Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Leia o fragmento de texto abaixo, extraído do livro “Descobertas Acidentais em Ciências”, de Royston M. Roberts (Papirus, 1993) e analise as proposições a seguir. “Em 1889, em Estrasburgo, então Alemanha, enquanto estudavam a função do pâncreas na digestão, Joseph von Mering e Oscar Minkowski removeram o pâncreas de um cão. No dia seguinte, um assistente de laboratório chamou-lhes a atenção sobre o grande número de moscas voando ao redor da urina daquele cão. Curiosos sobre por que as moscas foram atraídas à urina, analisaram-na e observaram que esta apresentava excesso de açúcar”.I – O pâncreas é uma glândula mista, apresentando uma região endócrina, representada pelas ilhotas pancreáticas, que produzem hormônios relacionados ao metabolismo da glicose e uma região exócrina, cujas secreções formam o suco pancreático. II – O suco pancreático é composto pelas enzimas digestivas (amilases, proteases, lípases e maltases) e por bicarbonato. III – A redução da taxa de glicose no sangue estimula a liberação de glucagon pela porção endócrina do pâncreas, o que ocasiona a quebra de glicogênio no fígado e a liberação de glicose no sangue. Esse estímulo faz com que a secreção de glucagon diminua e a taxa de glicose retorne ao normal. IV – O aumento do nível de glicose no sangue estimula a liberação de insulina pelo pâncreas, tendo como resposta fisiológica o aumento do transporte de glicose para as células do corpo, nos hepatócitos e nas células musculares ocorre o armazenamento desta sob a forma de glicogênio, acarretando a redução do nível de glicose. Essa redução faz com que a liberação de insulina diminua e o nível de glicose retorne ao normal. V – O texto acima descreve um caso onde os cães submetidos à remoção cirúrgica do pâncreas são fenotipicamente diabéticos, mas não insulino-dependentes. Dentre as proposições acima, estão corretas as que compõem a alternativa:

Leia o fragmento de texto abaixo, extraído do livro “Descobertas Acidentais em Ciências”, de Royston M. Roberts (Papirus, 1993) e analise as proposições a seguir.

“Em 1889, em Estrasburgo, então Alemanha, enquanto estudavam a função do pâncreas na digestão, Joseph von Mering e Oscar Minkowski removeram o pâncreas de um cão. No dia seguinte, um assistente de laboratório chamou-lhes a atenção sobre o grande número de moscas voando ao redor da urina daquele cão. Curiosos sobre por que as moscas foram atraídas à urina, analisaram-na e observaram que esta apresentava excesso de açúcar”.

I – O pâncreas é uma glândula mista, apresentando uma região endócrina, representada pelas ilhotas pancreáticas, que produzem hormônios relacionados ao metabolismo da glicose e uma região exócrina, cujas secreções formam o suco pancreático.

II – O suco pancreático é composto pelas enzimas digestivas (amilases, proteases, lípases e maltases) e por bicarbonato.

III – A redução da taxa de glicose no sangue estimula a liberação de glucagon pela porção endócrina do pâncreas, o que ocasiona a quebra de glicogênio no fígado e a liberação de glicose no sangue. Esse estímulo faz com que a secreção de glucagon diminua e a taxa de glicose retorne ao normal.

IV – O aumento do nível de glicose no sangue estimula a liberação de insulina pelo pâncreas, tendo como resposta fisiológica o aumento do transporte de glicose para as células do corpo, nos hepatócitos e nas células musculares ocorre o armazenamento desta sob a forma de glicogênio, acarretando a redução do nível de glicose. Essa redução faz com que a liberação de insulina diminua e o nível de glicose retorne ao normal.

V – O texto acima descreve um caso onde os cães submetidos à remoção cirúrgica do pâncreas são fenotipicamente diabéticos, mas não insulino-dependentes.

Dentre as proposições acima, estão corretas as que compõem a alternativa:




Resposta:

A alternativa correta é E)

O fragmento apresentado descreve uma descoberta acidental que marcou a história da medicina: a relação entre o pâncreas e o diabetes. Ao removerem o pâncreas de um cão, os pesquisadores Joseph von Mering e Oscar Minkowski observaram que a urina do animal atraía moscas devido ao excesso de açúcar, revelando assim uma condição diabética. Esse episódio ilustra como o pâncreas desempenha um papel crucial no metabolismo da glicose.

Analisando as proposições, é possível identificar quais estão corretas:

I - Correta. O pâncreas é de fato uma glândula mista, com função endócrina (produção de insulina e glucagon pelas ilhotas pancreáticas) e exócrina (secreção do suco pancreático).

II - Incorreta. Embora o suco pancreático contenha enzimas digestivas e bicarbonato, a maltase não faz parte de sua composição - esta enzima é produzida pelo intestino delgado.

III - Correta. Descreve com precisão o mecanismo de ação do glucagon: quando os níveis de glicose estão baixos, o glucagon promove a quebra de glicogênio hepático, liberando glicose na corrente sanguínea.

IV - Correta. Explica adequadamente a função da insulina: em resposta à hiperglicemia, a insulina promove a captação de glicose pelas células e seu armazenamento como glicogênio, reduzindo os níveis sanguíneos de glicose.

V - Incorreta. Cães sem pâncreas são de fato diabéticos, mas são insulino-dependentes, pois não produzem insulina - justamente o hormônio que lhes falta.

Portanto, as proposições corretas são I, III e IV, correspondendo à alternativa E. Essa análise demonstra como a descoberta descrita no texto foi fundamental para compreendermos a relação entre o pâncreas e o controle glicêmico no organismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *