Por que soluçamos? Os soluços revelam pelo menos duas camadas da nossa historia evolutiva: uma parte compartilhada com os peixes e a outra com os anfíbios. O “hic hic” dos soluços pode ser causado por bloqueios ou lesões que provocam pressão nos nervos frênicos, controlam a respiração e são características herdadas de nossos ancestrais, os peixes. Esses nervos frênicos emitem sinais para o cérebro que levam a um espasmo de músculos na garganta e no peito fazendo com que a epiglote feche a traquéia. A respiração repentina e o bloqueio da garganta, o soluço, é herança da respiração do girino, que ao bombear água para a boca respira pelas brânquias. Ao ingerir água, a glote se fecha para impedir que a água entre no pulmão, usado para a respiração na terra. (Scientific American, ano 7 nº 81. Pág. 55) Em relação à fisiologia de peixes e anfíbios assinale a alternativa INCORRETA:
Por que soluçamos?
Os soluços revelam pelo menos duas camadas da nossa historia evolutiva: uma parte compartilhada com os peixes e a outra com os anfíbios. O “hic hic” dos soluços pode ser causado por bloqueios ou lesões que provocam pressão nos nervos frênicos, controlam a respiração e são características herdadas de nossos ancestrais, os peixes. Esses nervos frênicos emitem sinais para o cérebro que levam a um espasmo de músculos na garganta e no peito fazendo com que a epiglote feche a traquéia. A respiração repentina e o bloqueio da garganta, o soluço, é herança da respiração do girino, que ao bombear água para a boca respira pelas brânquias. Ao ingerir água, a glote se fecha para impedir que a água entre no pulmão, usado para a respiração na terra. (Scientific American, ano 7 nº 81. Pág. 55) Em relação à fisiologia de peixes e anfíbios assinale a alternativa INCORRETA:
- A)Os anfíbios têm respiração branquial na fase larval e, na fase adulta, apenas respiração pulmonar.
- B)Peixes e anfíbios são animais triblásticos, celomados, deuterostômios, de simetria bilateral.
- C)No peixe, o sistema circulatório é simples: o sangue sai do coração, circula pelas brânquias (onde o sangue é oxigenado), pelos capilares do corpo, voltando para o coração no final do ciclo.
- D)Nos anfíbios, há sistema circulatório duplo; ocorrendo dois ciclos pelo qual o sangue passa, um em que o sangue é oxigenado e outro em que ele é distribuído pelo corpo. Os anfíbios possuem um coração com três câmaras.
- E)Anfíbios e peixes apresentam fecundação externa.
Resposta:
A alternativa correta é A)
Por que soluçamos?
Os soluços revelam pelo menos duas camadas da nossa história evolutiva: uma parte compartilhada com os peixes e outra com os anfíbios. O "hic hic" característico dos soluços pode ser causado por bloqueios ou lesões que exercem pressão nos nervos frênicos, responsáveis pelo controle da respiração e que são uma herança de nossos ancestrais peixes. Esses nervos enviam sinais ao cérebro, desencadeando espasmos nos músculos da garganta e do peito, o que faz com que a epiglote feche a traqueia. Esse mecanismo de respiração abrupta e bloqueio da garganta, que resulta no soluço, é uma herança da respiração dos girinos, que, ao bombear água para a boca, respiram pelas brânquias. Durante a ingestão de água, a glote se fecha para evitar que a água entre nos pulmões, que são utilizados para a respiração terrestre.
Com base na fisiologia de peixes e anfíbios, a alternativa INCORRETA é:
- A) Os anfíbios têm respiração branquial na fase larval e, na fase adulta, apenas respiração pulmonar.
Essa afirmação está incorreta porque, embora os anfíbios tenham respiração branquial na fase larval, na fase adulta, além da respiração pulmonar, também podem realizar trocas gasosas através da pele (respiração cutânea). Portanto, a respiração pulmonar não é a única forma de respiração nos anfíbios adultos.
Deixe um comentário