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Questões Sobre Relações ecológicas - Biologia - concurso

Questão 91

As abelhas, Apis mellifera, são insetos sociais que apresentam três castas: a rainha, os zangões e as operárias. As abelhas que são diplóides e se diferenciam das demais por consumirem um tipo especial de alimento, geleia, constituem a(s) casta(s) a que pertence(m)

  • A)os zangões.
  • B)a rainha.
  • C)as operárias.
  • D)as operárias e a rainha.
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A alternativa correta é B)

As abelhas (Apis mellifera) são insetos sociais fascinantes, organizados em um sistema de castas bem definido: rainha, zangões e operárias. Cada uma dessas castas desempenha um papel crucial na sobrevivência e no funcionamento da colmeia. No entanto, a diferenciação entre elas ocorre devido a fatores genéticos e nutricionais, sendo a alimentação um elemento determinante para o desenvolvimento de características específicas.

No caso da rainha, sua formação está diretamente ligada ao consumo de um alimento especial chamado geleia real. Esse composto rico em nutrientes é secretado pelas glândulas das operárias e fornecido em abundância às larvas selecionadas para se tornarem rainhas. A geleia real promove o desenvolvimento de órgãos reprodutivos plenamente funcionais, além de características físicas distintas, como maior tamanho corporal e longevidade. Portanto, a rainha é a única casta diploide que se diferencia das demais por receber esse tipo de alimentação exclusiva.

Já os zangões, que são haploides, surgem de ovos não fertilizados e têm uma dieta diferente, baseada em mel e pólen. As operárias, embora também diploides, não recebem geleia real em quantidade suficiente para se desenvolverem como rainhas, assumindo funções como coleta de alimento, defesa da colmeia e cuidado das crias.

Dessa forma, a alternativa correta é B) a rainha, pois é a única casta que se desenvolve plenamente devido ao consumo exclusivo de geleia real, diferenciando-se tanto dos zangões quanto das operárias.

Questão 92

O mundo vivo compreende um sistema complexo de relações classificadas, do ponto de vista didático, como harmônicas ou desarmônicas, que acontecem o tempo todo entre espécies diferentes ou mesmo entre indivíduos da mesma espécie.

Sobre estas relações, assinale a alternativa correta:



  • A)Relações interespecíficas são aquelas estabelecidas entre indivíduos de mesma espécie e relações intra-específicas são aquelas estabelecidas entre indivíduos de espécies diferentes.
  • B)O mutualismo é um bom exemplo de relação desarmônica interespecífica.
  • C)Sociedades são relações nas quais existe uma associação entre indivíduos da mesma espécie, que se mantêm ligados anatomicamente formando uma unidade estrutural, como acontece com abelhas e cupins.
  • D)O predatismo é uma relação interespecífica desarmônica importante para a manutenção do equilíbrio do ecossistema
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A alternativa correta é D)

O mundo vivo é marcado por uma intrincada rede de interações entre os seres vivos, sejam eles da mesma espécie ou de espécies diferentes. Essas relações ecológicas podem ser classificadas como harmônicas, quando há benefício mútuo ou ausência de prejuízo, ou desarmônicas, quando pelo menos um dos envolvidos é prejudicado. A compreensão dessas dinâmicas é fundamental para entender o equilíbrio dos ecossistemas.

Analisando as alternativas apresentadas, a única correta é a D), que afirma que o predatismo é uma relação interespecífica desarmônica importante para a manutenção do equilíbrio do ecossistema. De fato, o predatismo ocorre entre espécies diferentes (interespecífica) e é considerado desarmônico, pois o predador se beneficia enquanto a presa é prejudicada. No entanto, essa relação desempenha um papel crucial no controle populacional e na seleção natural, contribuindo para a saúde do ecossistema como um todo.

As demais alternativas estão incorretas: A) inverte os conceitos de relações intra e interespecíficas; B) apresenta o mutualismo como relação desarmônica, quando na verdade é um exemplo clássico de relação harmônica; e C) confunde o conceito de sociedades com colônias, já que nas sociedades os indivíduos não estão ligados anatomicamente.

Portanto, a alternativa D) é a única que apresenta uma afirmação correta sobre as relações ecológicas, destacando a importância do predatismo na natureza.

