Continua após a publicidade..
O movimento de divulgação da ideia de que a Terra é plana é um pensamento anti-intelectual em ascensão no mundo inteiro. Defensores desta ideia refutam algumas hipóteses, leis e teorias bem estabelecidas que sustentam a ideia de que a Terra é esférica. Avalie os argumentos abaixo elencados, usados em discussões sobre esta controvérsia. I- Eclipses lunares: o Sol projeta a sombra esférica da Terra na Lua. II- Nascer e pôr do Sol: pessoas em diferentes continentes não veem ao mesmo tempo o nascer ou o pôr do Sol. III- Durações dos dias e das noites: os dias e as noites têm o mesmo tempo de duração em todos os locais do planeta. IV- Estações do ano: o Sol assume diferentes órbitas com diferentes tamanhos de raios, fazendo com que se aproxime ou se afaste dos trópicos, originando assim as estações do ano. V- Volta o mundo: seguindo-se sempre numa mesma direção é possível retornar ao ponto de partida, ao invés de se chegar a uma borda ou se afastar indefinidamente da origem. VI- Observação no horizonte: ao observarmos um barco desaparecer no horizonte ele vai ficando cada vez menor até que não seja mais possível vê-lo. Para contra argumentar a ideia da Terra plana com a exposição de evidências de que a Terra é esférica, docentes de ciências devem se respaldar em argumentos tais como os citados em:
O movimento de divulgação da ideia de que a Terra é plana é um pensamento anti-intelectual em ascensão no mundo inteiro.
Defensores desta ideia refutam algumas hipóteses, leis e teorias bem estabelecidas que sustentam a ideia de que a Terra é esférica.
Avalie os argumentos abaixo elencados, usados em discussões sobre esta controvérsia.
Defensores desta ideia refutam algumas hipóteses, leis e teorias bem estabelecidas que sustentam a ideia de que a Terra é esférica.
Avalie os argumentos abaixo elencados, usados em discussões sobre esta controvérsia.
I- Eclipses lunares: o Sol projeta a sombra esférica da Terra na Lua.
II- Nascer e pôr do Sol: pessoas em diferentes continentes não veem ao mesmo tempo o nascer ou o pôr do Sol.
III- Durações dos dias e das noites: os dias e as noites têm o mesmo tempo de duração em todos os locais do planeta.
IV- Estações do ano: o Sol assume diferentes órbitas com diferentes tamanhos de raios, fazendo com que se aproxime ou se afaste dos
trópicos, originando assim as estações do ano.
trópicos, originando assim as estações do ano.
V- Volta o mundo: seguindo-se sempre numa mesma direção é possível retornar ao ponto de partida, ao invés de se chegar a uma
borda ou se afastar indefinidamente da origem.
borda ou se afastar indefinidamente da origem.
VI- Observação no horizonte: ao observarmos um barco desaparecer no horizonte ele vai ficando cada vez menor até que não seja
mais possível vê-lo.
mais possível vê-lo.
Para contra argumentar a ideia da Terra plana com a exposição de evidências de que a Terra é esférica, docentes de ciências devem se
respaldar em argumentos tais como os citados em:
respaldar em argumentos tais como os citados em:
- A)II, IV e V apenas.
- B)I, III e VI apenas.
- C)I, II e V apenas.
- D)III, IV e VI apenas.
- E)I, II, III, IV, V e VI.
Resposta:
A alternativa correta é C)
Ao analisar os argumentos apresentados, é possível perceber que os defensores da ideia de que a Terra é plana são confrontados com evidências que comprovam a esfericidade do nosso planeta.
É importante notar que a ciência é fundamentada em evidências e não em crenças ou opiniões. Portanto, os docentes de ciências devem se respaldar em argumentos que comprovem a esfericidade da Terra.
Os argumentos I, II e V são os mais fortes para contra-argumentar a ideia da Terra plana. O eclipse lunar, por exemplo, é uma prova contundente de que a Terra é esférica, pois a sombra projetada pelo Sol na Lua é curva, característica típica de uma superfície esférica.
Além disso, o fato de pessoas em diferentes continentes não verem o nascer ou o pôr do Sol ao mesmo tempo é uma evidência clara de que a Terra é esférica, pois isso só é possível se a Terra tiver uma curvatura.
Já o argumento V, que afirma que seguindo-se sempre numa mesma direção é possível retornar ao ponto de partida, é uma prova lógica de que a Terra é esférica, pois se a Terra fosse plana, seria impossível voltar ao ponto de partida sem encontrar uma borda.
Por outro lado, os argumentos III, IV e VI, embora sejam verdadeiros, não são tão fortes para contra-argumentar a ideia da Terra plana. O fato de os dias e as noites terem o mesmo tempo de duração em todos os locais do planeta pode ser explicado por outros fatores, como a rotação da Terra.
Já o argumento IV, que afirma que as estações do ano são causadas pela órbita elíptica do Sol, é uma verdade, mas não é uma prova contundente de que a Terra é esférica.
E o argumento VI, que afirma que ao observarmos um barco desaparecer no horizonte ele vai ficando cada vez menor até que não seja mais possível vê-lo, é uma evidência de que a Terra é curva, mas não é uma prova definitiva.
Portanto, os docentes de ciências devem se respaldar nos argumentos I, II e V para contra-argumentar a ideia da Terra plana e demonstrar a esfericidade do nosso planeta.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário