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Questões Sobre A Terra e seus Satélites - Ciências - concurso

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Questão 11

Sobre a estrutura geológica da Terra e sua dinâmica, tem-se o seguinte:

  • A)O conjunto das crostas continental e oceânica, chamado de litosfera, constitui a esfera rígida do planeta Terra.
  • B)Os vulcões são fenômenos geológicos que ocorrem exclusivamente nas áreas de contato das placas tectônicas.
  • C)Estima-se que, da superfície terrestre ao seu centro, a profundidade média seja de, aproximadamente, 15.500 km.
  • D)O núcleo terrestre corresponde à metade da estrutura do planeta e é constituído principalmente por alumínio e sílica.
  • E)As regiões localizadas nas zonas de subducção e/ou afastamento das placas continentais são as mais estáveis do planeta.
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A alternativa correta é A)

Sobre a estrutura geológica da Terra e sua dinâmica, tem-se o seguinte:

  • A)O conjunto das crostas continental e oceânica, chamado de litosfera, constitui a esfera rígida do planeta Terra.
  • B)Os vulcões são fenômenos geológicos que ocorrem exclusivamente nas áreas de contato das placas tectônicas.
  • C)Estima-se que, da superfície terrestre ao seu centro, a profundidade média seja de, aproximadamente, 15.500 km.
  • D)O núcleo terrestre corresponde à metade da estrutura do planeta e é constituído principalmente por alumínio e sílica.
  • E)As regiões localizadas nas zonas de subducção e/ou afastamento das placas continentais são as mais estáveis do planeta.

Essas afirmações permitem que sejam feitas análises sobre a estrutura geológica da Terra e sua dinâmica. A litosfera, composta pelas crostas continental e oceânica, é a esfera rígida do planeta, onde ocorrem os processos geológicos mais importantes, como a formação de montanhas, a criação de vulcões e a formação de placas tectônicas.

Os vulcões, por exemplo, são fenômenos geológicos que ocorrem em áreas de contato entre placas tectônicas, onde há um grande fluxo de magma e gases, que são liberados na forma de erupções. Além disso, a profundidade média da Terra, de aproximadamente 15.500 km, é um fator importante para entender a estrutura do planeta, pois permite que sejam feitas análises sobre a composição do núcleo terrestre e a distribuição de calor e pressão ao longo do planeta.

No entanto, é importante notar que a afirmação D) não é verdadeira, pois o núcleo terrestre não é constituído principalmente por alumínio e sílica, mas sim por ferro e níquel. Além disso, a afirmação E) também não é verdadeira, pois as regiões localizadas nas zonas de subducção e/ou afastamento das placas continentais são, na verdade, as mais instáveis do planeta, pois são áreas de grande atividade geológica.

Portanto, é fundamental que sejam feitas análises cuidadosas sobre as afirmações apresentadas, para que se possa entender corretamente a estrutura geológica da Terra e sua dinâmica. Apenas a afirmação A) é verdadeira, pois a litosfera é, de fato, a esfera rígida do planeta, composta pelas crostas continental e oceânica.

Questão 12

A Terra se movimenta, assim como tudo no
Universo.

O movimento realizado em torno de si mesma com
duração de 24 horas é chamado de:

  • A)Rotação.
  • B)Translação.
  • C)Transvecção.
  • D)Precessão.
  • E)Nutação.
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A alternativa correta é A)

A Terra se movimenta, assim como tudo no Universo.


O movimento realizado em torno de si mesma com duração de 24 horas é chamado de:

  • A)Rotação.
  • B)Translação.
  • C)Transvecção.
  • D)Precessão.
  • E)Nutação.

Já o movimento que a Terra realiza em torno do Sol, demorando cerca de 365,25 dias para completar uma volta, é chamado de translação. Isso significa que a Terra leva aproximadamente um ano para dar uma volta completa em torno do Sol.

Além disso, a Terra também apresenta outros movimentos, como a precessão dos equinócios, que é um movimento lento e gradual que ocorre ao longo de um período de aproximadamente 26.000 anos. Esse movimento faz com que o eixo da Terra se desloque lentamente, mudando a posição das estrelas no céu.

A nutação é outro movimento importante da Terra, que é um movimento de balanço do eixo da Terra em torno de seu eixo de rotação. Esse movimento é causado pela atração gravitacional da Lua e do Sol sobre a Terra.

É importante destacar que a compreensão dos movimentos da Terra é fundamental para a astronomia e a navegação, pois permite que os científicos e os navegadores calculem as posições dos corpos celestes e naveguem com precisão.

Em resumo, a Terra se movimenta de várias formas, realizando uma rotação em torno de si mesma, uma translação em torno do Sol, uma precessão dos equinócios, uma nutação e outros movimentos menores. Esses movimentos são fundamentais para a nossa compreensão do Universo e do lugar que ocupamos nele.

Questão 13

Já é primavera no hemisfério sul! E você deve
ter sentido a sutil presença da floração dos ipês nas
ruas e praças de Fortaleza. A estação de transição
entre o inverno e o verão começou oficialmente
segunda-feira, 23 de setembro, e vai até o dia 22 de
dezembro. A chegada da primavera se deve a um
fenômeno denominado de

  • A)solstício, evento que resulta da mesma intensidade dos raios solares em ambos os hemisférios, ocasionando dias e noites com a mesma duração.
  • B)equinócio, quando os raios solares incidem sobre a linha do equador, iluminando com a mesma intensidade ambos os hemisférios.
  • C)solstício, quando a incidência solar é maior em um dos hemisférios, e os dias são mais longos do que as noites.
  • D)equinócio, evento que dá início à primavera em setembro tanto no hemisfério norte quanto no hemisfério sul.
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A alternativa correta é B)

Já é primavera no hemisfério sul! E você deve ter sentido a sutil presença da floração dos ipês nas ruas e praças de Fortaleza. A estação de transição entre o inverno e o verão começou oficialmente segunda-feira, 23 de setembro, e vai até o dia 22 de dezembro. A chegada da primavera se deve a um fenômeno denominado de equinócio, quando os raios solares incidem sobre a linha do equador, iluminando com a mesma intensidade ambos os hemisférios.

É interessante notar que, durante o equinócio, os dias e noites têm a mesma duração em todos os lugares do planeta, independentemente do hemisfério. Isso porque a Terra, em sua rotação, se encontra em uma posição específica em relação ao Sol, fazendo com que a radiação solar incida perpendicularmente sobre o equador.

Essa mudança na inclinação da Terra em relação ao Sol é responsável pela variação das estações do ano. No hemisfério sul, podemos sentir o aumento da temperatura e a volta da vida às ruas e praças, com a floração das árvores e a chegada dos pássaros migratórios. Já no hemisfério norte, o equinócio de setembro marca o início do outono, com a diminuição da temperatura e a transformação das folhas das árvores.

Além disso, o equinócio também tem um impacto significativo na agricultura, pois marca o início da época de plantio de certas culturas, como o milho e o feijão. Os agricultores se preparam para o novo ciclo de crescimento das plantas, que dependem da quantidade de luz solar e da temperatura para se desenvolverem.

A primavera é uma estação cheia de vida e cor, e é uma oportunidade para que podemos nos conectar novamente com a natureza. Então, aproveite esses dias mais quentes e agradáveis para sair, caminhar, correr, ou simplesmente sentar em um parque e apreciar a beleza da floração dos ipês.

Essa época do ano também é ideal para se engajar em atividades ao ar livre, como caminhadas, corridas, ou mesmo práticas esportivas como o ciclismo ou o futebol. Além disso, a primavera é um momento propício para refletir sobre nossas metas e objetivos, e para nos reorganizar em busca de um estilo de vida mais saudável e equilibrado.

Portanto, sejamos gratos por essa mudança de estação, que nos traz uma oportunidade de renovação e crescimento. Aproveitemos esses dias de sol para nos reconectar com a natureza e com nós mesmos, e para nos prepararmos para os desafios e oportunidades que o futuro nos reserva.