Questão 93

As orquídeas são monocotiledôneas que produzem sementes incompletas, ou seja, não apresentam endosperma. Para que ocorra o brotamento das sementes é necessário que se estabeleça uma relação ecológica com fungos que irão fornecer os nutrientes necessários para o embrião da planta se desenvolver. Esta relação não traz benefícios nem prejuízos ao fungo.
Analise a informação e assinale a alternativa correta correspondente ao tipo de relação ecológica acima descrita.

  • A)competição
  • B)amensalismo
  • C)simbiose
  • D)comensalismo
  • E)sociedade
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A alternativa correta é D)

As orquídeas estabelecem uma relação ecológica específica com fungos para garantir seu desenvolvimento inicial. Como descrito no texto, essa interação é essencial para a germinação das sementes, já que estas não possuem endosperma e dependem dos nutrientes fornecidos pelo fungo. O fungo, por sua vez, não é beneficiado nem prejudicado nessa relação, caracterizando um caso típico de comensalismo.

Entre as alternativas apresentadas, a única que descreve corretamente essa dinâmica é a letra D) comensalismo. As outras opções não se aplicam: competição (A) envolve disputa por recursos, amensalismo (B) ocorre quando um organismo é prejudicado sem afetar o outro, simbiose (C) requer benefício mútuo, e sociedade (E) refere-se a relações entre indivíduos da mesma espécie.

Portanto, a alternativa correta é D) comensalismo, pois reflete com precisão a relação unilateralmente benéfica (para a orquídea) e neutra (para o fungo) descrita no enunciado.

Questão 94

Algumas plantas, em simbiose com bactérias, têm a capacidade de fixar nitrogênio.

Assinale a alternativa que corresponde a isso.



  • A)( ) Plantas leguminosas como a cana-de- açúcar e o milho fixam nitrogênio em simbiose com bactérias.
  • B)( ) Plantas leguminosas, como o feijão, a soja e a alfafa, realizam simbiose com bactérias fixadoras de nitrogênio, que vivem nas raízes.
  • C)( ) As bactérias vivem em simbiose no parênquima lacunoso das folhas dos vegetais pela proximidade com os estômatos, por onde entra o nitrogênio atmosférico.
  • D)( ) As plantas gramíneas possuem facilidade em estabelecer simbiose.
  • E)( ) Embora a fixação de nitrogênio pelas bactérias seja importante, os vegetais podem captar o nitrogênio do ar diretamente pelos estômatos das folhas.
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A alternativa correta é B)

Algumas plantas, em simbiose com bactérias, têm a capacidade de fixar nitrogênio.

Assinale a alternativa que corresponde a isso.

  • A)( ) Plantas leguminosas como a cana-de-açúcar e o milho fixam nitrogênio em simbiose com bactérias.
  • B)( ) Plantas leguminosas, como o feijão, a soja e a alfafa, realizam simbiose com bactérias fixadoras de nitrogênio, que vivem nas raízes.
  • C)( ) As bactérias vivem em simbiose no parênquima lacunoso das folhas dos vegetais pela proximidade com os estômatos, por onde entra o nitrogênio atmosférico.
  • D)( ) As plantas gramíneas possuem facilidade em estabelecer simbiose.
  • E)( ) Embora a fixação de nitrogênio pelas bactérias seja importante, os vegetais podem captar o nitrogênio do ar diretamente pelos estômatos das folhas.

O gabarito correto é B).

Questão 95

Em 1929, Alexander Fleming (1881-1955) pesquisava na Inglaterra o comportamento de culturas de Staphilococcus aureus, organismos capazes de provocar infecções diversas nos seres humanos. Apesar das precauções que tomava, observou que, em uma das placas de cultura, seu experimento havia literalmente mofado: a colônia de organismo que ora estudava tinha sido destruída por um mofo verde, colônia de Penicillium notatum. Fleming, porém, soube tirar proveito da situação. Depois de exaustivas pesquisas, concluiu que o organismo liberava para o meio externo uma substância, que denominou penicilina, capaz de inibir o desenvolvimento do Staphilococcus aureus. Baseado nessas informações, identifique os organismos que causavam a antibiose:

  • A)Fungos
  • B)Bactérias
  • C)Vírus
  • D)Protozoários
  • E)Liquens
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A alternativa correta é A)

Em 1929, Alexander Fleming (1881-1955) pesquisava na Inglaterra o comportamento de culturas de Staphilococcus aureus, organismos capazes de provocar infecções diversas nos seres humanos. Apesar das precauções que tomava, observou que, em uma das placas de cultura, seu experimento havia literalmente mofado: a colônia de organismo que ora estudava tinha sido destruída por um mofo verde, colônia de Penicillium notatum. Fleming, porém, soube tirar proveito da situação. Depois de exaustivas pesquisas, concluiu que o organismo liberava para o meio externo uma substância, que denominou penicilina, capaz de inibir o desenvolvimento do Staphilococcus aureus. Baseado nessas informações, identifique os organismos que causavam a antibiose:

  • A) Fungos
  • B) Bactérias
  • C) Vírus
  • D) Protozoários
  • E) Liquens

O gabarito correto é A) Fungos.

