Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Considerando que determinado indivíduo encontra-se em hipoglicemia prolongada, de forma que a concentração de beta-hidroxibutirato circulante é superior ao valor encontrado quando a glicemia é normal, julgue os itens que se seguem.Nos hepatócitos desse indivíduo, ocorre síntese de LDL a partir de HDL por adição de triacilgliceróis a estas partículas.

Considerando que determinado indivíduo encontra-se em hipoglicemia prolongada, de forma que a concentração de beta-hidroxibutirato circulante é superior ao valor encontrado quando a glicemia é normal, julgue os itens que se seguem.

Nos hepatócitos desse indivíduo, ocorre síntese de LDL a partir de HDL por adição de triacilgliceróis a estas partículas.

Resposta:

A alternativa correta é E)

O cenário descrito apresenta um indivíduo em estado de hipoglicemia prolongada, com níveis elevados de beta-hidroxibutirato no sangue, indicando um metabolismo energético voltado para a cetogênese. Nesse contexto, é importante analisar a afirmação sobre a síntese de LDL a partir de HDL nos hepatócitos por meio da adição de triacilgliceróis.

A afirmação sugere que os hepatócitos convertem HDL em LDL através da incorporação de triacilgliceróis, o que não está correto. Na realidade, as lipoproteínas HDL e LDL possuem origens e funções distintas no metabolismo lipídico. O HDL é conhecido por seu papel no transporte reverso de colesterol, enquanto o LDL é produzido principalmente a partir da modificação de VLDL (Very Low-Density Lipoprotein) no plasma, e não diretamente do HDL.

Além disso, em condições de hipoglicemia prolongada, o foco metabólico do fígado está na produção de corpos cetônicos e na manutenção da gliconeogênese, e não na síntese de lipoproteínas como LDL a partir de HDL. Portanto, a afirmação está incorreta.

O gabarito correto é E) ERRADO, pois não há evidências fisiológicas que sustentem a conversão direta de HDL em LDL pela adição de triacilgliceróis nos hepatócitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *