Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Os Princípios da Educação Ambiental (EA) foram estabelecidos em 1977, na Conferência de Tibilisi. Analisando os princípios expostos a seguir, I. A EA deve considerar o meio ambiente em sua totalidade. II. A EA deve aplicar um enfoque interdisciplinar. III. A EA deve examinar as principais questões ambientais, do ponto de vista local, regional, nacional e internacional. IV. A EA deve destacar a complexidade dos problemas ambientais e, em consequência, a necessidade de desenvolver o senso crítico e as habilidades necessárias para resolver tais problemas. verifica-se que

Os Princípios da Educação Ambiental (EA) foram estabelecidos em 1977, na Conferência de Tibilisi. Analisando os princípios expostos a seguir,

I. A EA deve considerar o meio ambiente em sua totalidade.

II. A EA deve aplicar um enfoque interdisciplinar.

III. A EA deve examinar as principais questões ambientais, do ponto de vista local, regional, nacional e internacional.

IV. A EA deve destacar a complexidade dos problemas ambientais e, em consequência, a necessidade de desenvolver o senso crítico e as habilidades necessárias para resolver tais problemas.

verifica-se que

Resposta:

A alternativa correta é A)

Os Princípios da Educação Ambiental (EA) foram estabelecidos em 1977, na Conferência de Tbilisi, marcando um marco fundamental na forma como a sociedade aborda a relação entre educação e meio ambiente. Ao analisar os princípios apresentados, é possível compreender a abrangência e a profundidade dessa abordagem.

O primeiro princípio afirma que a EA deve considerar o meio ambiente em sua totalidade. Isso significa que não se pode dissociar os aspectos naturais dos sociais, econômicos e culturais, pois todos estão interligados. Essa visão holística é essencial para uma compreensão realista dos desafios ambientais.

O segundo princípio defende a aplicação de um enfoque interdisciplinar. A complexidade das questões ambientais exige que diferentes áreas do conhecimento trabalhem em conjunto, integrando ciências naturais, humanas e sociais para formar uma perspectiva mais completa.

O terceiro princípio destaca a importância de examinar as questões ambientais em múltiplas escalas – local, regional, nacional e internacional. Essa abordagem permite compreender como problemas aparentemente locais podem ter causas e consequências globais, e vice-versa.

Por fim, o quarto princípio enfatiza a necessidade de desenvolver o senso crítico e as habilidades para resolver problemas ambientais, reconhecendo sua complexidade intrínseca. Isso vai além da simples transmissão de informações, promovendo capacitação para ação e transformação.

Diante dessa análise, fica evidente que todas as afirmações (I, II, III e IV) estão corretas e representam pilares fundamentais da Educação Ambiental conforme estabelecido em Tbilisi. Portanto, a alternativa A) é a resposta correta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *