Várias substâncias, tais como alguns remédios para emagrecer, venenos, pesticidas, entre outros, agem interferindo no processo de fosforilação oxidativa. O fluorocarbonil-cianeto fenilhidrazona (FCCP) é um composto encontrado em agrotóxicos capaz de impedir a passagem de prótons através da ATPsintase.
Assim, ao analisar as células de uma pessoa que tenha sido intensamente exposta ao FCCP, a maior parte dessa substância será encontrada:
- A) Nos peroxissomos.
- B) Na mitocôndria.
- C) Nos lisossomos.
- D) No retículo endoplasmático.
- E) No complexo de Golgi.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Na mitocôndria.
Gabarito: Alternativa B
Justificativa: O enunciado apresenta a substância fluorocarbonil-cianeto fenilhidrazona (FCCP), além de elucidar a sua interferência com a ATPsintase, durante a fosforilação oxidativa. Sabe-se que a fosforilação oxidativa é uma via metabólica importante, promovendo a oxidação de nutrientes como forma de produção de adenosina tri-fosfato (ATP).
Todo esse sistema está relacionado a produção de energia da célula, durante a respiração celular. Esse processo ocorre na membrana interna das mitocôndrias, sendo o responsável pela maior produção de ATP, através de reações de oxidação/redução.
Sendo assim, casos de intoxicação com FCCP, a organela que apresentará maior concentração dessa substância será a mitocôndria, uma vez que ela está diretamente relacionada ao metabolismo energético da célula. As demais organelas podem também apresentar traços dessa substância, porém em menor quantidade.
Deixe um comentário