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Em uma aula de Biologia, um aluno fez o seguinte questionamento: Como é possível saber se existe glicose na urina? Para responder à pergunta do aluno, o professor deve conseguir um pouco do reagente de Benedict e os seguintes materiais: I. Urina de uma pessoa normal. II. Solução diluída (fraca) de glicose. III. Solução concentrada (forte) de glicose. IV. Água destilada. Para montar um experimento seguro, capaz de responder à pergunta do aluno, será suficiente submeter ao teste de Benedict os materiais

Em uma aula de Biologia, um aluno fez o seguinte
questionamento: Como é possível saber se existe glicose na
urina
?

Para responder à pergunta do aluno, o professor deve conseguir
um pouco do reagente de Benedict e os seguintes materiais:

I. Urina de uma pessoa normal.

II. Solução diluída (fraca) de glicose.

III. Solução concentrada (forte) de glicose.

IV. Água destilada.

Para montar um experimento seguro, capaz de responder à
pergunta do aluno, será suficiente submeter ao teste de Benedict
os materiais

Resposta:

A alternativa correta é C)

Em uma aula de Biologia, um aluno questionou como é possível identificar a presença de glicose na urina. Para responder a essa pergunta de forma experimental, o professor pode utilizar o teste de Benedict, um método clássico para detectar açúcares redutores, como a glicose.

O experimento proposto requer a comparação de diferentes amostras para verificar a presença e a concentração de glicose. Os materiais necessários incluem:

  • Urina de uma pessoa normal (I), que serve como controle negativo, pois não deve conter glicose em condições saudáveis.
  • Solução diluída de glicose (II), que atua como controle positivo com baixa concentração do açúcar.
  • Água destilada (IV), que funciona como um branco, garantindo que o reagente não reaja com outros componentes além da glicose.

A solução concentrada de glicose (III) não é estritamente necessária, pois o objetivo é apenas detectar a presença ou ausência de glicose na urina, e não quantificá-la. Portanto, a combinação ideal de materiais para um experimento seguro e eficaz é a alternativa C) I, II e IV, apenas.

O teste de Benedict, quando realizado com essas amostras, permitirá ao professor demonstrar visualmente a reação característica (mudança de cor) na presença de glicose, respondendo assim ao questionamento do aluno de maneira clara e didática.

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