Uma célula eucariótica está organizada em três zonas: o núcleo, o citoplasma e a membrana plasmática. No citoplasma, são encontrados diversos compartimentos celulares. Estes compartimentos celulares, ou organelas, são delimitados por unidades de membranas (simples ou dupla) e possuem diferentes funções na célula, decorrentes da sua estrutura e conjunto de enzimas específicas.
Pode-se relacionar a lista de organelas, abaixo, com a sua estrutura e função, a seguir.
( ) Vesículas derivadas do Golgi que contêm enzimas digestivas hidrolíticas,
tendo papel na morte celular, por exemplo.
( ) Rede de endomembranas que formam compartimentos achatados ou tubulares,
envolvidos na síntese de proteínas e lipídios.
( ) Pilhas de vesículas achatadas que atuam na exocitose, através da liberação de
vesículas secretoras.
( ) Compartimentos com uma duas unidades de membrana, contendo pigmentos
fotos-sintéticos ou, quando não, podendo estar envolvidos na síntese de amido.
( ) Compartimentos com duas unidades de membrana, sítios do metabolismo
oxidativo celular.
( ) Compartimento delimitado pelo tonoplasto, responsável pelo turgor e digestão
celular.
A sequência que relaciona corretamente os itens de (I a VI) com as descrições e funções é:
- A) IV, III, VI, II, I, V
- B) V, III, VI, II, I, IV
- C) IV, III, VI, I, II, V
- D) IV, III, V, I, II, VI
- E) V, III, VI, II, IV, I
Resposta:
A alternativa correta é letra A) IV, III, VI, II, I, V
Gabarito da banca: Letra "A"
Entendimento: Letra "A"
Acompanhe minha análise:
( Lisossomos ) Vesículas derivadas do Golgi que contêm enzimas digestivas hidrolíticas, tendo papel na morte celular, por exemplo.
Lisossomos são organelas circundadas por membrana que contêm uma série de enzimas digestivas, incluindo várias proteases [...]. Eles têm vários papéis no metabolismo da célula, incluindo a digestão de proteínas extracelulares apreendidas pela endocitose, bem como a renovação de organelas citoplasmáticas e de proteínas citosólicas. (COOPER; HAUSMAN, 2007, p. 313, grifo meu).
Referência: COOPER, G. M.; HAUSMAN, R. E. A Célula: uma abordagem molecular. Porto Alegre: Artmed, 2007.
( Retículo endoplasmático ) Rede de endomembranas que formam compartimentos achatados ou tubulares, envolvidos na síntese de proteínas e lipídios.
Note as funções do RER (SADAVA et al., 2020, p. 92).
O retículo endoplasmático rugoso (RER) é chamado de “rugoso” em razão dos muitos ribossomos ligados à superfície externa de sua membrana, dando-lhe uma aparência “rugosa” em microscopia eletrônica [...]. Os ribossomos ligados estão ativamente envolvidos na síntese proteica. Além disso:
- o RER recebe, no seu lúmen, certas proteínas recém-sintetizadas (incluindo as proteínas destinadas aos lisossomos, à membrana plasmática e para exportação a partir da célula), segregando-as para fora do citoplasma. O RER também participa no transporte dessas proteínas para outros locais na célula;
- enquanto estiverem dentro do RER, as proteínas podem ser modificadas quimicamente para alterar suas funções e “marcá-las” para entrega em destinos celulares específicos;
- as proteínas são enviadas para os destinos diversos na célula, envoltas em vesículas que se separam do RER;
- a maioria das proteínas ligadas à membrana é sintetizada no RER.
Referência: SADAVA, D. et al. Vida: a ciência da biologia. 11. ed. Porto Alegre: Artmed, 2020. v. 1. Constituintes químicos da vida, células e genética.
Por outro lado, o REL tem outras funções:
Nas membranas do retículo endoplasmático liso ocorre a síntese de praticamente todos os lipídios que compõem as membranas celulares, incluindo os fosfolipídios e o colesterol. Alguns dos lipídios das membranas são inicialmente produzidos no REL e suas moléculas são completadas no complexo de Golgi. Isso acontece com a esfingomielina e com os glicolipídios, cujas porções glicídicas são produzidas com a colaboração do complexo de Golgi. (JUNQUEIRA; CARNEIRO, 2012, p. 213, grifo meu).
Referência: JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J. Biologia Celular e Molecular. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.
( Complexo de Golgi ) Pilhas de vesículas achatadas que atuam na exocitose, através da liberação de vesículas secretoras.
A sequência é: Retículo endoplasmático → Complexo de Golgi → Grânulos de secreção.
O aparelho de Golgi (ou complexo de Golgi, ou apenas Golgi) é outra parte do diverso, dinâmico e extenso sistema de endomembranas [...). Essa estrutura recebeu o nome de seu descobridor, Camillo Golgi. Sua aparência varia, mas quase sempre consiste em dois componentes: sacos membranosos achatados chamados de cisternas, que são empilhados como pratos, e pequenas vesículas envoltas por membrana. Todo o aparelho possui cerca de 1 μm de comprimento.
O aparelho de Golgi tem vários papéis:
- recebe vesículas contendo proteínas do RER;
- modifica, concentra, empacota e classifica as proteínas antes que elas sejam enviadas para seus destinos celulares ou extracelulares;
- adiciona carboidratos às proteínas e modifica outros carboidratos que foram anexados às proteínas no RER;
- é onde alguns polissacarídeos para a parede celular vegetal são sintetizados.
Referência: SADAVA, D. et al. Vida: a ciência da biologia. 11. ed. Porto Alegre: Artmed, 2020. v. 1. Constituintes químicos da vida, células e genética. p. 94.
Em seguida, o próprio complexo de Golgi dá origem aos grânulos (vesículas) de secreção de proteínas, que pode ser para uso dentro da célula ou para uso extracelular.
( Plastídios ) Compartimentos com uma duas unidades de membrana, contendo pigmentos fotos-sintéticos ou, quando não, podendo estar envolvidos na síntese de amido.
Plastídio "é um termo geral para cloroplastos e organelas relacionadas" (REECE et al., 2015, p. 528). Os cloroplastos são plastídios, portanto. Os cloroplastos contêm pigmentos que percebem a luz e, desse modo, os cloroplastos são fundamentais para a fotossíntese.
( Mitocôndrias ) Compartimentos com duas unidades de membrana, sítios do metabolismo oxidativo celular.
As mitocôndrias são responsáveis pelo processo de respiração celular.
Nas células eucarióticas, a degradação de moléculas ricas em energia, como a glicose, começa no citoplasma. As moléculas que resultam dessa degradação parcial entram nas mitocôndrias, cuja principal função é converter a energia química dessas moléculas em uma forma que a célula possa utilizar, ou seja, a molécula, rica em energia ATP (do inglês adenosine triphosphate [trifosfato de adenosina]) [...]. A produção de ATP nas mitocôndrias, utilizando moléculas de liberação de energia e oxigênio molecular (O2), é chamada de respiração celular. (SADAVA et al., 2020, p. 95, grifo meu).
Referência: SADAVA, D. et al. Vida: a ciência da biologia. 11. ed. Porto Alegre: Artmed, 2020. v. 1. Constituintes químicos da vida, células e genética.
( Vacúolo ) Compartimento delimitado pelo tonoplasto, responsável pelo turgor e digestão celular.
Os vacúolos estão ausentes nos procariontes e podem estar presentes nos eucariontes (plantas, fungos e protistas).
Deixe um comentário