O bicudo (Sphenophorus levis) é um inseto cujas larvas se desenvolvem no interior do rizoma da cana-de-açúcar (Saccharum sp.), onde se alimentam dos tecidos do vegetal e podem provocar sua morte. No controle biológico do bicudo, tem sido utilizado com êxito o nematoide Steinernema brazilense, um verme milimétrico que abriga em seu intestino bactérias do gênero Xenorhabdus. Ao adentrar a larva do inseto por orifícios naturais, o verme libera as bactérias, as quais digerem os tecidos da larva e disponibilizam, assim, alimento para o verme. As relações ecológicas entre bicudo e cana-deaçúcar e entre o nematoide e as bactérias podem ser classificadas, respectivamente, como
desenvolvem no interior do rizoma da cana-de-açúcar
(Saccharum sp.), onde se alimentam dos tecidos do
vegetal e podem provocar sua morte. No controle
biológico do bicudo, tem sido utilizado com êxito o
nematoide Steinernema brazilense, um verme milimétrico
que abriga em seu intestino bactérias do gênero
Xenorhabdus. Ao adentrar a larva do inseto por orifícios
naturais, o verme libera as bactérias, as quais digerem os
tecidos da larva e disponibilizam, assim, alimento para o
verme. As relações ecológicas entre bicudo e cana-deaçúcar
e entre o nematoide e as bactérias podem ser
classificadas, respectivamente, como
- A)parasitismo e mutualismo.
- B)predatismo e comensalismo.
- C)inquilinismo e competição
- D)amensalismo e protocooperação.
Resposta:
A alternativa correta é A)
O bicudo (Sphenophorus levis) é uma praga significativa para a cultura da cana-de-açúcar, uma vez que suas larvas se desenvolvem no interior do rizoma da planta, alimentando-se de seus tecidos e podendo levá-la à morte. Essa relação ecológica entre o inseto e a cana-de-açúcar é um exemplo claro de parasitismo, pois o bicudo se beneficia à custa do vegetal, causando-lhe danos.
No entanto, uma solução promissora para o controle biológico dessa praga tem sido o uso do nematoide Steinernema brazilense. Esse verme microscópico possui uma relação simbiótica com bactérias do gênero Xenorhabdus, que vivem em seu intestino. Quando o nematoide penetra na larva do bicudo, ele libera essas bactérias, que decompõem os tecidos da larva, servindo como alimento para o verme. Essa interação entre o nematoide e as bactérias é classificada como mutualismo, pois ambos os organismos se beneficiam: o nematoide obtém nutrientes, enquanto as bactérias ganham um ambiente protegido para se multiplicar.
Portanto, as relações ecológicas descritas no texto são, respectivamente, parasitismo (entre o bicudo e a cana-de-açúcar) e mutualismo (entre o nematoide e as bactérias). A alternativa correta é a letra A, que representa essa combinação de interações biológicas.
Deixe um comentário