Retículo endoplasmático granular (rugoso) deve ser encontrado em maior quantidade em:
- A) hemácias do tecido sanguíneo.
- B) osteócitos do tecido conjuntivo ósseo.
- C) adipócitos do tecido conjuntivo adiposo.
- D) células do tecido epitelial glandular salivar.
- E) células fagocitárias(macrófagos) do tecido conjuntivo frouxo.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) células do tecido epitelial glandular salivar.
O Retículo endoplasmático granular (rugoso), RER, é a porção do retículo que possui ribossomos associados, atuando na síntese de proteínas. Portanto, será encontrado em maior quantidade nas células especializadas em funções que envolvem a produção e secreção de proteínas.
Dentre as alternativas, a LETRA D aponta células com função secretora: a glândula salivar. uma glândula exócrina que secreta glicoproteínas e enzimas. Sua função secretora é evidenciada pela presença de RER e complexo golgiense em abundância.
Quanto às demais alternativas, a seguir explica-se porque não possuem abundância de RER:
A alternativa A está INCORRETA porque hemácias do tecido sanguíneo: as hemácias não possuem organelas citoplasmáticas, pois são eliminadas no processo de maturação (eritropoiese)
A alternativa B está INCORRETA porque os osteócitos do tecido conjuntivo ósseo são especializados na absorção de matriz óssea, não na síntese. Por isso, possuem uma pequena quantidade de RER
A alternativa C está INCORRETA porque adipócitos do tecido conjuntivo adiposo são células especializadas no armazenamento, possuem um complexo golgiense pequeno e pouca quantidade de RER.
A alternativa E está INCORRETA porque as células fagocitárias(macrófagos) do tecido conjuntivo frouxo são especializadas na fagocitose e digestão intracelular de partículas fagocitadas, por isso, apesar de ter RER bem desenvolvido, o destaque é para a quantidade de lisossomos.
Deixe um comentário