Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O movimento de divulgação da ideia de que a Terra é plana é um pensamento anti-intelectual em ascensão no mundo inteiro. Defensores desta ideia refutam algumas hipóteses, leis e teorias bem estabelecidas que sustentam a ideia de que a Terra é esférica. Avalie os argumentos abaixo elencados, usados em discussões sobre esta controvérsia. I- Eclipses lunares: o Sol projeta a sombra esférica da Terra na Lua. II- Nascer e pôr do Sol: pessoas em diferentes continentes não veem ao mesmo tempo o nascer ou o pôr do Sol. III- Durações dos dias e das noites: os dias e as noites têm o mesmo tempo de duração em todos os locais do planeta. IV- Estações do ano: o Sol assume diferentes órbitas com diferentes tamanhos de raios, fazendo com que se aproxime ou se afaste dos trópicos, originando assim as estações do ano. V- Volta o mundo: seguindo-se sempre numa mesma direção é possível retornar ao ponto de partida, ao invés de se chegar a uma borda ou se afastar indefinidamente da origem. VI- Observação no horizonte: ao observarmos um barco desaparecer no horizonte ele vai ficando cada vez menor até que não seja mais possível vê-lo. Para contra argumentar a ideia da Terra plana com a exposição de evidências de que a Terra é esférica, docentes de ciências devem se respaldar em argumentos tais como os citados em:

O movimento de divulgação da ideia de que a Terra é plana é um pensamento anti-intelectual em ascensão no mundo inteiro.
Defensores desta ideia refutam algumas hipóteses, leis e teorias bem estabelecidas que sustentam a ideia de que a Terra é esférica.
Avalie os argumentos abaixo elencados, usados em discussões sobre esta controvérsia.
I- Eclipses lunares: o Sol projeta a sombra esférica da Terra na Lua.
II- Nascer e pôr do Sol: pessoas em diferentes continentes não veem ao mesmo tempo o nascer ou o pôr do Sol.
III- Durações dos dias e das noites: os dias e as noites têm o mesmo tempo de duração em todos os locais do planeta.
IV- Estações do ano: o Sol assume diferentes órbitas com diferentes tamanhos de raios, fazendo com que se aproxime ou se afaste dos
trópicos, originando assim as estações do ano.
V- Volta o mundo: seguindo-se sempre numa mesma direção é possível retornar ao ponto de partida, ao invés de se chegar a uma
borda ou se afastar indefinidamente da origem.
VI- Observação no horizonte: ao observarmos um barco desaparecer no horizonte ele vai ficando cada vez menor até que não seja
mais possível vê-lo.
Para contra argumentar a ideia da Terra plana com a exposição de evidências de que a Terra é esférica, docentes de ciências devem se
respaldar em argumentos tais como os citados em:

Resposta:

A alternativa correta é C)

Ao analisar os argumentos apresentados, é possível perceber que os defensores da ideia de que a Terra é plana são confrontados com evidências que comprovam a esfericidade do nosso planeta. É importante notar que a ciência é fundamentada em evidências e não em crenças ou opiniões. Portanto, os docentes de ciências devem se respaldar em argumentos que comprovem a esfericidade da Terra. Os argumentos I, II e V são os mais fortes para contra-argumentar a ideia da Terra plana. O eclipse lunar, por exemplo, é uma prova contundente de que a Terra é esférica, pois a sombra projetada pelo Sol na Lua é curva, característica típica de uma superfície esférica. Além disso, o fato de pessoas em diferentes continentes não verem o nascer ou o pôr do Sol ao mesmo tempo é uma evidência clara de que a Terra é esférica, pois isso só é possível se a Terra tiver uma curvatura. Já o argumento V, que afirma que seguindo-se sempre numa mesma direção é possível retornar ao ponto de partida, é uma prova lógica de que a Terra é esférica, pois se a Terra fosse plana, seria impossível voltar ao ponto de partida sem encontrar uma borda. Por outro lado, os argumentos III, IV e VI, embora sejam verdadeiros, não são tão fortes para contra-argumentar a ideia da Terra plana. O fato de os dias e as noites terem o mesmo tempo de duração em todos os locais do planeta pode ser explicado por outros fatores, como a rotação da Terra. Já o argumento IV, que afirma que as estações do ano são causadas pela órbita elíptica do Sol, é uma verdade, mas não é uma prova contundente de que a Terra é esférica. E o argumento VI, que afirma que ao observarmos um barco desaparecer no horizonte ele vai ficando cada vez menor até que não seja mais possível vê-lo, é uma evidência de que a Terra é curva, mas não é uma prova definitiva. Portanto, os docentes de ciências devem se respaldar nos argumentos I, II e V para contra-argumentar a ideia da Terra plana e demonstrar a esfericidade do nosso planeta.
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *