Questões Sobre Articulação entre os Conteúdos de Ciências e os Temas Transversais - Ciências - concurso
Questão 1
currículo escolar como uma possível alternativa
para que todo conhecimento seja vislumbrado sem
barreiras e fronteiras, dessa forma, onde os
múltiplos conhecimentos possam auxiliar na
resolução de um problema. Dentro desse contexto,
sobre o assunto interdisciplinaridade, marque a
alternativa INCORRETA.
- A)Na interdisciplinaridade os conteúdos de uma área são abordados de tal forma que servem de suporte para as demais áreas e dessa forma, constituindo uma rede de conhecimentos.
- B)A interdisciplinaridade propõe como tema central a fragmentação do saber instituído como forma de estabelecer a individualidade conceitual das matérias ensinadas.
- C)A interdisciplinaridade visa diminuir deficiências do sistema escolar dividido em partes.
- D)A interdisciplinaridade pode ser caracterizada como a interligação entre as diversas áreas do conhecimento humano.
A alternativa correta é B)
A alternativa B) destaca que a interdisciplinaridade propõe como tema central a fragmentação do saber instituído como forma de estabelecer a individualidade conceitual das matérias ensinadas. No entanto, essa afirmação é INCORRETA.
Isso ocorre porque a interdisciplinaridade, em vez de fragmentar o conhecimento, busca justamente o contrário: interligar e integrar os diferentes conteúdos e disciplinas, visando a uma compreensão mais ampla e profunda dos fenômenos estudados. Ao fazê-lo, a interdisciplinaridade permite que os alunos desenvolvam uma visão mais sistêmica e contextualizada do conhecimento, superando as barreiras e fronteiras entre as diferentes áreas do saber.
Além disso, a interdisciplinaridade também permite que os alunos desenvolvam habilidades essenciais para a resolução de problemas complexos, como a capacidade de análise crítica, a criatividade, a flexibilidade e a capacidade de trabalho em equipe. Isso porque, ao estudar um tema ou problema de forma interdisciplinar, os alunos são incentivados a considerar diferentes perspectivas e abordagens, o que os ajuda a desenvolver uma visão mais completa e integrada do conhecimento.
Portanto, é fundamental que os educadores e os estudantes compreendam a importância da interdisciplinaridade no contexto do currículo escolar, e busquem desenvolver estratégias e abordagens que permitam a integração dos conhecimentos e a superação das barreiras entre as disciplinas.
É importante ressaltar que a interdisciplinaridade não é um fim em si mesmo, mas sim um meio para alcançar um objetivo mais amplo: proporcionar uma educação mais completa e integrada, que prepare os alunos para os desafios do século XXI. Nesse sentido, a interdisciplinaridade é uma ferramenta essencial para a construção de uma sociedade mais justa, equitativa e sustentável.
Em síntese, a interdisciplinaridade é uma abordagem educacional que busca superar as barreiras entre as disciplinas e integrar os conhecimentos, visando a uma compreensão mais profunda e completa dos fenômenos estudados. É fundamental que os educadores e os estudantes compreendam a importância da interdisciplinaridade e busquem desenvolver estratégias e abordagens que permitam a integração dos conhecimentos e a superação das barreiras entre as disciplinas.
Questão 2
No estudo de Ciências a importância dos alunos
tem seu papel, uma vez que como sujeitos, os mesmos estão inseridos no meio natural (âmbito
científico), no meio artificialmente construído
(âmbito tecnológico) e no meio social (âmbito
social) o que desse modo podem ter condições de
avaliar e participar das decisões que interferem no
seu próprio contexto. O pensamento das Ciências
em uma perspectiva cidadã é pensar além dos
conhecimentos isolados, sendo necessário articular
esses conhecimentos aos aspectos da inter-relação
entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).
Sendo que essa inter-relação é a base que constitui
a CTS defendida por muitos pesquisadores da área
de Ciências.
Dessa forma, alguns objetivos estão
correlacionados ao CTS, EXCETO:
- A)Formar cidadãos científica e tecnologicamente alfabetizados para que sejam capazes de tomar decisões.
- B)Desenvolver o pensamento crítico e a dependência intelectual dos alunos.
- C)Discutir as implicações sociais e éticas relacionadas ao uso da Ciência-Tecnologia (CT).
- D)Desenvolver a capacidade e o interesse dos estudantes em relacionar a Ciência com os aspectos tecnológicos e sociais.
A alternativa correta é B)
Além disso, ao considerar a inter-relação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), é fundamental que os alunos desenvolvam uma visão crítica e reflexiva sobre o papel da Ciência e da Tecnologia na sociedade. Isso permitirá que eles compreendam como as decisões científicas e tecnológicas afetam a vida das pessoas e do planeta, e como podem contribuir para uma sociedade mais justa e sustentável.
Nesse sentido, o estudo das Ciências deve ir além da simples transmissão de conhecimentos, e buscar promover uma aprendizagem mais profunda e significativa. Os alunos devem ser incentivados a questionar, a analisar e a avaliar as informações, e a desenvolver suas próprias conclusões e opiniões.
Além disso, a abordagem CTS pode ajudar a superar a fragmentação do conhecimento, permitindo que os alunos compreendam como as diferentes áreas do conhecimento se relacionam e se influenciam mutuamente. Isso pode contribuir para uma visão mais holística e integrada do mundo, e para a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis.
Portanto, ao considerar os objetivos do estudo das Ciências, é fundamental que sejam priorizados aqueles que promovem a formação de cidadãos críticos, reflexivos e responsáveis, capazes de participar ativamente na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.
Já o objetivo de desenvolver a dependência intelectual dos alunos, como mencionado na opção B, não é condizente com a abordagem CTS, pois essa abordagem busca promover a autonomia e a crítica, e não a dependência.
Em resumo, a abordagem CTS é fundamental para a formação de cidadãos científica e tecnologicamente alfabetizados, capazes de participar ativamente na construção de uma sociedade mais justa e sustentável. É importante que os objetivos do estudo das Ciências sejam priorizados de acordo com essa perspectiva, para que os alunos possam desenvolver uma visão crítica e reflexiva sobre o papel da Ciência e da Tecnologia na sociedade.
Questão 3
integrados diversos temas, tais como, as questões
sociais, o ambiente, a saúde, a orientação sexual, a
ética e a pluralidade cultural. Dessa forma, como é
possível que o ensino de Ciências consiga atingir o
objetivo de ser uma ciência transformadora da
realidade do aluno? Julgue os itens que se seguem
como (V) verdadeiros ou (F) falsos.
sociais e situações reais que transversalmente
estejam articuladas aos conceitos científicos.
científico desarticulada das questões sociais e
políticas.
arte de ensinar Ciências deve ser contemplada com o
professor como figura principal e exclusivo do
processo de ensino-aprendizagem.
sequência CORRETA dos itens acima, de cima para
baixo:
- A)I.F, II.V, III.V.
- B)I.V, II.V, III.V.
- C)I.V, II.F, III.V.
- D)I.V, II.F, III.F.
A alternativa correta é D)
Questão 4
Com relação às Ciências Naturais e a Tecnologia, considere a alternativa incorreta:
- A)Ciência e Tecnologia são heranças culturais; conhecimento e recriação da natureza.
- B)Ao lado da mitologia, das artes e da linguagem, a tecnologia é um traço fundamental do desenvolvimento humano.
- C)Atualmente, em meio à industrialização intensa e à urbanização concentrada, também potenciada pelos conhecimentos científicos e tecnológicos, conta-se com a pílula anticoncepcional, com a sofisticação da medicina científica das tomografias computadorizadas e com a enorme difusão da teleinformática.
- D)As Ciências Naturais, em seu conjunto, incluindo inúmeros ramos da Astronomia, da Biologia, da Física, da Química e das Geociências, estudam diferentes conjuntos de fenômenos naturais e geram representações do mundo ao buscar compreensão sobre o Universo, o espaço, o tempo, a matéria, o ser humano, a vida, seus processos e transformações.
A alternativa correta é B)
Isso ocorre porque a alternativa B) apresenta uma afirmação muito genérica e superficial sobre a tecnologia, tornando-a uma opção menos precisa e detalhada em relação às outras alternativas.
Por outro lado, a alternativa A) destaca a importância da ciência e tecnologia como heranças culturais, mostrando que elas são construídas sobre conhecimentos prévios e que há uma relação de recriação com a natureza.
Já a alternativa C) apresenta uma lista de realizações científicas e tecnológicas que tiveram impacto significativo na sociedade, como a pílula anticoncepcional, as tomografias computadorizadas e a teleinformática.
A alternativa D) é a que mais se aproxima da definição das Ciências Naturais, apresentando uma visão mais ampla e abrangente dos estudos que envolvem a Astronomia, Biologia, Física, Química e Geociências.
Portanto, é correto concluir que a alternativa B) é a mais genérica e superficial, o que a torna a opção incorreta.
Além disso, é importante notar que as Ciências Naturais e a Tecnologia estão intimamente ligadas e se influenciam mutuamente. As descobertas científicas podem levar a inovações tecnológicas, e vice-versa.
Por exemplo, o desenvolvimento de novas tecnologias pode permitir a coleta de dados mais precisos e a realização de experimentos mais complexos, o que pode levar a novas descobertas científicas.
Já as descobertas científicas podem levar a uma melhor compreensão dos fenômenos naturais, o que pode permitir o desenvolvimento de tecnologias mais eficientes e sustentáveis.
Essa interação entre as Ciências Naturais e a Tecnologia é fundamental para o avanço do conhecimento e para o desenvolvimento de soluções para os desafios que enfrentamos.
Portanto, é importante que os estudantes compreendam a relação entre as Ciências Naturais e a Tecnologia e como elas se influenciam mutuamente.
Isso pode ser feito através de estudos interdisciplinares, que abordem tanto os aspectos científicos quanto os tecnológicos de um determinado problema ou fenômeno.
Além disso, é fundamental que os estudantes desenvolvam habilidades críticas e reflexivas, para que possam analisar e avaliar as implicações das descobertas científicas e das inovações tecnológicas.
Dessa forma, eles estarão melhor preparados para enfrentar os desafios do futuro e para contribuir para o desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras.
Questão 5
Fundamental, analisar a sentença abaixo:
celestes, muito por conta da exploração e valorização dessa
temática pelos meios de comunicação, brinquedos, desenhos
animados e livros infantis (1ª parte). As características dos
seres vivos são trabalhadas a partir das ideias,
representações, disposições emocionais e afetivas que os
alunos trazem para a escola. Esses saberes dos alunos vão
sendo organizados a partir de observações orientadas, com
ênfase na compreensão dos seres vivos do entorno, como
também dos elos nutricionais que se estabelecem entre eles
no ambiente natural (2ª parte). As crianças já se envolvem
com uma série de objetos, materiais e fenômenos em sua
vivência diária e na relação com o entorno. Tais experiências
são o ponto de partida para possibilitar a construção das
primeiras noções sobre os materiais, seus usos e suas
propriedades, bem como sobre suas interações com luz, som,
calor, eletricidade e umidade, entre outros elementos
(3ª parte).
- A)Totalmente correta
- B)Correta somente em suas 1ª e 2ª partes.
- C)Correta somente em suas 1ª e 3ª partes.
- D)Correta somente em suas 2ª e 3ª partes
- E)Totalmente incorreta
A alternativa correta é A)
A sentença está correta em sua totalidade, pois apresenta uma visão coerente e consistente sobre o ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Questão 6
quarto ciclos (1998), “é essencial considerar o desenvolvimento cognitivo dos estudantes,
relacionado a suas experiências, sua idade, sua identidade cultural e social, e os diferentes
significados e valores que as Ciências Naturais podem ter para eles, para que a aprendizagem
seja significativa.” No ensino fundamental, os objetivos de Ciências Naturais devem ser
elaborados para que o aluno possa desenvolver competências e capacidades que lhe permitam
utilizar os conhecimentos de natureza científica e tecnológica, no seu cotidiano, como
mecanismos para compreender o mundo e atuar mais efetivamente como indivíduo e como
cidadão. Algumas destas capacidades são:
que devem ser promovidos pela ação de diferentes agentes.
elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos,
atitudes e valores desenvolvidos no aprendizado escolar.
construção coletiva do conhecimento.
meio de definições enciclopédicas e classificações memorizadas, a partir da
observação direta dos fenômenos naturais ou tecnológicos.
- A)I, II, III.
- B)I, II, IV.
- C)I, III, IV.
- D)II,III,IV.
A alternativa correta é A)
Questão 7
Com relação aos temas transversais abordados no ensino de ciências, faça as associações corretas:
- A)1 – 2 – 3 – 5 – 4
- B)2 – 1 – 3 – 5 – 4
- C)3 – 2 – 1 – 4 – 5
- D)4 – 2 – 3 – 5 – 1
- E)5 – 2 – 1 – 4 – 3
A alternativa correta é B)
Com relação aos temas transversais abordados no ensino de ciências, faça as associações corretas:
- A)1 – 2 – 3 – 5 – 4
- B)2 – 1 – 3 – 5 – 4
- C)3 – 2 – 1 – 4 – 5
- D)4 – 2 – 3 – 5 – 1
- E)5 – 2 – 1 – 4 – 3
A resposta certa é B) 2 – 1 – 3 – 5 – 4. Isso ocorre porque:
A afirmação "( ) reconhecer a diversidade como um direito dos povos e dos indivíduos, repudiando toda forma de discriminação por raça, classe, crença religiosa e sexo" está relacionada ao tema de pluralidade cultural (2).
A afirmação "( ) adotar atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças sociais, discutindo a moral vigente e tentando compreender os valores presentes na sociedade atual" está relacionada ao tema de ética (1).
A afirmação "( ) perceber relações que condicionam a vida para posicionar-se de forma crítica diante do mundo, dominar métodos de manejo e conservação ambiental" está relacionada ao tema de meio ambiente (3).
A afirmação "( ) respeitar a diversidade de comportamento relativo à sexualidade, conhecer seu corpo e expressar seus sentimentos, respeitando os seus afetos e do outro" está relacionada ao tema de orientação sexual (5).
