Em uma aula de Biologia, um aluno fez o seguinte questionamento: Como é possível saber se existe glicose na urina? Para responder à pergunta do aluno, o professor deve conseguir um pouco do reagente de Benedict e os seguintes materiais: I. Urina de uma pessoa normal. II. Solução diluída (fraca) de glicose. III. Solução concentrada (forte) de glicose. IV. Água destilada. Para montar um experimento seguro, capaz de responder à pergunta do aluno, será suficiente submeter ao teste de Benedict os materiais
Em uma aula de Biologia, um aluno fez o seguinte
questionamento: Como é possível saber se existe glicose na
urina?
Para responder à pergunta do aluno, o professor deve conseguir
um pouco do reagente de Benedict e os seguintes materiais:
I. Urina de uma pessoa normal.
II. Solução diluída (fraca) de glicose.
III. Solução concentrada (forte) de glicose.
IV. Água destilada.
Para montar um experimento seguro, capaz de responder à
pergunta do aluno, será suficiente submeter ao teste de Benedict
os materiais
- A)I e II, apenas.
- B)I, II e III, apenas.
- C)I, II e IV, apenas.
- D)I, III e IV, apenas.
- E)I, II, III e IV.
Resposta:
A alternativa correta é C)
Em uma aula de Biologia, um aluno questionou como é possível identificar a presença de glicose na urina. Para responder a essa pergunta de forma experimental, o professor pode utilizar o teste de Benedict, um método clássico para detectar açúcares redutores, como a glicose.
O experimento proposto requer a comparação de diferentes amostras para verificar a presença e a concentração de glicose. Os materiais necessários incluem:
- Urina de uma pessoa normal (I), que serve como controle negativo, pois não deve conter glicose em condições saudáveis.
- Solução diluída de glicose (II), que atua como controle positivo com baixa concentração do açúcar.
- Água destilada (IV), que funciona como um branco, garantindo que o reagente não reaja com outros componentes além da glicose.
A solução concentrada de glicose (III) não é estritamente necessária, pois o objetivo é apenas detectar a presença ou ausência de glicose na urina, e não quantificá-la. Portanto, a combinação ideal de materiais para um experimento seguro e eficaz é a alternativa C) I, II e IV, apenas.
O teste de Benedict, quando realizado com essas amostras, permitirá ao professor demonstrar visualmente a reação característica (mudança de cor) na presença de glicose, respondendo assim ao questionamento do aluno de maneira clara e didática.
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