Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Quanto à reprodução, os mamíferos são animais de fecundação interna, e todos apresentam desenvolvimento direto, sem ocorrência de estágio larval. A forma de reprodução é usada como critério sistemático na classificação desses animais e pode ser dividida em três grupos; analise‐os. I. Vivíparos: os filhotes já nascem completamente formados. II. Ovíparos: sendo seus ovos semelhantes aos dos répteis e das aves.   III. Vivíparos: o filhote nasce incompletamente, completando seu desenvolvimento numa bolsa situada no abdômen da mãe, onde ficam as aberturas das glândulas mamárias. As alternativas descritas se referem, respectivamente:

Quanto à reprodução, os mamíferos são animais de fecundação interna, e todos apresentam desenvolvimento direto,
sem ocorrência de estágio larval. A forma de reprodução é usada como critério sistemático na classificação desses
animais e pode ser dividida em três grupos; analise‐os
.

I. Vivíparos: os filhotes já nascem completamente formados.

II. Ovíparos: sendo seus ovos semelhantes aos dos répteis e das aves.  

III. Vivíparos: o filhote nasce incompletamente, completando seu desenvolvimento numa bolsa situada no abdômen da
mãe, onde ficam as aberturas das glândulas mamárias.

As alternativas descritas se referem, respectivamente:

Resposta:

A alternativa correta é C)

A reprodução dos mamíferos é um tema fascinante e complexo, que revela a diversidade de estratégias evolutivas dentro desse grupo de animais. Como mencionado, os mamíferos são caracterizados pela fecundação interna e desenvolvimento direto, sem estágios larvais. No entanto, a forma como a gestação e o nascimento ocorrem varia significativamente, servindo como critério importante para sua classificação sistemática.

Os vivíparos descritos no item I referem-se aos eutérios, mamíferos placentários cujos filhotes nascem completamente formados após um período de desenvolvimento dentro do útero materno, nutridos pela placenta. Esse grupo inclui a maioria dos mamíferos conhecidos, como humanos, cães e gatos.

Já os ovíparos citados no item II representam os monotremados, um grupo peculiar de mamíferos que, apesar de apresentarem características como glândulas mamárias e pelos, ainda retêm a característica ancestral de botar ovos, semelhante a répteis e aves. Exemplos incluem o ornitorrinco e a equidna.

Por fim, os vivíparos do item III correspondem aos metatérios ou marsupiais, cujos filhotes nascem em um estágio muito precoce de desenvolvimento e completam seu crescimento dentro de uma bolsa marsupial, onde se alimentam do leite materno. Cangurus e gambás são exemplos clássicos.

Portanto, a alternativa correta é a C) Eutérios; monotremados; e, metatérios, que reflete adequadamente a sequência de características reprodutivas apresentadas nos itens I, II e III, respectivamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *