Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Leia o texto abaixo. O fenômeno da maré vermelha é uma aglomeração de micro-plânctons que raramente acontece em alguns determinados locais na superfície das águas. São seres unicelulares aglomerados em número suficiente para produzir uma mudança de cor na água que se torna amarela, alaranjada, vermelha ou marrom, porque são micro-organismos caracterizados pela presença de vários pigmentos como: azul celeste e azul escuro (a) e (c) de cor verde, pigmento beta-caroteno, que é amarelo, e várias outras xantofilas que são alaranjadas e vermelhas. Esses pigmentos estão sempre localizados em cromatóforos. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Mar%C3%A9_vermelha. Acesso em: 31 de março de 2016. Fragmento. Adaptado.A respeito desse fenômeno, podemos apontar como os causadores as algas

Leia o texto abaixo.
O fenômeno da maré vermelha é uma aglomeração de micro-plânctons que raramente
acontece em alguns determinados locais na superfície das águas. São seres unicelulares
aglomerados em número suficiente para produzir uma mudança de cor na água que se torna
amarela, alaranjada, vermelha ou marrom, porque são micro-organismos caracterizados pela
presença de vários pigmentos como: azul celeste e azul escuro (a) e (c) de cor verde, pigmento
beta-caroteno, que é amarelo, e várias outras xantofilas que são alaranjadas e vermelhas. Esses
pigmentos estão sempre localizados em cromatóforos.
Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Mar%C3%A9_vermelha. Acesso em: 31 de março de 2016. Fragmento. Adaptado.
A respeito desse fenômeno, podemos apontar como os causadores as algas

Resposta:

A alternativa correta é C)

A Maré Vermelha e os Dinoflagelados

O fenômeno conhecido como maré vermelha é um evento natural marcado pela proliferação excessiva de micro-organismos planctônicos, que alteram a coloração da água devido à concentração de pigmentos em suas células. Embora o nome sugira apenas tons avermelhados, essa manifestação pode apresentar diversas cores, como amarelo, laranja ou marrom, dependendo dos pigmentos predominantes nos organismos envolvidos.

Entre os grupos de algas mencionados nas alternativas, os principais responsáveis pelas marés vermelhas são os dinoflagelados (Dinophyta). Esses micro-organismos unicelulares possuem pigmentos como clorofila-a, clorofila-c e carotenoides, incluindo o beta-caroteno e xantofilas, que conferem as tonalidades características ao fenômeno. Além disso, muitas espécies de dinoflagelados são capazes de produzir toxinas, o que pode tornar as marés vermelhas um risco para a vida marinha e até para a saúde humana.

Embora outros grupos de algas, como as diatomáceas (Bacillariophyta) ou as algas vermelhas (Rhodophyta), também possam causar descolorações na água, são os dinoflagelados os mais frequentemente associados a esse fenômeno em ambientes marinhos. Sua capacidade de se reproduzir rapidamente sob condições favoráveis, como aumento de nutrientes na água e temperaturas adequadas, os torna os principais agentes das marés vermelhas.

Portanto, a alternativa correta é a C) dinophyta ou dinoflagelados, pois são os organismos mais diretamente ligados a esse intrigante e, por vezes, perigoso fenômeno oceânico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *