Quando analisamos as paredes abertas de um coração humano, observamos que a cavidade cardíaca apresenta septos. São esses septos que dividem o coração em quatro câmaras. Um desses septos, o interventricular, representa um septo sagital que divide a porção inferior do coração em duas câmaras, ou seja, dois ventrículos (direito e esquerdo). No entanto, em alguns casos, crianças podem nascer com um defeito no coração denominado comunicação interventricular, ou seja, uma abertura no septo interventricular, que permite a comunicação entre os dois ventrículos. A consequência imediata que esse defeito trará para a circulação sanguínea da criança será
humano, observamos que a cavidade cardíaca apresenta
septos. São esses septos que dividem o coração em
quatro câmaras. Um desses septos, o interventricular,
representa um septo sagital que divide a porção inferior
do coração em duas câmaras, ou seja, dois ventrículos
(direito e esquerdo). No entanto, em alguns casos, crianças
podem nascer com um defeito no coração denominado
comunicação interventricular, ou seja, uma abertura no
septo interventricular, que permite a comunicação entre
os dois ventrículos.
circulação sanguínea da criança será
- A)o bloqueio das vias respiratórias superiores, impedindo a passagem do ar para a traqueia.
- B)a mistura dos sangues arterial e venoso, prejudicando a oxigenação dos tecidos.
- C)a ausência total da oxigenação do sangue nos alvéolos pulmonares.
- D)o coração não receber mais sangue arterial dos pulmões.
- E)a produção excessiva de muco nas vias respiratórias.
Resposta:
A alternativa correta é B)
A comunicação interventricular (CIV) é uma malformação cardíaca congênita caracterizada pela presença de uma abertura anormal no septo interventricular, estrutura que normalmente separa os ventrículos direito e esquerdo do coração. Essa condição permite a comunicação entre as duas câmaras ventriculares, resultando em um fluxo sanguíneo anormal dentro do coração.
O principal efeito fisiológico da CIV é a mistura dos sangues venoso (pobre em oxigênio) e arterial (rico em oxigênio) entre os ventrículos. Normalmente, o ventrículo direito bombeia sangue venoso para os pulmões, enquanto o ventrículo esquerdo bombeia sangue arterial para o corpo. Com a comunicação interventricular, ocorre um desvio do sangue entre essas câmaras, prejudicando a eficiência da oxigenação sanguínea.
A alternativa correta (B) indica justamente essa consequência principal: "a mistura dos sangues arterial e venoso, prejudicando a oxigenação dos tecidos". Essa condição pode levar a sintomas como cansaço fácil, dificuldade para ganhar peso e, em casos mais graves, insuficiência cardíaca. O tratamento pode variar desde acompanhamento médico em casos leves até intervenção cirúrgica para correção do defeito em situações mais severas.
As outras alternativas apresentam consequências que não correspondem aos efeitos reais da CIV. As opções A, C e E descrevem problemas respiratórios que não estão diretamente relacionados com defeitos cardíacos, enquanto a opção D descreve uma situação inversa ao que realmente ocorre na comunicação interventricular.
Deixe um comentário