Questão 14

O movimento de divulgação da ideia de que a Terra é plana é um pensamento anti-intelectual em ascensão no mundo inteiro.
Defensores desta ideia refutam algumas hipóteses, leis e teorias bem estabelecidas que sustentam a ideia de que a Terra é esférica.
Avalie os argumentos abaixo elencados, usados em discussões sobre esta controvérsia.
I- Eclipses lunares: o Sol projeta a sombra esférica da Terra na Lua.
II- Nascer e pôr do Sol: pessoas em diferentes continentes não veem ao mesmo tempo o nascer ou o pôr do Sol.
III- Durações dos dias e das noites: os dias e as noites têm o mesmo tempo de duração em todos os locais do planeta.
IV- Estações do ano: o Sol assume diferentes órbitas com diferentes tamanhos de raios, fazendo com que se aproxime ou se afaste dos
trópicos, originando assim as estações do ano.
V- Volta o mundo: seguindo-se sempre numa mesma direção é possível retornar ao ponto de partida, ao invés de se chegar a uma
borda ou se afastar indefinidamente da origem.
VI- Observação no horizonte: ao observarmos um barco desaparecer no horizonte ele vai ficando cada vez menor até que não seja
mais possível vê-lo.
Para contra argumentar a ideia da Terra plana com a exposição de evidências de que a Terra é esférica, docentes de ciências devem se
respaldar em argumentos tais como os citados em:

  • A)II, IV e V apenas.
  • B)I, III e VI apenas.
  • C)I, II e V apenas.
  • D)III, IV e VI apenas.
  • E)I, II, III, IV, V e VI.
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A alternativa correta é C)

Ao analisar os argumentos apresentados, é possível perceber que os defensores da ideia de que a Terra é plana são confrontados com evidências que comprovam a esfericidade do nosso planeta. É importante notar que a ciência é fundamentada em evidências e não em crenças ou opiniões. Portanto, os docentes de ciências devem se respaldar em argumentos que comprovem a esfericidade da Terra. Os argumentos I, II e V são os mais fortes para contra-argumentar a ideia da Terra plana. O eclipse lunar, por exemplo, é uma prova contundente de que a Terra é esférica, pois a sombra projetada pelo Sol na Lua é curva, característica típica de uma superfície esférica. Além disso, o fato de pessoas em diferentes continentes não verem o nascer ou o pôr do Sol ao mesmo tempo é uma evidência clara de que a Terra é esférica, pois isso só é possível se a Terra tiver uma curvatura. Já o argumento V, que afirma que seguindo-se sempre numa mesma direção é possível retornar ao ponto de partida, é uma prova lógica de que a Terra é esférica, pois se a Terra fosse plana, seria impossível voltar ao ponto de partida sem encontrar uma borda. Por outro lado, os argumentos III, IV e VI, embora sejam verdadeiros, não são tão fortes para contra-argumentar a ideia da Terra plana. O fato de os dias e as noites terem o mesmo tempo de duração em todos os locais do planeta pode ser explicado por outros fatores, como a rotação da Terra. Já o argumento IV, que afirma que as estações do ano são causadas pela órbita elíptica do Sol, é uma verdade, mas não é uma prova contundente de que a Terra é esférica. E o argumento VI, que afirma que ao observarmos um barco desaparecer no horizonte ele vai ficando cada vez menor até que não seja mais possível vê-lo, é uma evidência de que a Terra é curva, mas não é uma prova definitiva. Portanto, os docentes de ciências devem se respaldar nos argumentos I, II e V para contra-argumentar a ideia da Terra plana e demonstrar a esfericidade do nosso planeta.

Questão 15

O Efeito Coriolis ou Pseudoforça de
Coriolis é

  • A)o efeito na superfície terrestre causado pela posição lunar, que afeta consideravelmente a superfície dos oceanos devido à fluidez da água.
  • B)a força de aceleração dos movimentos terrestres.
  • C)a tendência que qualquer corpo em movimento sobre a superfície terrestre tem de mudar seu curso devido à direção rotacional e da velocidade da Terra.
  • D)a propriedade da matéria que faz com que ela resista a qualquer mudança em seu movimento.
  • E)o efeito da intensidade da força de atração do Sol e da Lua sobre a Terra.
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A alternativa correta é C)

O Efeito Coriolis ou Pseudoforça de Coriolis é

  • A)o efeito na superfície terrestre causado pela posição lunar, que afeta consideravelmente a superfície dos oceanos devido à fluidez da água.
  • B)a força de aceleração dos movimentos terrestres.
  • C)a tendência que qualquer corpo em movimento sobre a superfície terrestre tem de mudar seu curso devido à direção rotacional e da velocidade da Terra.
  • D)a propriedade da matéria que faz com que ela resista a qualquer mudança em seu movimento.
  • E)o efeito da intensidade da força de atração do Sol e da Lua sobre a Terra.