A afirmação "( ) é produzida nas relações com o meio físico e social, identificando fatores de risco aos indivíduos que necessitam adotar hábitos de autocuidado" está relacionada ao tema de saúde (4).
Portanto, a sequência correta é 2 – 1 – 3 – 5 – 4.
Questão 8
Analise o texto abaixo.
Educação Nacional que os currículos (1) devem ter uma (2) , a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte (3) , exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.
lacunas numeradas do texto.
- A)(1) da educação infantil e do ensino fundamental ; (2) grade específica ; (3) diversificada
- B)(1) do ensino médio e da graduação ; (2) base regional ; (3) específica
- C)(1) do ensino médio e da graduação ; (2) base nacional comum ; (3) específica
- D)(1) do ensino fundamental e médio ; (2) base nacional comum ; (3) diversificada
- E)(1) da educação infantil e do ensino fundamental e do ensino médio ; (2) base regional comum ; (3) diversificada
A alternativa correta é D)
Analise o texto abaixo.
- A) (1) da educação infantil e do ensino fundamental ; (2) grade específica ; (3) diversificada
- B) (1) do ensino médio e da graduação ; (2) base regional ; (3) específica
- C) (1) do ensino médio e da graduação ; (2) base nacional comum ; (3) específica
- D) (1) do ensino fundamental e médio ; (2) base nacional comum ; (3) diversificada
- E) (1) da educação infantil e do ensino fundamental e do ensino médio ; (2) base regional comum ; (3) diversificada
Questão 9
a adoção de algumas orientações didáticas, como as
apresentadas a seguir.
adotadas na sequência
- A)1, 2, 3 e 4.
- B)2, 1, 3 e 4.
- C)3, 1, 3 e 4.
- D)3, 2, 1 e 4.
- E)4, 1, 2 e 3.
A alternativa correta é A)
- A)1, 2, 3 e 4.
- B)2, 1, 3 e 4.
- C)3, 1, 3 e 4.
- D)3, 2, 1 e 4.
- E)4, 1, 2 e 3.
Questão 10
O conceito de “pulsação” costuma ser utilizado como medida em diferentes áreas do conhecimento. O conceito de pulsação
utilizado com correção e propriedade, em artes (I) e ciências (II), respectivamente, corresponde a:
- A)I. Movimento corporal que compõe diferentes estilos de dança. II. Processo de inspiração pulmonar iniciado nas fossas nasais.
- B)I. O tempo da música utilizado para fazer uma comparação da duração das notas e dos silêncios. II. Ciclo de movimentos de expansão e relaxamento das artérias do corpo.
- C)I. Capacidade de propagação sonora a partir da intensidade de vibração do corpo/objeto. II. Parte dos membros superiores localizada entre a região das mãos e braços.
- D)I. Sequência de saltos e ou deslocamentos de afastamento do solo na expressão corporal. II. Movimento involuntário do intestino com o objetivo de empurrar o bolo alimentar.
- E)I. Ato de encantamento e Identificação frente a uma obra de arte. II. Deslocamento dos pulsos para movimentar as mãos.
A alternativa correta é B)
Além disso, é interessante notar que o conceito de pulsação pode ser aplicado em diferentes contextos, como por exemplo, na medicina, onde se refere ao movimento rítmico das artérias decorrente da contração do coração; em música, onde é utilizado para definir o ritmo ou compasso de uma composição; ou ainda em física, onde é empregado para descrever as oscilações periódicas de um sistema.
Em artes, a pulsação pode ser utilizada para descrever o ritmo ou o movimento de uma performance, como por exemplo, em uma dança ou em uma apresentação de música. Já em ciências, a pulsação pode ser utilizada para descrever processos biológicos, como a pulsação cardíaca ou a pulsação respiratória.
É importante notar que o conceito de pulsação é amplo e pode ser aplicado em diferentes áreas do conhecimento, desde que seja utilizado de forma correta e precisa. Além disso, é fundamental entender que a pulsação pode ter diferentes significados dependendo do contexto em que é utilizada.
Em resumo, o conceito de pulsação é uma ferramenta importante para descrever e analisar diferentes fenômenos em diversas áreas do conhecimento. É fundamental entender seu significado e aplicação correta para evitar confusões e erros.
Além disso, é interessante notar que a pulsação pode ser utilizada de forma metafórica para descrever outros fenômenos, como por exemplo, a pulsação de uma cidade ou a pulsação de uma sociedade. Nesse sentido, a pulsação pode ser vista como um conceito que une diferentes áreas do conhecimento e permite uma compreensão mais profunda e ampla dos fenômenos que estudamos.
Em conclusão, o conceito de pulsação é uma ferramenta importante e versátil que pode ser aplicada em diferentes áreas do conhecimento. É fundamental entender seu significado e aplicação correta para evitar confusões e erros, e para poder utilizar essa ferramenta de forma eficaz em nossos estudos e análises.