Leia a notícia abaixo. “Após um 2014 marcado por aumento de queimadas em áreas verdes do Brasil, a primeira metade de 2015 mostra que a situação está ainda mais crítica. Imagens consolidadas de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mostram severo aumento dos incêndios florestais em boa parte dos Estados, especialmente os das regiões Sul, Nordeste e Norte, que chegou a 138% no primeiro semestre.”. Fonte: adaptado de http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2015-08- 15/queimadas-crescem-ate-138-nas-florestas-brasileiras-em2015.html Considerando o impacto das queimadas florestais sobre a sucessão ecológica, é correto afirmar que, nas áreas afetadas, haverá:
“Após um 2014 marcado por aumento de queimadas em
áreas verdes do Brasil, a primeira metade de 2015 mostra
que a situação está ainda mais crítica. Imagens
consolidadas de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas
Espaciais (INPE) mostram severo aumento dos incêndios
florestais em boa parte dos Estados, especialmente os das
regiões Sul, Nordeste e Norte, que chegou a 138% no
primeiro semestre.”.
15/queimadas-crescem-ate-138-nas-florestas-brasileiras-em2015.html
Considerando o impacto das queimadas florestais
sobre a sucessão ecológica, é correto afirmar que, nas
áreas afetadas, haverá:
- A)colonização por espécies pioneiras, seguida do estabelecimento de outras espécies.
- B)restabelecimento imediato da comunidade clímax que dominava o ambiente.
- C)diminuição da biomassa com o decorrer dos estágios de sucessão.
- D)diminuição na disponibilidade de nichos ecológicos, considerando os danos ambientais.
- E)uma constância na composição das espécies ao longo da sucessão ecológica.
Resposta:
A alternativa correta é A)
O aumento das queimadas florestais no Brasil, como destacado na notícia, tem impactos significativos sobre os ecossistemas afetados, especialmente no que diz respeito à sucessão ecológica. A sucessão ecológica é o processo natural de recuperação de um ambiente após uma perturbação, como um incêndio, e envolve uma série de estágios nos quais diferentes espécies colonizam e modificam o ambiente ao longo do tempo.
No contexto das queimadas, a alternativa correta é a A), que afirma que haverá "colonização por espécies pioneiras, seguida do estabelecimento de outras espécies". Isso ocorre porque, após um distúrbio de grande escala, como um incêndio, o ambiente é inicialmente colonizado por espécies pioneiras, que são adaptadas a condições adversas e possuem alta capacidade de dispersão. Essas espécies, como gramíneas e arbustos, preparam o solo e criam condições para que outras espécies, mais exigentes, se estabeleçam posteriormente.
As demais alternativas estão incorretas por diferentes motivos: B) é falsa porque a comunidade clímax não se restabelece imediatamente, já que a sucessão é um processo lento e gradual; C) é incorreta porque a biomassa tende a aumentar ao longo da sucessão, à medida que a vegetação se torna mais complexa; D) está errada porque os distúrbios geralmente aumentam a disponibilidade de nichos ecológicos temporariamente, devido à abertura de novas oportunidades para espécies colonizadoras; e E) é falsa porque a composição das espécies muda significativamente durante a sucessão, passando de pioneiras para intermediárias e, finalmente, para as espécies clímax.
Portanto, a resposta correta é a alternativa A), que descreve adequadamente o processo de sucessão ecológica após um evento de queimada.
Deixe um comentário