Os conhecimentos de fisiologia são aqueles básicos para compreender as alterações que ocorrem durante as atividades físicas (frequência cardíaca, queima de calorias, perda de água e sais minerais) e aquelas que ocorrem em longo prazo (melhora da condição cardiorrespiratória, aumento da massa muscular, da força e da flexibilidade e diminuição de tecido adiposo). A bioquímica abordará conteúdos que subsidiam a fisiologia: alguns processos metabólicos de produção de energia, eliminação e reposição de nutrientes básicos. Os conhecimentos de biomecânica são relacionados à anatomia e contemplam, principalmente, a adequação dos hábitos posturais, como, por exemplo, levantar um peso e equilibrar objetos. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1997. Em um exercício físico, são exemplos da abordagem fisiológica, bioquímica e biomecânica, respectivamente,
Os conhecimentos de fisiologia são aqueles básicos
para compreender as alterações que ocorrem durante as
atividades físicas (frequência cardíaca, queima de calorias,
perda de água e sais minerais) e aquelas que ocorrem
em longo prazo (melhora da condição cardiorrespiratória,
aumento da massa muscular, da força e da flexibilidade
e diminuição de tecido adiposo). A bioquímica abordará
conteúdos que subsidiam a fisiologia: alguns processos
metabólicos de produção de energia, eliminação e
reposição de nutrientes básicos. Os conhecimentos de
biomecânica são relacionados à anatomia e contemplam,
principalmente, a adequação dos hábitos posturais, como,
por exemplo, levantar um peso e equilibrar objetos.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1997.
Em um exercício físico, são exemplos da abordagem
fisiológica, bioquímica e biomecânica, respectivamente,
- A)a quebra da glicose na célula para produção de energia no ciclo de Krebs; o aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial; o tamanho da passada durante a execução da corrida.
- B)a quebra da glicose na célula para produção de energia no ciclo de Krebs; o tamanho da passada durante a execução da corrida; o aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial.
- C)o tamanho da passada durante a execução da corrida; o aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial; a quebra da glicose na célula para produção de energia no ciclo de Krebs.
- D)o aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial; a quebra da glicose na célula para produção de energia no ciclo de Krebs; o tamanho da passada durante a execução da corrida.
- E)o aumento da frequência cardíaca e pressão arterial; o tamanho da passada durante a execução da corrida; a quebra da glicose na célula para produção de energia no ciclo de Krebs.
Resposta:
A alternativa correta é D)
O texto apresentado aborda a importância dos conhecimentos de fisiologia, bioquímica e biomecânica para a compreensão das alterações que ocorrem durante e após a prática de atividades físicas. A fisiologia trata das respostas imediatas do corpo, como frequência cardíaca e perda de líquidos, além das adaptações em longo prazo, como melhora cardiorrespiratória e ganho de massa muscular. A bioquímica, por sua vez, fornece a base para entender os processos metabólicos, como a produção de energia e a reposição de nutrientes. Já a biomecânica está relacionada à anatomia e ao movimento, focando em aspectos como postura e eficiência dos gestos esportivos.
A questão apresentada exige a identificação correta de exemplos que representam cada uma dessas abordagens. A alternativa D) é a correta porque:
- O aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial é um exemplo fisiológico, pois está relacionado à resposta imediata do sistema cardiovascular ao exercício.
- A quebra da glicose no ciclo de Krebs é um processo bioquímico, pois envolve o metabolismo energético celular.
- O tamanho da passada na corrida é um aspecto biomecânico, já que diz respeito à eficiência do movimento e à postura durante a atividade.
Portanto, a sequência correta que representa a abordagem fisiológica, bioquímica e biomecânica, respectivamente, é a apresentada na alternativa D).
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