Os seres vivos são formados por células, podendo ser unicelulares ou pluricelulares. Sobre o estudo das células, é INCORRETO afirmar que:
- A) A mitocôndria quebra a molécula de glicose introduzindo oxigênio no carbono, capturando, assim, sua energia. Após este processo, sobrará apenas o gás carbônico, que sairá na expiração.
- B) Toda a atividade da célula requer energia, e esta, é obtida através da fagocitose. Este procedimento é responsável pela produção de energia através de um processo conhecido como respiração celular.
- C) As substâncias lipossolúveis atravessam a membrana plasmática bem mais facilmente, pois a maior parte da membrana plasmática é formada por lipídeo.
- D) No caso das células eucariontes, o núcleo encontra-se separado pelo envoltório nuclear, que, além de ter a função de separar o núcleo do citoplasma, comunica-se com o citoplasma através dos poros nucleares.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Toda a atividade da célula requer energia, e esta, é obtida através da fagocitose. Este procedimento é responsável pela produção de energia através de um processo conhecido como respiração celular.
Gabarito da banca: Letra "B"
Entendimento: Letra "B"
Acompanhe minha análise:
a) A mitocôndria quebra a molécula de glicose introduzindo oxigênio no carbono, capturando, assim, sua energia. Após este processo, sobrará apenas o gás carbônico, que sairá na expiração.
CORRETA.
b) Toda a atividade da célula requer energia, e esta, é obtida através da fagocitose. Este procedimento é responsável pela produção de energia através de um processo conhecido como respiração celular.
INCORRETA. Totalmente errada. Nos organismos aeróbios, a energia é obtida através da organela mitocôndria. A fagocitose não é uma organela, mas sim o fenômeno biológico. Sobre as mitocôndrias, anote aí:
Após a ação de lipases e fosfolipases, os ácidos graxos resultantes podem atravessar a membrana mitocondrial, graças à complexação com carnitina. Esse complexo se desfaz tão logo chegue no interior da mitocôndria, liberando novamente a longa molécula de ácido graxo. Dentro da organela, os ácidos graxos são degradados por uma sequência de reações, chamada de β-oxidação de ácidos graxos. Neste processo, os ácidos graxos vão perdendo seus carbonos na forma de acetil-CoA e também ocorre redução de NAD e FAD, que acabam cedendo seu par de elétrons na cadeia respiratória. O acetil-CoA liberado é, por sua vez, aproveitado no ciclo de Krebs.
Outra participação importante das mitocôndrias é no ciclo da ureia. A formação desse composto ocorre no fígado de animais ureotélicos, isto é, moluscos, anfíbios terrestres e mamíferos em geral que vivem em ambientes em que a água é limitada e que têm a ureia como principal produto final nitrogenado. Nesse processo, dois grupos amino derivados de aminoácidos e uma molécula de CO2 dão origem a uma molécula de ureia, que é transportada pela corrente sanguínea até os rins e, então, excretada. Um daqueles grupos amino se origina no interior da mitocôndria de célula hepática por desaminação de glutamato. O grupo amino passa a fazer parte da molécula de citrulina proveniente da mitocôndria [...] e, no citosol, resulta na formação de ureia, que transportará o NH3 formado na matriz mitocondrial.As mitocôndrias também participam da produção de hormônios esteroides. O colesterol produzido nas membranas do retículo endoplasmático é lançado no citoplasma, atravessa a mitocôndria e, na sua membrana interna, é transformado em pregnenolona, que então retorna ao retículo, onde é finalmente transformado em testosterona.
Outra função das mitocôndrias ocorre em alguns tecidos adiposos de recém-nascidos e também de alguns animais durante a hibernação. Nesses casos, ocorre a expressão de uma proteína chamada termogenina, que torna a membrana interna permeável aos prótons, desacoplando o transporte de elétrons da síntese de ATP. A energia liberada durante o transporte de elétrons é então perdida na forma de calor, que nos casos citados é altamente benéfico, tanto para o recém-nascido quanto para o animal que está hibernando. (p. 389, grifo meu).
Referência: CARVALHO, H. F.; RECCO-PIMENTEL, S. M. A Célula. 4. ed. Barueri: Manole, 2019.
c) As substâncias lipossolúveis atravessam a membrana plasmática bem mais facilmente, pois a maior parte da membrana plasmática é formada por lipídeo.
CORRETA.
d) No caso das células eucariontes, o núcleo encontra-se separado pelo envoltório nuclear, que, além de ter a função de separar o núcleo do citoplasma, comunica-se com o citoplasma através dos poros nucleares.
CORRETA.
Deixe um comentário