Quais das organelas celulares abaixo apresentam ribossomos e DNA próprios?
- A) Golgi e mictocôndrio.
- B) Golgi e cloroplasto.
- C) Cloroplasto e mitocôndrio.
- D) Peroxissomo e mitocôndrio.
- E) Cloroplasto e lisossomo.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Cloroplasto e mitocôndrio.
Gabarito da banca: Letra "C"
Entendimento: Letra "C"
Acompanhe minha análise:
a) Golgi e mictocôndrio.
ERRADA.
b) Golgi e cloroplasto.
ERRADA.
c) Cloroplasto e mitocôndrio.
CORRETA.
Segundo a teoria evolutiva mais aceita hoje, as mitocôndrias, organelas celulares responsáveis pela produção de ATP em células eucariotas, assim como os cloroplastos, teriam sido originados de procariontes ancestrais que foram incorporados por células mais complexas. Uma evidência é a capacidade de autoduplicação dada por DNA circular próprio semelhante ao bacteriano. Essa é uma evidência da Teoria da Endossimbiose Serial. Anote aí:
Como essas características eucarióticas evoluíram a partir das células procarióticas? Uma gama de evidências apoia a teoria da endossimbiose, que postula que mitocôndrias e os plastídeos (termo geral para cloroplastos e organelas relacionadas) eram pequenos procariotos que começaram a viver dentro de células maiores. O termo endossimbionte se refere a uma célula que vive dentro de outra, chamada de célula hospedeira. Os procariotos ancestrais das mitocôndrias e dos plastídeos provavelmente entraram na célula hospedeira como presa não digerida ou como parasitos internos. Embora esse processo pareça improvável, cientistas observaram diretamente casos em que o endossimbionte que começou como presa ou parasito acabou desenvolvendo uma relação de mútuo benefício com o hospedeiro em cerca de cinco anos.
[...]
Um grande número de evidências apoia a origem endossimbiótica das mitocôndrias e dos plastídeos:
- As membranas internas das duas organelas têm enzimas e sistemas de transporte homólogos àqueles encontrados na membrana plasmática de procariotos atuais.
- As mitocôndrias e os plastídeos replicam por um processo de divisão semelhante ao de certos procariotos. Além disso, cada uma dessas organelas possui uma molécula de DNA circular que, a exemplo dos cromossomos de bactéria, não está associada a histonas ou grandes quantidades de outras proteínas.
- Como esperado em organelas descendentes de organismos de vida livre, as mitocôndrias e os plastídeos também têm uma maquinaria celular (incluindo ribossomos) necessária para transcrever e traduzir o seu DNA em proteínas.
- Por fim, em termos de tamanho, sequências de RNA e sensibilidade a determinados antibióticos, os ribossomos das mitocôndrias e dos plastídeos são mais parecidos com ribossomos procarióticos do que com os ribossomos citoplasmáticos das células eucarióticas.
Referência: REECE, J. B. et al. Biologia de Campbell. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015. p. 528-529.
d) Peroxissomo e mitocôndrio.
ERRADA.
e) Cloroplasto e lisossomo.
ERRADA.
Deixe um comentário