Uma indústria está escolhendo uma linhagem de microalgas que otimize a secreção de polímeros comestíveis, os quais são obtidos do meio de cultura de crescimento. Na figura podem ser observadas as proporções de algumas organelas presentes no citoplasma de cada linhagem.
Qual é a melhor linhagem para se conseguir maior rendimento de polímeros secretados no meio de cultura?
- A) I
- B) II
- C) III
- D) IV
- E) V
Resposta:
A alternativa correta é letra A) I
A chave da questão está na palavra secreção. Quando você ouvir falar em secreção, lembre-se que a organela vinculada a essa função é o Complexo de Gogli. Logo, a linhagem mais interessante para o objetivo proposto é aquela que tem a maior proporção dessa organela.
O núcleo contêm a maior parte do genoma da célula (uma pequena parte está nas mitocôndrias e cloroplastos). Possui uma membrana dupla, pontilhada por poros complexos que regulam a entrada e saída de RNA e proteínas. A função da organela é manter o DNA organizado e protegido. O tamanho do núcleo não influencia na capacidade de secreção, pois não é quantidade de DNA o fator chave aqui. De nada adiante ter muito DNA se os genes que codificam a maquinaria de secreção estiverem desligados (por metilação por exemplo). Focando no caso da questão note que o tamanho do núcleo é igual em todas as linhagens, logo essa organela não ajuda em nada a achar a resposta da questão.
Em seguida há o retículo endoplasmático (RE). Muito embora essa organela seja a fábrica de biomoléculas da célula, ela não está vinculada necessariamente à secreção de substâncias. O RE funciona também como um local de desintoxicação, sendo uma organela que cresce muito em células expostas a elementos tóxicos. Mas, ainda que ela esteja executando essencialmente trabalhos de síntese, o material produzido pode estar sendo usado, por exemplo, para o crescimento e posterior divisão celular. Por isso, não podemos escolher qual das linhagens está mais alinhada com o propósito industrial com base nesta organela.
Note que a linhagem com maior quantidade de RE é a IV (40% de RE), entretanto, esta linhagem possui apenas 20% de Complexo de Golgi. A linhagem V tem 35% de RE mas apenas 15% de Complexo de Golgi. Se o objetivo é achar a linhagem com maior capacidade de secreção de polímeros, não podemos escolher estas, uma vez que as linhagens I, II e III têm muito mais Complexo de Golgi.
O complexo de Golgi, como comentado, é a organela de secreção por excelência. Convêm lembrar que essa organela não apenas recebe material sintetizado no RE, mas também modifica-o, acrescentando outros componentes, e tem a capacidade de sintetizar suas próprias macromoléculas para secreção, como polissacarídeos. Em sua face trans ela produz vesículas que se soltam e se deslocam ao local de destino. Essas vesículas são marcadas com glicoproteínas ou outras moléculas que atuam como códigos postais, capazes de reconhecer os sítios de ancoramento aos quais as vesículas devem se ligar. Quando mais especializada em secreção, maior é o complexo de Golgi, por isso, devemos escolher a linhagem I (alternativa A) como resposta da questão, afinal é esta a linhagem que apresenta a maior proporção dessa organela (50%).
Quanto as mitocôndrias, lembre-se que sua função está relacionada com a produção de energia. Células com alto nível de atividade metabólica, como células móveis e contráteis, costumam ter muitas mitocôndrias. Por este motivo, esta organela não está relacionada com o interesse industrial de obter muitos polímeros secretados, logo, não pode ser usada como parâmetro para escolha da linhagem.
a) I CORRETA - 50% de complexo de Golgi no citoplasma
b) II INCORRETA - 40% de complexo de Golgi
c) III INCORRETA - 35% de complexo de Golgi
d) IV INCORRETA - 20% de complexo de Golgi
e) V INCORRETA - 15% de complexo de Golgi
Deixe um comentário