Os glóbulos brancos são bactérias e outros agentes pelas enzimas contidas células capazes de estranhos que serão fagocitar digeridos
- A) nas mitocôndrias.
- B) nos ribossomos.
- C) nos centríolos.
- D) nos lisossomos.
- E) nos cloroplastos.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) nos lisossomos.
Gabarito da banca: Letra "D"
Entendimento: Letra "D"
Acompanhe minha análise:
Sem dúvidas, os lisossomos. Anote aí:
O lisossomo é um saco membranoso de enzimas hidrolíticas que várias células eucarióticas utilizam para digerir (hidrolisar) macromoléculas. Enzimas lisossomais funcionam melhor no meio ácido encontrado nos lisossomos. Se o lisossomo se rompe, escoando seu conteúdo, as enzimas liberadas são pouco ativas, pois o citosol tem pH neutro. Entretanto, o escoamento excessivo de um grande número de lisossomos pode destruir uma célula por autodigestão.
Enzimas hidrolíticas e membranas lisossomais são sintetizadas pelo RE rugoso e então transferidas para o aparelho de Golgi para processamento futuro. Pelo menos alguns lisossomos provavelmente surgem por brotamento a partir da face trans do aparelho de Golgi [...]. Como as proteínas da superfície interna da membrana do lisossomo e as próprias enzimas digestivas são poupadas da destruição? Aparentemente, as formas tridimensionais dessas proteínas protegem ligações vulneráveis ao ataque enzimático. (p. 107, grifo meu).
Referência: REECE, J. B. et al. Biologia de Campbell. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.
Em outras palavras:
Lisossomos são organelas circundadas por membrana que contêm uma série de enzimas digestivas, incluindo várias proteases [...]. Eles têm vários papéis no metabolismo da célula, incluindo a digestão de proteínas extracelulares apreendidas pela endocitose, bem como a renovação de organelas citoplasmáticas e de proteínas citosólicas. (COOPER; HAUSMAN, 2007, p. 313, grifo meu).
Referência: COOPER, G. M.; HAUSMAN, R. E. A Célula: uma abordagem molecular. Porto Alegre: Artmed, 2007.
Deixe um comentário