É importante notar que o Efeito Coriolis é um fenômeno fundamental para a compreensão de vários processos naturais, como a formação de ciclones, anticiclones e a circulação atmosférica global. Além disso, ele também é essencial para a previsão do tempo e do clima.

Outro ponto interessante é que o Efeito Coriolis não é exclusivo da Terra. Qualquer objeto em movimento em um sistema de referência rotacional experimentará essa força. Por exemplo, em um avião em voo, o Efeito Coriolis pode causar uma leve curva na trajetória de voo, embora seja um efeito muito pequeno.

No entanto, é importante ressaltar que o Efeito Coriolis não é uma força real, mas sim uma pseudoforça, pois é uma consequência da rotação da Terra e não uma força que atua sobre os objetos em si. Isso significa que o Efeito Coriolis não é uma força que pode ser medida diretamente, mas sim uma consequência observável da rotação da Terra.

Em resumo, o Efeito Coriolis é um fenômeno fascinante que desempenha um papel crucial em nossa compreensão dos processos naturais que ocorrem na Terra e em outros sistemas de referência rotacional. Embora seja uma pseudoforça, é fundamental para a previsão do tempo e do clima, e sua compreensão pode ter implicações significativas para various campos, como a meteorologia, a oceanografia e a aviação.

Além disso, é importante notar que o Efeito Coriolis pode ser observado em diferentes escalas, desde a formação de ciclones e anticiclones em grandes escalas, até a circulação de ar em uma sala. Isso significa que, embora seja um fenômeno complexo, ele pode ser observado e estudado em diferentes contextos.

Por fim, é importante lembrar que o Efeito Coriolis é um exemplo clássico de como a física pode ser usada para explicar fenômenos naturais. Ao compreender como a rotação da Terra afeta os objetos em movimento, podemos ganhar insights valiosos sobre como o mundo funciona e como podemos melhorar nossas previsões e entendimentos sobre o clima e o tempo.

Questão 16

No século XVI, o astrônomo polonês
Nicolaus Copernicus trocou a visão
tradicional do movimento planetário
centrado na Terra por um em que o Sol
está no centro e os planetas giram em
torno deste em órbitas circulares.
Entretanto, no século XVII, o
astrônomo e matemático alemão
Johannes Kepler descobriu que as
órbitas planetárias não eram círculos,
mas elipses. Seus estudos deram origem
às Leis de Kepler. Nesse sentido, a
primeira lei de Kepler expõe que

  • A)cada planeta revolve em torno do Sol em uma órbita elíptica, com o Sol ocupando um dos focos da elipse.
  • B)todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele.
  • C)os quadrados dos períodos orbitais dos planetas são proporcionais aos cubos dos semieixos maiores das órbitas.
  • D)a linha reta que une o Sol ao planeta varre áreas iguais em intervalos de tempo iguais.
  • E)a atração gravitacional entre os corpos do universo se dá na razão direta de suas massas e inversa ao quadrado da distância que os separam.
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A alternativa correta é A)

Essa lei fundamental revoluciona a compreensão dos movimentos planetários e abre caminho para avanços significativos na astronomia. A descoberta de Kepler ajuda a explicar por que os planetas se movem em velocidades diferentes ao longo de suas órbitas, e como suas distâncias do Sol variam ao longo do tempo.Além disso, as Leis de Kepler também pavimentaram o caminho para que outros científicos fizessem novas descobertas. Por exemplo, o trabalho de Kepler inspirou Isaac Newton a desenvolver sua teoria da gravitação universal. Newton usou as leis de Kepler como base para sua famosa equação da gravitação, que descreve a força que atrai objetos uns aos outros.As Leis de Kepler também tiveram um impacto profundo na navegação e na exploração espacial. Ao entender como os planetas se movem, os astrônomos puderam prever com precisão as posições dos planetas e dos asteroides, o que permitiu que as missões espaciais fossem planejadas com mais eficácia.Hoje em dia, as Leis de Kepler continuam a ser fundamentais para a compreensão do universo. Elas são usadas para estudar exoplanetas, estrelas binárias e outros fenômenos astronômicos complexos. Além disso, as leis de Kepler também inspiram novas gerações de científicos e engenheiros a explorar o espaço e a descobrir novos segredos do universo.

Em resumo, as Leis de Kepler são um marco importante na história da ciência, e sua descoberta revolucionou a compreensão do universo. São um exemplo de como a curiosidade e a determinação podem levar a avanços significativos em nossa compreensão do mundo e do universo.

Questão 17

O Eixo temático III – Construindo modelos, apresentado pelos conteúdos básicos curriculares
(CBC) de Ciências de Minas Gerais sugere, no tema “O mundo muito grande”, o trabalho com os
conteúdos relacionados a modelos simples para estudo do cosmo, passando pelo aprendizado
dos modelos heliocêntrico e geocêntrico, movimentos da Terra, dentre outros aspectos vinculados
ao estudo das galáxias, astros e fenômenos relacionados.
Sobre a relação existente entre os movimentos da Terra, da Lua e suas posições relativas ao Sol,
é CORRETO afirmar que:

  • A)os fenômenos de solstício e equinócio são determinados pelos movimentos de rotação e translação da Terra, marcando, respectivamente, o início do verão ou inverno e da primavera ou outono.
  • B)o movimento de translação da Terra determina as estações do ano, estando o verão relacionado à proximidade do planeta em relação Sol, e o inverno, por seu distanciamento.
  • C)os eclipses lunar e solar estão relacionados com o movimento de translação da Lua, sendo considerado eclipse solar quando existe o perfeito alinhamento entre o Sol, a Terra e a Lua, nesta ordem.
  • D)as fases da Lua são determinadas pelo movimento da translação da Lua ao redor do Sol, sendo que a fase de Lua cheia, observada no hemisfério sul, apresenta a Lua posicionada entre o Sol e a Terra.
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A alternativa correta é A)

A alternativa A) é a correta, pois os fenômenos de solstício e equinócio são, de fato, determinados pelos movimentos de rotação e translação da Terra. O movimento de rotação da Terra é responsável pelo ciclo dia-noite, enquanto o movimento de translação da Terra em torno do Sol é responsável pelas estações do ano. Durante o ano, a Terra realiza uma volta completa em torno do Sol, o que faz com que a inclinação dos raios solares varie, resultando nas diferentes estações. Quando a Terra está inclinada em direção ao Sol, recebemos mais radiação solar, o que caracteriza o verão, e quando está inclinada para longe do Sol, recebemos menos radiação solar, o que caracteriza o inverno. Já os equinócios ocorrem quando a Terra está em uma posição específica em sua órbita, de forma que o dia e a noite tenham igual duração em todo o planeta.
É importante destacar que as outras alternativas apresentam erros conceituais importantes. A alternativa B) afirma que o movimento de translação da Terra determina as estações do ano, o que é parcialmente verdadeiro, pois é a combinação do movimento de translação com a inclinação da Terra que determina as estações. Além disso, a proximidade ou distanciamento da Terra em relação ao Sol não é a principal causa das estações do ano.
Já a alternativa C) apresenta um erro grave, pois os eclipses lunar e solar não estão relacionados com o movimento de translação da Lua, mas sim com a posição relativa da Terra, Lua e Sol. Os eclipses lunares ocorrem quando a Terra se encontra entre o Sol e a Lua, enquanto os eclipses solares ocorrem quando a Lua se encontra entre o Sol e a Terra.
Por fim, a alternativa D) também apresenta um erro conceitual, pois as fases da Lua são determinadas pelo movimento de rotação da Terra e pela posição relativa da Terra e Lua em relação ao Sol. A Lua apresenta fases diferentes à medida que orbita em torno da Terra, e essas fases são determinadas pela quantidade de iluminação solar que a Lua recebe.
Em resumo, é fundamental entender os movimentos da Terra e sua relação com as estações do ano e os fenômenos astronômicos, como eclipses e fases lunares, para poder responder corretamente a essa questão.

Questão 18

Leia as afirmativas a seguir:
I. Células especializadas, denominadas hemoglobinas, compõem o
sistema nervoso humano.
II. A Terra reúne condições propícias para a existência de vida,
como a presença da atmosfera e da água em estado líquido.
III. O município deve exercer a ação redistributiva em relação às
suas escolas.
Marque a alternativa CORRETA:

  • A)Nenhuma afirmativa está correta.
  • B)Está correta a afirmativa II, apenas.
  • C)Estão corretas as afirmativas I e II, apenas.
  • D)Estão corretas as afirmativas II e III, apenas.
  • E)Todas as afirmativas estão corretas.
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A alternativa correta é D)

Vamos analisar cada uma das afirmativas apresentadas:

I. Células especializadas, denominadas hemoglobinas, compõem o sistema nervoso humano.

Essa afirmativa está INCORRETA. A hemoglobina é uma proteína encontrada nos glóbulos vermelhos do sangue, responsável por transportar oxigênio nos organismos. Ela não compõe o sistema nervoso humano.

II. A Terra reúne condições propícias para a existência de vida, como a presença da atmosfera e da água em estado líquido.

Essa afirmativa está CORRETA. A Terra tem condições ideais para a vida, como a presença de uma atmosfera que protege a superfície do planeta e a água em estado líquido, essencial para a sobrevivência de todas as formas de vida.

III. O município deve exercer a ação redistributiva em relação às suas escolas.

Essa afirmativa está CORRETA. É papel do município garantir que as escolas públicas sejam equipadas e funcionem de forma adequada, o que inclui a redistribuição de recursos para que todas as escolas tenham condições de oferecer uma educação de qualidade.

Portanto, a alternativa CORRETA é a D) Estão corretas as afirmativas II e III, apenas.

Essa questão avalia a capacidade do candidato de analisar e julgar a correção ou não de afirmativas relacionadas a diferentes áreas do conhecimento, como biologia, geografia e política.

É fundamental, portanto, que o candidato tenha conhecimentos básicos em cada uma dessas áreas para poder avaliar corretamente as afirmativas apresentadas.

Além disso, é importante lembrar que a capacidade de julgamento e análise crítica é essencial para qualquer área do conhecimento, e essa questão é um exemplo disso.

Em resumo, a resposta certa é a D) Estão corretas as afirmativas II e III, apenas.

Questão 19

O movimento de divulgação da ideia de que a Terra é plana é um pensamento anti-intelectual em ascensão no mundo inteiro.
Defensores desta ideia refutam algumas hipóteses, leis e teorias bem estabelecidas que sustentam a ideia de que a Terra é esférica.
Avalie os argumentos abaixo elencados, usados em discussões sobre esta controvérsia.
I- Eclipses lunares: o Sol projeta a sombra esférica da Terra na Lua.

II-
Nascer e pôr do Sol: pessoas em diferentes continentes não veem ao mesmo tempo o nascer ou o pôr do Sol.

III-
Durações dos dias e das noites: os dias e as noites têm o mesmo tempo de duração em todos os locais do planeta.

IV-
Estações do ano: o Sol assume diferentes órbitas com diferentes tamanhos de raios, fazendo com que se aproxime ou se afaste dos
trópicos, originando assim as estações do ano.

