Continua após a publicidade..
O movimento de divulgação da ideia de que a Terra é plana é um pensamento anti-intelectual em ascensão no mundo inteiro. Defensores desta ideia refutam algumas hipóteses, leis e teorias bem estabelecidas que sustentam a ideia de que a Terra é esférica. Avalie os argumentos abaixo elencados, usados em discussões sobre esta controvérsia.I- Eclipses lunares: o Sol projeta a sombra esférica da Terra na Lua.II- Nascer e pôr do Sol: pessoas em diferentes continentes não veem ao mesmo tempo o nascer ou o pôr do Sol.III- Durações dos dias e das noites: os dias e as noites têm o mesmo tempo de duração em todos os locais do planeta.IV- Estações do ano: o Sol assume diferentes órbitas com diferentes tamanhos de raios, fazendo com que se aproxime ou se afaste dos trópicos, originando assim as estações do ano.V- Volta o mundo: seguindo-se sempre numa mesma direção é possível retornar ao ponto de partida, ao invés de se chegar a uma borda ou se afastar indefinidamente da origem.VI- Observação no horizonte: ao observarmos um barco desaparecer no horizonte ele vai ficando cada vez menor até que não seja mais possível vê-lo. Para contra argumentar a ideia da Terra plana com a exposição de evidências de que a Terra é esférica, docentes de ciências devem se respaldar em argumentos tais como os citados em:
O movimento de divulgação da ideia de que a Terra é plana é um pensamento anti-intelectual em ascensão no mundo inteiro.
Defensores desta ideia refutam algumas hipóteses, leis e teorias bem estabelecidas que sustentam a ideia de que a Terra é esférica.
Avalie os argumentos abaixo elencados, usados em discussões sobre esta controvérsia.
Defensores desta ideia refutam algumas hipóteses, leis e teorias bem estabelecidas que sustentam a ideia de que a Terra é esférica.
Avalie os argumentos abaixo elencados, usados em discussões sobre esta controvérsia.
I- Eclipses lunares: o Sol projeta a sombra esférica da Terra na Lua.
II- Nascer e pôr do Sol: pessoas em diferentes continentes não veem ao mesmo tempo o nascer ou o pôr do Sol.
III- Durações dos dias e das noites: os dias e as noites têm o mesmo tempo de duração em todos os locais do planeta.
IV- Estações do ano: o Sol assume diferentes órbitas com diferentes tamanhos de raios, fazendo com que se aproxime ou se afaste dos
trópicos, originando assim as estações do ano.
V- Volta o mundo: seguindo-se sempre numa mesma direção é possível retornar ao ponto de partida, ao invés de se chegar a uma
borda ou se afastar indefinidamente da origem.
VI- Observação no horizonte: ao observarmos um barco desaparecer no horizonte ele vai ficando cada vez menor até que não seja
mais possível vê-lo.
mais possível vê-lo.
Para contra argumentar a ideia da Terra plana com a exposição de evidências de que a Terra é esférica, docentes de ciências devem se
respaldar em argumentos tais como os citados em:
respaldar em argumentos tais como os citados em:
- A)II, IV e V apenas.
- B)I, III e VI apenas.
- C)I, II e V apenas.
- D)III, IV e VI apenas.
- E)I, II, III, IV, V e VI.
Resposta:
A alternativa correta é C)
Ao analisar esses argumentos, é importante notar que eles se baseiam em observações cotidianas e científicas que comprovam a forma esférica da Terra. É fundamental que os defensores da teoria da Terra esférica sejam capazes de apresentar essas evidências de forma clara e objetiva, para que possam ser compreendidas por todos.
Um dos principais erros dos defensores da teoria da Terra plana é a falta de compreensão sobre como as leis da física e da astronomia se aplicam ao nosso planeta. Eles muitas vezes se baseiam em observações superficiais ou em interpretações erradas de fenômenos naturais.
Por outro lado, os argumentos apresentados acima (I-VI) são baseados em observações e princípios científicos bem estabelecidos. Eles demonstram que a forma esférica da Terra é uma realidade que pode ser comprovada por meio de observações cotidianas e experimentos científicos.
Portanto, é fundamental que os docentes de ciências estejam preparados para apresentar essas evidências de forma clara e objetiva, para que possam ajudar a combater a disseminação de ideias anti-intelectuais e promover a compreensão científica sobre a forma da Terra.
Além disso, é importante que os professores estejam cientes das estratégias que os defensores da teoria da Terra plana utilizam para tentar convencer as pessoas de suas ideias. Isso pode incluir a distorção de fatos científicos, a manipulação de imagens e a criação de teorias conspiratórias.
Ao estar preparado para contrapor essas estratégias com argumentos científicos sólidos, os professores podem ajudar a promover a compreensão científica e a crítica sobre as ideias anti-intelectuais.
Em resumo, é fundamental que os docentes de ciências estejam preparados para apresentar argumentos científicos sólidos para combater a disseminação da teoria da Terra plana e promover a compreensão científica sobre a forma do nosso planeta.
A correta compreensão da forma da Terra é fundamental para a compreensão de muitos fenômenos naturais e para o desenvolvimento de tecnologias que dependem da compreensão científica do nosso planeta.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário