Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A forma pulmonar da tuberculose é a mais comum e conhecida pela população, mas existem formas extrapulmonares que acometem um número significativo de pacientes . As formas extrapulmonares, no Brasil, mais comuns, de acordo com dados do SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) do Ministério da Saúde são:

A forma pulmonar da tuberculose é a mais comum e conhecida pela população, mas existem formas extrapulmonares que acometem um número significativo de pacientes . As
formas extrapulmonares, no Brasil, mais comuns, de acordo com dados do SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) do Ministério da Saúde são:




Resposta:

A alternativa correta é E)

A tuberculose é frequentemente associada à sua forma pulmonar, que é a mais conhecida e disseminada entre a população. No entanto, é importante destacar que a doença também se manifesta em formas extrapulmonares, afetando um número considerável de pacientes. Essas variações da tuberculose podem ocorrer em diferentes partes do corpo, apresentando sintomas e desafios diagnósticos distintos.

No Brasil, de acordo com dados do SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), vinculado ao Ministério da Saúde, as formas extrapulmonares mais comuns são a pleural e a ganglionar. A tuberculose pleural envolve o acúmulo de líquido na pleura, membrana que reveste os pulmões, causando dor torácica e dificuldade respiratória. Já a forma ganglionar afeta os gânglios linfáticos, principalmente na região do pescoço, levando ao aparecimento de nódulos visíveis e palpáveis.

Embora outras formas extrapulmonares, como a meningite tuberculosa, a tuberculose óssea, a geniturinária e a miliar (disseminada), também ocorram, os dados epidemiológicos apontam que as manifestações pleurais e ganglionares são as mais prevalentes no país. Portanto, a alternativa correta para a questão apresentada é a E) pleural e ganglionar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *