A interdisciplinaridade surge no contexto do currículo escolar como uma possível alternativa para que todo conhecimento seja vislumbrado sem barreiras e fronteiras, dessa forma, onde os múltiplos conhecimentos possam auxiliar na resolução de um problema. Dentro desse contexto, sobre o assunto interdisciplinaridade, marque a alternativa INCORRETA.
currículo escolar como uma possível alternativa
para que todo conhecimento seja vislumbrado sem
barreiras e fronteiras, dessa forma, onde os
múltiplos conhecimentos possam auxiliar na
resolução de um problema. Dentro desse contexto,
sobre o assunto interdisciplinaridade, marque a
alternativa INCORRETA.
- A)Na interdisciplinaridade os conteúdos de uma área são abordados de tal forma que servem de suporte para as demais áreas e dessa forma, constituindo uma rede de conhecimentos.
- B)A interdisciplinaridade propõe como tema central a fragmentação do saber instituído como forma de estabelecer a individualidade conceitual das matérias ensinadas.
- C)A interdisciplinaridade visa diminuir deficiências do sistema escolar dividido em partes.
- D)A interdisciplinaridade pode ser caracterizada como a interligação entre as diversas áreas do conhecimento humano.
Resposta:
A alternativa correta é B)
A alternativa B) destaca que a interdisciplinaridade propõe como tema central a fragmentação do saber instituído como forma de estabelecer a individualidade conceitual das matérias ensinadas. No entanto, essa afirmação é INCORRETA.
Isso ocorre porque a interdisciplinaridade, em vez de fragmentar o conhecimento, busca justamente o contrário: interligar e integrar os diferentes conteúdos e disciplinas, visando a uma compreensão mais ampla e profunda dos fenômenos estudados. Ao fazê-lo, a interdisciplinaridade permite que os alunos desenvolvam uma visão mais sistêmica e contextualizada do conhecimento, superando as barreiras e fronteiras entre as diferentes áreas do saber.
Além disso, a interdisciplinaridade também permite que os alunos desenvolvam habilidades essenciais para a resolução de problemas complexos, como a capacidade de análise crítica, a criatividade, a flexibilidade e a capacidade de trabalho em equipe. Isso porque, ao estudar um tema ou problema de forma interdisciplinar, os alunos são incentivados a considerar diferentes perspectivas e abordagens, o que os ajuda a desenvolver uma visão mais completa e integrada do conhecimento.
Portanto, é fundamental que os educadores e os estudantes compreendam a importância da interdisciplinaridade no contexto do currículo escolar, e busquem desenvolver estratégias e abordagens que permitam a integração dos conhecimentos e a superação das barreiras entre as disciplinas.
É importante ressaltar que a interdisciplinaridade não é um fim em si mesmo, mas sim um meio para alcançar um objetivo mais amplo: proporcionar uma educação mais completa e integrada, que prepare os alunos para os desafios do século XXI. Nesse sentido, a interdisciplinaridade é uma ferramenta essencial para a construção de uma sociedade mais justa, equitativa e sustentável.
Em síntese, a interdisciplinaridade é uma abordagem educacional que busca superar as barreiras entre as disciplinas e integrar os conhecimentos, visando a uma compreensão mais profunda e completa dos fenômenos estudados. É fundamental que os educadores e os estudantes compreendam a importância da interdisciplinaridade e busquem desenvolver estratégias e abordagens que permitam a integração dos conhecimentos e a superação das barreiras entre as disciplinas.
Deixe um comentário