Questão 96

No mundo animal há vários graus de sociabilidade, o mais alto dos quais é a eussociabilidade. Sobre organismos eussociais pode-se afirmar que

I – são altruístas e representados por todos os insetos.

II – ocorre clara sobreposição de gerações em uma mesma colônia.

III – há o cuidado cooperativo com a prole.

IV – há divisão de tarefas com sistemas de castas (reprodutores e operárias).

Das afirmações acima,








  • A)III e IV são falsas.
  • B)I e IV são falsas.
  • C)II e III são falsas.
  • D)somente a I é falsa.
  • E)somente a IV é falsa.
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A alternativa correta é D)

No mundo animal, a eussociabilidade representa o grau mais elevado de organização social, observado principalmente em algumas espécies de insetos, como abelhas, formigas e cupins. Analisando as afirmações sobre organismos eussociais, é possível identificar quais estão corretas e quais são falsas.

I - A afirmação de que todos os insetos são eussociais é falsa, pois apenas algumas espécies apresentam essa característica. Além disso, o altruísmo, embora presente, não é exclusivo dos insetos eussociais.

II - A sobreposição de gerações em uma mesma colônia é uma característica marcante da eussociabilidade, permitindo a continuidade da estrutura social.

III - O cuidado cooperativo com a prole é um dos pilares da eussociabilidade, onde membros não reprodutivos auxiliam na criação dos filhotes.

IV - A divisão de tarefas e a existência de castas (como operárias e reprodutores) são traços fundamentais desses sistemas sociais complexos.

Portanto, apenas a afirmação I é falsa, enquanto as demais (II, III e IV) estão corretas. A alternativa que reflete essa análise é a D) somente a I é falsa, confirmando o gabarito apresentado.

Questão 97

O fungo Penicillium, por causar apodrecimento de laranjas, acarreta prejuízos pós-colheita.

Nesse caso, o controle biológico pode ser feito utilizando-se a levedura Saccharomycopsis, que mata esse fungo, após perfurar sua parede e absorver seus nutrientes.

É CORRETO afrmar que esse tipo de interação é conhecido como





  • A)comensalismo
  • B)mutualismo.
  • C)parasitismo
  • D)predatismo
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A alternativa correta é D)

O fungo Penicillium, por causar apodrecimento de laranjas, acarreta prejuízos pós-colheita.

Nesse caso, o controle biológico pode ser feito utilizando-se a levedura Saccharomycopsis, que mata esse fungo, após perfurar sua parede e absorver seus nutrientes.

É CORRETO afirmar que esse tipo de interação é conhecido como:

  • A) comensalismo
  • B) mutualismo
  • C) parasitismo
  • D) predatismo

O gabarito correto é D) predatismo, pois a levedura Saccharomycopsis mata e consome o fungo Penicillium, caracterizando uma relação em que um organismo se alimenta do outro, levando à sua morte.

Questão 98

Os animais não vivem isolados, pelo contrário, mantêm relações entre si de forma permanente. Relacionam-se com outros membros da sua espécie ou com indivíduos de outras espécies a fim de obter alimento ou de defender-se de ataques. Um exemplo de relação ecológica entre os animais é o caso do peixe rêmora e do tubarão, na qual o peixe rêmora fica próximo ao tubarão e se aproveita dos seus restos alimentares para obter alimentação.
A relação ecológica descrita acima é do tipo:

  • A)harmônica, comensalismo.
  • B)harmônica, sociedade.
  • C)desarmônica, parasitismo.
  • D)desarmônica, predatismo.
  • E)harmônica, colônia.
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A alternativa correta é A)

Os animais não vivem isolados, pelo contrário, mantêm relações entre si de forma permanente. Relacionam-se com outros membros da sua espécie ou com indivíduos de outras espécies a fim de obter alimento ou de defender-se de ataques. Um exemplo de relação ecológica entre os animais é o caso do peixe rêmora e do tubarão, na qual o peixe rêmora fica próximo ao tubarão e se aproveita dos seus restos alimentares para obter alimentação.