V-
Volta o mundo: seguindo-se sempre numa mesma direção é possível retornar ao ponto de partida, ao invés de se chegar a uma
borda ou se afastar indefinidamente da origem.
VI- Observação no horizonte: ao observarmos um barco desaparecer no horizonte ele vai ficando cada vez menor até que não seja
mais possível vê-lo.
Para contra argumentar a ideia da Terra plana com a exposição de evidências de que a Terra é esférica, docentes de ciências devem se
respaldar em argumentos tais como os citados em:

  • A)II, IV e V apenas.
  • B)I, III e VI apenas.
  • C)I, II e V apenas.
  • D)III, IV e VI apenas.
  • E)I, II, III, IV, V e VI.
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A alternativa correta é C)

Ao analisar esses argumentos, é importante notar que eles se baseiam em observações cotidianas e científicas que comprovam a forma esférica da Terra. É fundamental que os defensores da teoria da Terra esférica sejam capazes de apresentar essas evidências de forma clara e objetiva, para que possam ser compreendidas por todos.
Um dos principais erros dos defensores da teoria da Terra plana é a falta de compreensão sobre como as leis da física e da astronomia se aplicam ao nosso planeta. Eles muitas vezes se baseiam em observações superficiais ou em interpretações erradas de fenômenos naturais.
Por outro lado, os argumentos apresentados acima (I-VI) são baseados em observações e princípios científicos bem estabelecidos. Eles demonstram que a forma esférica da Terra é uma realidade que pode ser comprovada por meio de observações cotidianas e experimentos científicos.
Portanto, é fundamental que os docentes de ciências estejam preparados para apresentar essas evidências de forma clara e objetiva, para que possam ajudar a combater a disseminação de ideias anti-intelectuais e promover a compreensão científica sobre a forma da Terra.
Além disso, é importante que os professores estejam cientes das estratégias que os defensores da teoria da Terra plana utilizam para tentar convencer as pessoas de suas ideias. Isso pode incluir a distorção de fatos científicos, a manipulação de imagens e a criação de teorias conspiratórias.
Ao estar preparado para contrapor essas estratégias com argumentos científicos sólidos, os professores podem ajudar a promover a compreensão científica e a crítica sobre as ideias anti-intelectuais.
Em resumo, é fundamental que os docentes de ciências estejam preparados para apresentar argumentos científicos sólidos para combater a disseminação da teoria da Terra plana e promover a compreensão científica sobre a forma do nosso planeta.
A correta compreensão da forma da Terra é fundamental para a compreensão de muitos fenômenos naturais e para o desenvolvimento de tecnologias que dependem da compreensão científica do nosso planeta.
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Questão 20

Devido aos movimentos da Terra, Lua e o Sol, um eclipse
solar apenas poderá ocorrer durante a fase de:

  • A)lua Cheia.
  • B)lua Crescente.
  • C)lua Minguante.
  • D)lua Nova.
  • E)lua Crescente ou lua Minguante.
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A alternativa correta é D)

Here is the continued text in Portuguese (Brazil) using the specified HTML format:

Devido aos movimentos da Terra, Lua e o Sol, um eclipse solar apenas poderá ocorrer durante a fase de:

  • A)lua Cheia.
  • B)lua Crescente.
  • C)lua Minguante.
  • D)lua Nova.
  • E)lua Crescente ou lua Minguante.

O gabarito correto é D). Isso ocorre porque, durante a lua nova, a Lua está posicionada entre a Terra e o Sol, o que significa que a face iluminada da Lua está voltada para a Terra, impedindo que a luz do Sol alcance a Terra. Além disso, é importante notar que o alinhamento necessário para um eclipse solar é muito preciso, portanto, é necessário que a Lua esteja na fase de lua nova para que o eclipse seja visível.

É importante lembrar que os eclipses solares são eventos raros e requerem uma combinação específica de fatores para ocorrer. Além disso, eles também são eventos breves, durando apenas alguns minutos. Portanto, é fundamental que os observadores estejam preparados e em localizações específicas para poderem assistir a esse fenômeno natural.

Os eclipses solares também têm um impacto significativo na ciência, pois permitem que os científicos estudem a atmosfera solar e a coroa solar de forma mais detalhada. Além disso, eles também fornecem uma oportunidade única para os científicos estudarem a interação entre a Terra e o Sol.

Em resumo, os eclipses solares são eventos raros e impressionantes que ocorrem quando a Lua está na fase de lua nova e se encontra no caminho da luz do Sol. Eles são importantes para a ciência e oferecem uma oportunidade única para os observadores assistir a esse fenômeno natural.

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