O citoplasma é a região entre o núcleo e a membrana celular, onde estão imersas as organelas celulares e o citoesqueleto.
Assinale a alternativa que representa, respectivamente, as funções das organelas celulares complexo de Golgi, retículo endoplasmático liso e retículo endoplasmático rugoso.
- A) Respiração celular, síntese de proteínas, metabolismos de lipídios.
- B) Respiração celular, síntese de proteínas, orientação das fibras do fuso
- C) Secreção celular, transporte e armazenamento de substâncias, digestão intracelular.
- D) Secreção celular, transporte e armazenamento de substâncias, síntese de proteínas.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Secreção celular, transporte e armazenamento de substâncias, síntese de proteínas.
Gabarito da banca: Letra "D"
Entendimento: Letra "D"
Acompanhe minha análise:
Vejamos cada organela:
- complexo de Golgi:
Muitas vesículas se fundem e esvaziam seus conteúdos em um complexo de Golgi. Essa organela tem uma membrana dobrada que normalmente parece uma pilha de panquecas [...]. As enzimas existentes no complexo de Golgi dão o toque final nas cadeias de polipeptídeos e lipídeos que foram entregues pelo RE. Eles se prendem a grupos de fosfato ou açúcares e racham determinadas cadeias de polipeptídeos. Os produtos acabados — proteínas da membrana, proteínas para secreção e enzimas — são classificados e embalados em novas vesículas, que os carregam para a membrana plasmática ou para os lisossomos. (p. 67, grifo meu).
- retículo endoplasmático liso e rugoso:
Retículo endoplasmático ou RE é uma extensão do envelope nuclear. Ele forma um compartimento contínuo que se dobra em bolsas e tubos achatados. Dois tipos de RE são denominados de acordo com sua aparência em micrografias eletrônicas. Muitos milhares de ribossomos aderem à superfície externa do RE rugoso [...]. Os ribossomos sintetizam cadeias de polipeptídeos, que são expelidos no interior do RE. Dentro do RE, as proteínas dobram e adotam sua estrutura terciária. Algumas das proteínas se tornam parte da própria membrana do RE; outras são carregadas [transportadas] para destinos diferentes na célula.
Células que fabricam, armazenam e secretam muitas proteínas têm muito RE rugoso. Por exemplo, células glandulares ricas em RE no pâncreas (uma glândula) produzem e secretam enzimas que ajudam a digerir alimentos no intestino delgado. O RE liso não tem ribossomos e não produz proteínas [...]. Alguns polipeptídeos produzidos no RE rugoso terminam no RE liso como enzimas. Essas enzimas produzem a maioria dos lipídeos da membrana da célula. Elas também quebram carboidratos, ácidos graxos e algumas drogas e venenos. Nas células músculoesqueléticas, um tipo especial de RE liso chamado retículo sarcoplasmático armazena íons de cálcio e desempenha um papel na contração (p. 66-67, grifo meu).
Referência: STARR, C. et al. Biologia: unidade e diversidade da vida, volume 1. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
Deixe um comentário