácido, alcançando valores de pH entre 4,5 e 5,0, ideal para a atividade das hidrolases ácidas. O material a ser digerido mistura-se, assim, com as enzimas hidrolíticas [...]. (JUNQUEIRA; CARNEIRO, 2012, p. 216, grifo nosso).
Referência: JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J. Biologia Celular e Molecular. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.
Você pode observar o esquema (p. 94), que é bastante claro:
Referência: SADAVA, D. et al. Vida: a ciência da biologia. 11. ed. Porto Alegre: Artmed, 2020. v. 1. Constituintes químicos da vida, células e genética.
Deixe um comentário