Ter filhos exige responsabilidade, e o ideal é que seja feito um planejamento familiar. Infelizmente isto não tem sido a regra. Segundo pesquisa realizada pelo Datafolha e publicada no dia 20 de abril de 2008 no jornal Folha de S.Paulo, no Brasil quatro em cada dez filhos não foram planejados. Em 56% dos casos, isso acontece entre jovens de 16 a 24 anos de idade. Os métodos anticoncepcionais auxiliam uma mulher ou um casal a evitar a gravidez em momentos indesejados. Alguns métodos são reversíveis enquanto outros são irreversíveis, pois interrompem de maneira definitiva a capacidade reprodutora do indivíduo. Dentre os principais métodos contraceptivos, temos:I – Vasectomia II – Camisinha III – Laqueadura tubária IV – Pílulas anticoncepcionais Estes métodos atuam:A – Impedindo ovulação B – Impedindo que o ovócito formado se encontre com o espermatozóide C – Impedindo que o zigoto formado se implante no útero D – Impedindo a presença de espermatozóide no sêmen E – Na prevenção de doenças sexualmente transmissíveisConsiderando os métodos e suas atuações, são propostas as seguintes assertivas:1 – I e II são métodos exclusivamente masculinos, que atuam em E e D. 2 – III e IV atuam em A e B. 3 – III e IV são métodos exclusivamente femininos, que atuam em A, B e D. 4 – II é o único que atua em E. São consideradas como verdadeiras as assertivas
Ter filhos exige responsabilidade, e o ideal é que seja feito um planejamento familiar. Infelizmente isto não tem sido a regra. Segundo pesquisa realizada pelo Datafolha e publicada no dia 20 de abril de 2008 no jornal Folha de S.Paulo, no Brasil quatro em cada dez filhos não foram planejados. Em 56% dos casos, isso acontece entre jovens de 16 a 24 anos de idade. Os métodos anticoncepcionais auxiliam uma mulher ou um casal a evitar a gravidez em momentos indesejados. Alguns métodos são reversíveis enquanto outros são irreversíveis, pois interrompem de maneira definitiva a capacidade reprodutora do indivíduo. Dentre os principais métodos contraceptivos, temos:
I – Vasectomia
II – Camisinha
III – Laqueadura tubária
IV – Pílulas anticoncepcionais
Estes métodos atuam:
A – Impedindo ovulação
B – Impedindo que o ovócito formado se encontre com o espermatozóide
C – Impedindo que o zigoto formado se implante no útero
D – Impedindo a presença de espermatozóide no sêmen
E – Na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis
Considerando os métodos e suas atuações, são propostas as seguintes assertivas:
1 – I e II são métodos exclusivamente masculinos, que atuam em E e D.
2 – III e IV atuam em A e B.
3 – III e IV são métodos exclusivamente femininos, que atuam em A, B e D.
4 – II é o único que atua em E.
São consideradas como verdadeiras as assertivas
- A)1, 2 e 4
- B)2 e 3
- C)2 e 4
- D)1 e 3
- E)1 e 2
Resposta:
A alternativa correta é C)
Ter filhos exige responsabilidade, e o ideal é que seja feito um planejamento familiar. Infelizmente, isso não tem sido a regra, como aponta a pesquisa realizada pelo Datafolha e publicada no jornal Folha de S.Paulo em 2008, revelando que quatro em cada dez filhos no Brasil não foram planejados, sendo a maioria desses casos (56%) entre jovens de 16 a 24 anos.
Os métodos anticoncepcionais desempenham um papel fundamental na prevenção de gravidezes indesejadas, atuando de diferentes formas. Alguns são reversíveis, permitindo a retomada da fertilidade, enquanto outros são irreversíveis, como a vasectomia e a laqueadura, que interrompem definitivamente a capacidade reprodutiva. Entre os principais métodos contraceptivos citados, temos:
- Vasectomia (I) – Método masculino que impede a presença de espermatozoides no sêmen (D).
- Camisinha (II) – Único método que também previne doenças sexualmente transmissíveis (E), além de impedir o encontro do espermatozoide com o óvulo (B).
- Laqueadura tubária (III) – Método feminino que bloqueia as trompas, impedindo a fecundação (B).
- Pílulas anticoncepcionais (IV) – Método feminino que inibe a ovulação (A).
Analisando as assertivas:
- 1 – Falsa: A vasectomia (I) é masculina e atua em D, mas a camisinha (II) não é exclusivamente masculina (há versões femininas) e atua em B e E.
- 2 – Verdadeira: A laqueadura (III) impede a fecundação (B), e as pílulas (IV) inibem a ovulação (A).
- 3 – Falsa: A laqueadura (III) não impede a ovulação (A) nem a presença de espermatozoides (D), apenas o encontro com o óvulo (B).
- 4 – Verdadeira: A camisinha (II) é o único método listado que previne DSTs (E).
Portanto, as assertivas corretas são 2 e 4, correspondendo à alternativa C).
Deixe um comentário