A relação ecológica descrita acima é do tipo:

  • A) harmônica, comensalismo.
  • B) harmônica, sociedade.
  • C) desarmônica, parasitismo.
  • D) desarmônica, predatismo.
  • E) harmônica, colônia.

O gabarito correto é A).

Questão 99

Na Reserva Ecológica do Guará, pequena Unidade de
Conservação da Natureza com 194 hectares, foram registrados 44
gêneros e 100 espécies de Orchidaceae. Do total de táxons da
reserva, 80 (76%) são terrestres e 22 (21%) são epifíticos. Nas
fitofisionomias florestais, ocorrem 42 táxons, distribuídos
segundo um gradiente vertical de umidade e luminosidade. Nas
fitofisionomias campestres ocorrem 63 táxons, distribuídos
segundo um gradiente horizontal de umidade que vai do campo
limpo inundável ao campo sujo seco e cerrado. O campo limpo
inundável e o campo limpo estacionalmente úmido, com 42
táxons, são as fitofisionomias com o maior número de táxons.
Espécies como Pelexia goyazensis, Sarcoglottis sagitatta,
Platythelys paranaensis e Cyanaeorchis minor só foram
observadas floridas em áreas anteriormente queimadas. O tempo
de resposta dessas espécies à passagem do fogo é variável.
Alguns táxons respondem pronta e positivamente ao fogo,
estando entre as primeiras plantas a florescer após uma queimada,
como Pelexia goyazensis e Sarcoglottis sagitatta, que florescem
até duas semanas após a ocorrência do fogo. Outras florescem
após um período maior, como Cyrtopodium fowliei e
Cyrtopodium pallidum.

Orchidaceae da Reserva Ecológica do Guará, DF, Brasil. João Aguiar
Nogueira Batista; Luciano de Bem Bianchetti; Keiko Fueta Pellizzaro. Acta
Bot. Bras, v. 19, n.º 2, São Paulo, abr./jun./2005 (com adaptações).

Tendo como referência o texto acima, julgue os itens a seguir



No texto, utiliza-se para as orquídeas não-terrestres um termo sinônimo de parasitas.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
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A alternativa correta é E)

O texto apresentado sobre a Reserva Ecológica do Guará aborda a diversidade de orquídeas encontradas na região, destacando a distribuição dessas espécies em diferentes fitofisionomias. Dentre as informações fornecidas, é mencionado que 80 táxons (76%) são terrestres e 22 (21%) são epifíticos. O item a ser julgado afirma que, no texto, utiliza-se para as orquídeas não-terrestres um termo sinônimo de parasitas.

Analisando o texto, percebe-se que as orquídeas não-terrestres são classificadas como epifíticas, ou seja, plantas que crescem sobre outras plantas sem retirar nutrientes delas, diferentemente de parasitas, que prejudicam o hospedeiro. Portanto, o termo "epifítico" não é sinônimo de "parasita", já que as orquídeas epifíticas não causam danos às árvores ou outras estruturas que utilizam como suporte.

Dessa forma, a afirmação contida no item está incorreta, pois o texto não utiliza um termo sinônimo de parasita para se referir às orquídeas não-terrestres. O gabarito correto é E) ERRADO.

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Questão 100

Entende-se por Micorriza e Epifitismo, respectivamente,

  • A)interação entre plantas e bactérias; planta que parasita outra planta.
  • B)planta que parasita outra planta; interação entre plantas e fungos.
  • C)interação entre algas e bactérias; planta que cresce sobre outra planta sem parasitá-la.
  • D)planta que cresce sobre areia grossa; interação algas e fungos.
  • E)interação de plantas com fungos; planta que cresce sobre outra planta sem parasitá-la.
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A alternativa correta é E)

Entende-se por Micorriza e Epifitismo, respectivamente,

  • A) interação entre plantas e bactérias; planta que parasita outra planta.
  • B) planta que parasita outra planta; interação entre plantas e fungos.
  • C) interação entre algas e bactérias; planta que cresce sobre outra planta sem parasitá-la.
  • D) planta que cresce sobre areia grossa; interação algas e fungos.
  • E) interação de plantas com fungos; planta que cresce sobre outra planta sem parasitá-la.

O gabarito correto é E).

1 8 9 10