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Questões Sobre Articulação entre os Conteúdos de Ciências e os Temas Transversais - Ciências - concurso

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Questão 1

A interdisciplinaridade surge no contexto do
currículo escolar como uma possível alternativa
para que todo conhecimento seja vislumbrado sem
barreiras e fronteiras, dessa forma, onde os
múltiplos conhecimentos possam auxiliar na
resolução de um problema. Dentro desse contexto,
sobre o assunto interdisciplinaridade, marque a
alternativa INCORRETA.

  • A)Na interdisciplinaridade os conteúdos de uma área são abordados de tal forma que servem de suporte para as demais áreas e dessa forma, constituindo uma rede de conhecimentos.
  • B)A interdisciplinaridade propõe como tema central a fragmentação do saber instituído como forma de estabelecer a individualidade conceitual das matérias ensinadas.
  • C)A interdisciplinaridade visa diminuir deficiências do sistema escolar dividido em partes.
  • D)A interdisciplinaridade pode ser caracterizada como a interligação entre as diversas áreas do conhecimento humano.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é B)

A alternativa B) destaca que a interdisciplinaridade propõe como tema central a fragmentação do saber instituído como forma de estabelecer a individualidade conceitual das matérias ensinadas. No entanto, essa afirmação é INCORRETA.

Isso ocorre porque a interdisciplinaridade, em vez de fragmentar o conhecimento, busca justamente o contrário: interligar e integrar os diferentes conteúdos e disciplinas, visando a uma compreensão mais ampla e profunda dos fenômenos estudados. Ao fazê-lo, a interdisciplinaridade permite que os alunos desenvolvam uma visão mais sistêmica e contextualizada do conhecimento, superando as barreiras e fronteiras entre as diferentes áreas do saber.

Além disso, a interdisciplinaridade também permite que os alunos desenvolvam habilidades essenciais para a resolução de problemas complexos, como a capacidade de análise crítica, a criatividade, a flexibilidade e a capacidade de trabalho em equipe. Isso porque, ao estudar um tema ou problema de forma interdisciplinar, os alunos são incentivados a considerar diferentes perspectivas e abordagens, o que os ajuda a desenvolver uma visão mais completa e integrada do conhecimento.

Portanto, é fundamental que os educadores e os estudantes compreendam a importância da interdisciplinaridade no contexto do currículo escolar, e busquem desenvolver estratégias e abordagens que permitam a integração dos conhecimentos e a superação das barreiras entre as disciplinas.

É importante ressaltar que a interdisciplinaridade não é um fim em si mesmo, mas sim um meio para alcançar um objetivo mais amplo: proporcionar uma educação mais completa e integrada, que prepare os alunos para os desafios do século XXI. Nesse sentido, a interdisciplinaridade é uma ferramenta essencial para a construção de uma sociedade mais justa, equitativa e sustentável.

Em síntese, a interdisciplinaridade é uma abordagem educacional que busca superar as barreiras entre as disciplinas e integrar os conhecimentos, visando a uma compreensão mais profunda e completa dos fenômenos estudados. É fundamental que os educadores e os estudantes compreendam a importância da interdisciplinaridade e busquem desenvolver estratégias e abordagens que permitam a integração dos conhecimentos e a superação das barreiras entre as disciplinas.

Questão 2

No estudo de Ciências a importância dos alunos
tem seu papel, uma vez que como sujeitos, os mesmos estão inseridos no meio natural (âmbito
científico), no meio artificialmente construído
(âmbito tecnológico) e no meio social (âmbito
social) o que desse modo podem ter condições de
avaliar e participar das decisões que interferem no
seu próprio contexto. O pensamento das Ciências
em uma perspectiva cidadã é pensar além dos
conhecimentos isolados, sendo necessário articular
esses conhecimentos aos aspectos da inter-relação
entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).
Sendo que essa inter-relação é a base que constitui
a CTS defendida por muitos pesquisadores da área
de Ciências.

Dessa forma, alguns objetivos estão
correlacionados ao CTS, EXCETO: 

  • A)Formar cidadãos científica e tecnologicamente alfabetizados para que sejam capazes de tomar decisões.
  • B)Desenvolver o pensamento crítico e a dependência intelectual dos alunos.
  • C)Discutir as implicações sociais e éticas relacionadas ao uso da Ciência-Tecnologia (CT).
  • D)Desenvolver a capacidade e o interesse dos estudantes em relacionar a Ciência com os aspectos tecnológicos e sociais.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é B)

Além disso, ao considerar a inter-relação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), é fundamental que os alunos desenvolvam uma visão crítica e reflexiva sobre o papel da Ciência e da Tecnologia na sociedade. Isso permitirá que eles compreendam como as decisões científicas e tecnológicas afetam a vida das pessoas e do planeta, e como podem contribuir para uma sociedade mais justa e sustentável.

Nesse sentido, o estudo das Ciências deve ir além da simples transmissão de conhecimentos, e buscar promover uma aprendizagem mais profunda e significativa. Os alunos devem ser incentivados a questionar, a analisar e a avaliar as informações, e a desenvolver suas próprias conclusões e opiniões.

Além disso, a abordagem CTS pode ajudar a superar a fragmentação do conhecimento, permitindo que os alunos compreendam como as diferentes áreas do conhecimento se relacionam e se influenciam mutuamente. Isso pode contribuir para uma visão mais holística e integrada do mundo, e para a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis.

Portanto, ao considerar os objetivos do estudo das Ciências, é fundamental que sejam priorizados aqueles que promovem a formação de cidadãos críticos, reflexivos e responsáveis, capazes de participar ativamente na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.

Já o objetivo de desenvolver a dependência intelectual dos alunos, como mencionado na opção B, não é condizente com a abordagem CTS, pois essa abordagem busca promover a autonomia e a crítica, e não a dependência.

Em resumo, a abordagem CTS é fundamental para a formação de cidadãos científica e tecnologicamente alfabetizados, capazes de participar ativamente na construção de uma sociedade mais justa e sustentável. É importante que os objetivos do estudo das Ciências sejam priorizados de acordo com essa perspectiva, para que os alunos possam desenvolver uma visão crítica e reflexiva sobre o papel da Ciência e da Tecnologia na sociedade.

Questão 3

O ensino de Ciências permite que sejam abordados e
integrados diversos temas, tais como, as questões
sociais, o ambiente, a saúde, a orientação sexual, a
ética e a pluralidade cultural. Dessa forma, como é
possível que o ensino de Ciências consiga atingir o
objetivo de ser uma ciência transformadora da
realidade do aluno? Julgue os itens que se seguem
como (V) verdadeiros ou (F) falsos.
I.(__)Destaca-se a contextualização a partir de temas
sociais e situações reais que transversalmente
estejam articuladas aos conceitos científicos.
II.(__)A ciência como promotora do conhecimento
científico desarticulada das questões sociais e
políticas.
III.(__)O eixo norteador da política pedagógica da
arte de ensinar Ciências deve ser contemplada com o
professor como figura principal e exclusivo do
processo de ensino-aprendizagem.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a
sequência CORRETA dos itens acima, de cima para
baixo:

  • A)I.F, II.V, III.V.
  • B)I.V, II.V, III.V.
  • C)I.V, II.F, III.V.
  • D)I.V, II.F, III.F.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

Ao analisar as afirmativas, é possível perceber que o ensino de Ciências visa atingir o objetivo de ser uma ciência transformadora da realidade do aluno ao abordar temas sociais, ambientais, de saúde, orientação sexual, ética e pluralidade cultural. Desta forma, é fundamental que o ensino de Ciências seja contextualizado a partir de temas sociais e situações reais que estejam articuladas aos conceitos científicos, como afirma o item I.Já o item II apresenta uma visão limitada e desarticulada do ensino de Ciências, pois a ciência não pode ser promotora do conhecimento científico desarticulada das questões sociais e políticas. Isso porque a ciência está intrinsicamente ligada às questões sociais e políticas, e não pode ser vista de forma isolada.Quanto ao item III, é importante destacar que o eixo norteador da política pedagógica da arte de ensinar Ciências não deve ser contemplada com o professor como figura principal e exclusivo do processo de ensino-aprendizagem. Isso porque o ensino de Ciências deve ser uma construção coletiva, que envolva alunos, professores e a sociedade como um todo.Portanto, a sequência CORRETA dos itens é I.V, II.F, III.F, que apresenta a visão mais adequada e contextualizada do ensino de Ciências.
É importante ressaltar que o ensino de Ciências deve ser visto como uma oportunidade para transformar a realidade dos alunos, ao abordar temas que afetam diretamente a vida deles e da sociedade. Desta forma, é fundamental que os professores de Ciências sejam capazes de articular os conceitos científicos às questões sociais e políticas, de forma a promover uma educação mais crítica e reflexiva.Além disso, é fundamental que os alunos sejam envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, de forma a torná-los sujeitos ativos na construção do conhecimento. Isso pode ser feito através da utilização de metodologias mais participativas e colaborativas, que permitam aos alunos explorar e aprender de forma mais autônoma.
Em resumo, o ensino de Ciências deve ser visto como uma oportunidade para transformar a realidade dos alunos, ao abordar temas que afetam diretamente a vida deles e da sociedade. É fundamental que os professores de Ciências sejam capazes de articular os conceitos científicos às questões sociais e políticas, de forma a promover uma educação mais crítica e reflexiva.

Questão 4

Com relação às Ciências Naturais e a Tecnologia, considere a alternativa incorreta:

  • A)Ciência e Tecnologia são heranças culturais; conhecimento e recriação da natureza.
  • B)Ao lado da mitologia, das artes e da linguagem, a tecnologia é um traço fundamental do desenvolvimento humano.
  • C)Atualmente, em meio à industrialização intensa e à urbanização concentrada, também potenciada pelos conhecimentos científicos e tecnológicos, conta-se com a pílula anticoncepcional, com a sofisticação da medicina científica das tomografias computadorizadas e com a enorme difusão da teleinformática.
  • D)As Ciências Naturais, em seu conjunto, incluindo inúmeros ramos da Astronomia, da Biologia, da Física, da Química e das Geociências, estudam diferentes conjuntos de fenômenos naturais e geram representações do mundo ao buscar compreensão sobre o Universo, o espaço, o tempo, a matéria, o ser humano, a vida, seus processos e transformações.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é B)

Isso ocorre porque a alternativa B) apresenta uma afirmação muito genérica e superficial sobre a tecnologia, tornando-a uma opção menos precisa e detalhada em relação às outras alternativas.

Por outro lado, a alternativa A) destaca a importância da ciência e tecnologia como heranças culturais, mostrando que elas são construídas sobre conhecimentos prévios e que há uma relação de recriação com a natureza.

Já a alternativa C) apresenta uma lista de realizações científicas e tecnológicas que tiveram impacto significativo na sociedade, como a pílula anticoncepcional, as tomografias computadorizadas e a teleinformática.

A alternativa D) é a que mais se aproxima da definição das Ciências Naturais, apresentando uma visão mais ampla e abrangente dos estudos que envolvem a Astronomia, Biologia, Física, Química e Geociências.

Portanto, é correto concluir que a alternativa B) é a mais genérica e superficial, o que a torna a opção incorreta.

Além disso, é importante notar que as Ciências Naturais e a Tecnologia estão intimamente ligadas e se influenciam mutuamente. As descobertas científicas podem levar a inovações tecnológicas, e vice-versa.

Por exemplo, o desenvolvimento de novas tecnologias pode permitir a coleta de dados mais precisos e a realização de experimentos mais complexos, o que pode levar a novas descobertas científicas.

Já as descobertas científicas podem levar a uma melhor compreensão dos fenômenos naturais, o que pode permitir o desenvolvimento de tecnologias mais eficientes e sustentáveis.

Essa interação entre as Ciências Naturais e a Tecnologia é fundamental para o avanço do conhecimento e para o desenvolvimento de soluções para os desafios que enfrentamos.

Portanto, é importante que os estudantes compreendam a relação entre as Ciências Naturais e a Tecnologia e como elas se influenciam mutuamente.

Isso pode ser feito através de estudos interdisciplinares, que abordem tanto os aspectos científicos quanto os tecnológicos de um determinado problema ou fenômeno.

Além disso, é fundamental que os estudantes desenvolvam habilidades críticas e reflexivas, para que possam analisar e avaliar as implicações das descobertas científicas e das inovações tecnológicas.

Dessa forma, eles estarão melhor preparados para enfrentar os desafios do futuro e para contribuir para o desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras.

Questão 5

Sobre o ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino
Fundamental, analisar a sentença abaixo:
Os estudantes se interessam com facilidade pelos objetos
celestes, muito por conta da exploração e valorização dessa
temática pelos meios de comunicação, brinquedos, desenhos
animados e livros infantis (1ª parte). As características dos
seres vivos são trabalhadas a partir das ideias,
representações, disposições emocionais e afetivas que os
alunos trazem para a escola. Esses saberes dos alunos vão
sendo organizados a partir de observações orientadas, com
ênfase na compreensão dos seres vivos do entorno, como
também dos elos nutricionais que se estabelecem entre eles
no ambiente natural (2ª parte). As crianças já se envolvem
com uma série de objetos, materiais e fenômenos em sua
vivência diária e na relação com o entorno. Tais experiências
são o ponto de partida para possibilitar a construção das
primeiras noções sobre os materiais, seus usos e suas
propriedades, bem como sobre suas interações com luz, som,
calor, eletricidade e umidade, entre outros elementos
(3ª parte).
A sentença está:

  • A)Totalmente correta
  • B)Correta somente em suas 1ª e 2ª partes.
  • C)Correta somente em suas 1ª e 3ª partes.
  • D)Correta somente em suas 2ª e 3ª partes
  • E)Totalmente incorreta
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é A)

A sentença está correta em sua totalidade, pois apresenta uma visão coerente e consistente sobre o ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.


A 1ª parte destaca o interesse natural das crianças pelos objetos celestes, que é despertado pela exposição a meios de comunicação, brinquedos, desenhos animados e livros infantis. Isso é uma realidade comum em muitas culturas e sociedades.

Já a 2ª parte apresenta uma abordagem mais profunda, pois trabalha as características dos seres vivos a partir das ideias, representações, disposições emocionais e afetivas que os alunos trazem para a escola. Isso é fundamental para que os alunos possam construir conhecimentos significativos e contextualizados.

A 3ª parte completa a sentença, mostrando que as crianças já possuem uma série de experiências e conhecimentos prévios sobre objetos, materiais e fenômenos em sua vivência diária e na relação com o entorno. Essas experiências são o ponto de partida para a construção das primeiras noções sobre os materiais, seus usos e suas propriedades, bem como sobre suas interações com luz, som, calor, eletricidade e umidade, entre outros elementos.

Portanto, a sentença apresenta uma visão coerente e consistente sobre o ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, destacando a importância de trabalhar a partir das experiências e conhecimentos prévios dos alunos, bem como a necessidade de abordar temas como os objetos celestes, seres vivos e materiais de forma contextualizada e significativa.

Questão 6

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais para os terceiro e
quarto ciclos (1998), “é essencial considerar o desenvolvimento cognitivo dos estudantes,
relacionado a suas experiências, sua idade, sua identidade cultural e social, e os diferentes
significados e valores que as Ciências Naturais podem ter para eles, para que a aprendizagem
seja significativa.” No ensino fundamental, os objetivos de Ciências Naturais devem ser
elaborados para que o aluno possa desenvolver competências e capacidades que lhe permitam
utilizar os conhecimentos de natureza científica e tecnológica, no seu cotidiano, como
mecanismos para compreender o mundo e atuar mais efetivamente como indivíduo e como
cidadão. Algumas destas capacidades são:
I. Compreender a saúde pessoal, social e ambiental como bens individuais e coletivos
que devem ser promovidos pela ação de diferentes agentes.
II. Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de
elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos,
atitudes e valores desenvolvidos no aprendizado escolar.
III. Valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação crítica e cooperativa para a
construção coletiva do conhecimento.
IV. Compreender a Ciência como um processo de construção de conhecimentos por
meio de definições enciclopédicas e classificações memorizadas, a partir da
observação direta dos fenômenos naturais ou tecnológicos.
São capacidades que o aluno deve ter desenvolvido ao final do ensino fundamental:
Marque a alternativa CORRETA.

  • A)I, II, III.
  • B)I, II, IV.
  • C)I, III, IV.
  • D)II,III,IV.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é A)

Portanto, ao final do ensino fundamental, é esperado que o aluno tenha desenvolvido as capacidades I, II e III, que lhe permitem compreender a saúde pessoal, social e ambiental, formular questões e propor soluções para problemas reais, e valorizar o trabalho em grupo. Essas capacidades são fundamentais para que o aluno possa utilizar os conhecimentos de natureza científica e tecnológica no seu cotidiano, como mecanismos para compreender o mundo e atuar mais efetivamente como indivíduo e como cidadão.
Além disso, essas capacidades também permitem que o aluno desenvolva uma visão mais crítica e reflexiva sobre o mundo, podendo identificar problemas e propor soluções que contribuam para o bem-estar individual e coletivo. Desta forma, o ensino de Ciências Naturais no ensino fundamental deve ser orientado para desenvolver essas capacidades, de forma que o aluno possa se tornar um cidadão mais consciente e responsável.
É importante ressaltar que a aprendizagem das Ciências Naturais não deve ser apenas uma transmissão de conhecimentos, mas sim um processo de construção de conhecimentos que envolva a participação ativa do aluno. O professor deve criar um ambiente de aprendizagem que incentive a curiosidade, a experimentação e a reflexão, de forma que o aluno possa desenvolver suas próprias hipóteses e teorias sobre o mundo natural.
Portanto, ao avaliar a aprendizagem dos alunos, é fundamental considerar se eles desenvolveram as capacidades I, II e III, que são essenciais para que possam utilizar os conhecimentos de natureza científica e tecnológica no seu cotidiano. A alternativa A) é a correta, pois lista as capacidades que o aluno deve ter desenvolvido ao final do ensino fundamental.

Questão 7

Com relação aos temas transversais abordados no ensino de ciências, faça as associações corretas:

Coluna 1
1. Ética
2. Pluralidade cultural
3. Meio ambiente
4. Saúde
5. Orientação sexual
Coluna 2
(   ) reconhecer a diversidade como um direito dos povos e dos indivíduos, repudiando toda forma de discriminação por raça, classe, crença religiosa e sexo.
(   ) adotar atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças sociais, discutindo a moral vigente e tentando compreender os valores presentes na sociedade atual.
(   ) perceber relações que condicionam a vida para posicionar-se de forma crítica diante do mundo, dominar métodos de manejo e conservação ambiental.
(   ) respeitar a diversidade de comportamento relativo à sexualidade, conhecer seu corpo e expressar seus sentimentos, respeitando os seus afetos e do outro.
(   ) é produzida nas relações com o meio físico e social, identificando fatores de risco aos indivíduos que necessitam adotar hábitos de autocuidado.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A)1 – 2 – 3 – 5 – 4
  • B)2 – 1 – 3 – 5 – 4
  • C)3 – 2 – 1 – 4 – 5
  • D)4 – 2 – 3 – 5 – 1
  • E)5 – 2 – 1 – 4 – 3
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é B)

Com relação aos temas transversais abordados no ensino de ciências, faça as associações corretas:


Coluna 1

1. Ética

2. Pluralidade cultural

3. Meio ambiente

4. Saúde

5. Orientação sexual

Coluna 2

( ) reconhecer a diversidade como um direito dos povos e dos indivíduos, repudiando toda forma de discriminação por raça, classe, crença religiosa e sexo.

( ) adotar atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças sociais, discutindo a moral vigente e tentando compreender os valores presentes na sociedade atual.

( ) perceber relações que condicionam a vida para posicionar-se de forma crítica diante do mundo, dominar métodos de manejo e conservação ambiental.

( ) respeitar a diversidade de comportamento relativo à sexualidade, conhecer seu corpo e expressar seus sentimentos, respeitando os seus afetos e do outro.

( ) é produzida nas relações com o meio físico e social, identificando fatores de risco aos indivíduos que necessitam adotar hábitos de autocuidado.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A)1 – 2 – 3 – 5 – 4
  • B)2 – 1 – 3 – 5 – 4
  • C)3 – 2 – 1 – 4 – 5
  • D)4 – 2 – 3 – 5 – 1
  • E)5 – 2 – 1 – 4 – 3

A resposta certa é B) 2 – 1 – 3 – 5 – 4. Isso ocorre porque:

A afirmação "( ) reconhecer a diversidade como um direito dos povos e dos indivíduos, repudiando toda forma de discriminação por raça, classe, crença religiosa e sexo" está relacionada ao tema de pluralidade cultural (2).

A afirmação "( ) adotar atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças sociais, discutindo a moral vigente e tentando compreender os valores presentes na sociedade atual" está relacionada ao tema de ética (1).

A afirmação "( ) perceber relações que condicionam a vida para posicionar-se de forma crítica diante do mundo, dominar métodos de manejo e conservação ambiental" está relacionada ao tema de meio ambiente (3).

A afirmação "( ) respeitar a diversidade de comportamento relativo à sexualidade, conhecer seu corpo e expressar seus sentimentos, respeitando os seus afetos e do outro" está relacionada ao tema de orientação sexual (5).

A afirmação "( ) é produzida nas relações com o meio físico e social, identificando fatores de risco aos indivíduos que necessitam adotar hábitos de autocuidado" está relacionada ao tema de saúde (4).

Portanto, a sequência correta é 2 – 1 – 3 – 5 – 4.

Questão 8

Analise o texto abaixo.

Consta no artigo 26º da Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional que os currículos (1) devem ter uma (2) , a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte (3) , exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.
Assinale a alternativa que completa corretamente as
lacunas numeradas do texto. 

  • A)(1) da educação infantil e do ensino fundamental ; (2) grade específica ; (3) diversificada
  • B)(1) do ensino médio e da graduação ; (2) base regional ; (3) específica
  • C)(1) do ensino médio e da graduação ; (2) base nacional comum ; (3) específica
  • D)(1) do ensino fundamental e médio ; (2) base nacional comum ; (3) diversificada
  • E)(1) da educação infantil e do ensino fundamental e do ensino médio ; (2) base regional comum ; (3) diversificada
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

Analise o texto abaixo.


Consta no artigo 26º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que os currículos devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.
  • A) (1) da educação infantil e do ensino fundamental ; (2) grade específica ; (3) diversificada
  • B) (1) do ensino médio e da graduação ; (2) base regional ; (3) específica
  • C) (1) do ensino médio e da graduação ; (2) base nacional comum ; (3) específica
  • D) (1) do ensino fundamental e médio ; (2) base nacional comum ; (3) diversificada
  • E) (1) da educação infantil e do ensino fundamental e do ensino médio ; (2) base regional comum ; (3) diversificada

Resposta: D) (1) do ensino fundamental e médio ; (2) base nacional comum ; (3) diversificada

Comentários sobre a questão:

A questão pede que seja identificada a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto. O texto original fala sobre a estrutura dos currículos na Educação Nacional, que devem ter uma base nacional comum e uma parte diversificada.

A alternativa D) é a que completa corretamente as lacunas, pois os currículos devem ter uma base nacional comum (que é a parte comum a todos os estabelecimentos de ensino) e uma parte diversificada (que é a parte que é adaptada às características regionais e locais).

As outras alternativas não completam corretamente as lacunas, pois ou não mencionam a base nacional comum ou a parte diversificada, ou apresentam informações que não são coerentes com o texto original.

Portanto, a resposta certa é a alternativa D).

Questão 9

Com o objetivo de promover mudanças conceituais, foi sugerida
a adoção de algumas orientações didáticas, como as
apresentadas a seguir.
1. Problematização
2. Observação
3. Experimentação
4. Sistematização do conhecimento
As orientações acima levam a melhores resultados se forem
adotadas na sequência

  • A)1, 2, 3 e 4.
  • B)2, 1, 3 e 4.
  • C)3, 1, 3 e 4.
  • D)3, 2, 1 e 4.
  • E)4, 1, 2 e 3.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é A)

Com o objetivo de promover mudanças conceituais, foi sugerida a adoção de algumas orientações didáticas, como as apresentadas a seguir.


1. Problematização
2. Observação
3. Experimentação
4. Sistematização do conhecimento


As orientações acima levam a melhores resultados se forem adotadas na sequência

  • A)1, 2, 3 e 4.
  • B)2, 1, 3 e 4.
  • C)3, 1, 3 e 4.
  • D)3, 2, 1 e 4.
  • E)4, 1, 2 e 3.

Além disso, é fundamental que essas etapas sejam realizadas de forma cíclica, permitindo que os estudantes retornem a etapas anteriores e aprofundem seus conhecimentos. Isso porque a aprendizagem é um processo contínuo e dinâmico, que exige uma abordagem flexível e interconectada.

Essa abordagem pode ser ainda mais enriquecida com a utilização de recursos didáticos inovadores, como jogos educacionais, simulações e atividades práticas. Além disso, é importante que os professores sejam treinados para utilizar essas ferramentas de forma eficaz e que os estudantes sejam estimulados a participar ativamente do processo de aprendizagem.

Outro ponto fundamental é a avaliação contínua e formativa, que permite uma reorientação constante do processo de aprendizagem. Isso pode ser feito através de atividades de autoavaliação, avaliação coletiva e feedback contínuo.

Além disso, é importante que os estudantes sejam encorajados a desenvolver suas habilidades críticas e reflexivas, através de atividades que os estimulem a questionar e analisar os conceitos aprendidos. Isso permite que eles desenvolvam uma compreensão mais profunda e crítica dos conteúdos, além de melhorarem suas habilidades de comunicação e trabalho em equipe.

Em resumo, a adoção de orientações didáticas inovadoras e a utilização de recursos didáticos diversificados podem contribuir significativamente para a promoção de mudanças conceituais nos estudantes. No entanto, é fundamental que essas abordagens sejam realizadas de forma cuidadosa e refletida, considerando as necessidades e os objetivos dos estudantes.
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Questão 10

O conceito de “pulsação” costuma ser utilizado como medida em diferentes áreas do conhecimento. O conceito de pulsação
utilizado com correção e propriedade, em artes (I) e ciências (II), respectivamente, corresponde a:

  • A)I. Movimento corporal que compõe diferentes estilos de dança. II. Processo de inspiração pulmonar iniciado nas fossas nasais.
  • B)I. O tempo da música utilizado para fazer uma comparação da duração das notas e dos silêncios. II. Ciclo de movimentos de expansão e relaxamento das artérias do corpo.
  • C)I. Capacidade de propagação sonora a partir da intensidade de vibração do corpo/objeto. II. Parte dos membros superiores localizada entre a região das mãos e braços.
  • D)I. Sequência de saltos e ou deslocamentos de afastamento do solo na expressão corporal. II. Movimento involuntário do intestino com o objetivo de empurrar o bolo alimentar.
  • E)I. Ato de encantamento e Identificação frente a uma obra de arte. II. Deslocamento dos pulsos para movimentar as mãos.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é B)

Além disso, é interessante notar que o conceito de pulsação pode ser aplicado em diferentes contextos, como por exemplo, na medicina, onde se refere ao movimento rítmico das artérias decorrente da contração do coração; em música, onde é utilizado para definir o ritmo ou compasso de uma composição; ou ainda em física, onde é empregado para descrever as oscilações periódicas de um sistema.

Em artes, a pulsação pode ser utilizada para descrever o ritmo ou o movimento de uma performance, como por exemplo, em uma dança ou em uma apresentação de música. Já em ciências, a pulsação pode ser utilizada para descrever processos biológicos, como a pulsação cardíaca ou a pulsação respiratória.

É importante notar que o conceito de pulsação é amplo e pode ser aplicado em diferentes áreas do conhecimento, desde que seja utilizado de forma correta e precisa. Além disso, é fundamental entender que a pulsação pode ter diferentes significados dependendo do contexto em que é utilizada.

Em resumo, o conceito de pulsação é uma ferramenta importante para descrever e analisar diferentes fenômenos em diversas áreas do conhecimento. É fundamental entender seu significado e aplicação correta para evitar confusões e erros.

Além disso, é interessante notar que a pulsação pode ser utilizada de forma metafórica para descrever outros fenômenos, como por exemplo, a pulsação de uma cidade ou a pulsação de uma sociedade. Nesse sentido, a pulsação pode ser vista como um conceito que une diferentes áreas do conhecimento e permite uma compreensão mais profunda e ampla dos fenômenos que estudamos.

Em conclusão, o conceito de pulsação é uma ferramenta importante e versátil que pode ser aplicada em diferentes áreas do conhecimento. É fundamental entender seu significado e aplicação correta para evitar confusões e erros, e para poder utilizar essa ferramenta de forma eficaz em nossos estudos e análises.