Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Considere as seguintes comparações entre uma comunidade pioneira e uma comunidade clímax, ambas sujeitas às mesmas condições ambientais, em um processo de sucessão ecológica primária:I. A produtividade primária bruta é maior numa comunidade clímax do que numa comunidade pioneira. II. A produtividade primária líquida é maior numa comunidade pioneira do que numa comunidade clímax. III. A complexidade de nichos é maior numa comunidade pioneira do que numa comunidade clímax.Está correto apenas o que se afirma em:

Considere as seguintes comparações entre uma comunidade pioneira e uma comunidade clímax, ambas sujeitas às mesmas condições ambientais, em um processo de sucessão ecológica primária:

I. A produtividade primária bruta é maior numa comunidade clímax do que numa comunidade pioneira.

II. A produtividade primária líquida é maior numa comunidade pioneira do que numa comunidade clímax.

III. A complexidade de nichos é maior numa comunidade pioneira do que numa comunidade clímax.

Está correto apenas o que se afirma em:

Resposta:

A alternativa correta é D)

No contexto da sucessão ecológica primária, as comunidades pioneiras e clímax apresentam características distintas em relação à produtividade e complexidade. Analisando as afirmações:

I. Verdadeira: Na comunidade clímax, a produtividade primária bruta é maior devido à maior biomassa e diversidade de espécies, que permitem um aproveitamento mais eficiente da energia solar.

II. Verdadeira: Já a produtividade primária líquida é maior nas comunidades pioneiras, pois essas alocam mais energia no crescimento e reprodução, enquanto as comunidades clímax direcionam grande parte da energia para manutenção e respiração.

III. Falsa: A complexidade de nichos é menor nas comunidades pioneiras, que são formadas por espécies generalistas. A comunidade clímax apresenta maior diversidade e especialização de nichos ecológicos.

Portanto, apenas as afirmações I e II estão corretas, correspondendo à alternativa D).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *