Continua após a publicidade..
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais para os terceiro e quarto ciclos (1998), “é essencial considerar o desenvolvimento cognitivo dos estudantes, relacionado a suas experiências, sua idade, sua identidade cultural e social, e os diferentes significados e valores que as Ciências Naturais podem ter para eles, para que a aprendizagem seja significativa.” No ensino fundamental, os objetivos de Ciências Naturais devem ser elaborados para que o aluno possa desenvolver competências e capacidades que lhe permitam utilizar os conhecimentos de natureza científica e tecnológica, no seu cotidiano, como mecanismos para compreender o mundo e atuar mais efetivamente como indivíduo e como cidadão. Algumas destas capacidades são: I. Compreender a saúde pessoal, social e ambiental como bens individuais e coletivos que devem ser promovidos pela ação de diferentes agentes. II. Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos, atitudes e valores desenvolvidos no aprendizado escolar. III. Valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação crítica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento. IV. Compreender a Ciência como um processo de construção de conhecimentos por meio de definições enciclopédicas e classificações memorizadas, a partir da observação direta dos fenômenos naturais ou tecnológicos. São capacidades que o aluno deve ter desenvolvido ao final do ensino fundamental: Marque a alternativa CORRETA.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais para os terceiro e
quarto ciclos (1998), “é essencial considerar o desenvolvimento cognitivo dos estudantes,
relacionado a suas experiências, sua idade, sua identidade cultural e social, e os diferentes
significados e valores que as Ciências Naturais podem ter para eles, para que a aprendizagem
seja significativa.” No ensino fundamental, os objetivos de Ciências Naturais devem ser
elaborados para que o aluno possa desenvolver competências e capacidades que lhe permitam
utilizar os conhecimentos de natureza científica e tecnológica, no seu cotidiano, como
mecanismos para compreender o mundo e atuar mais efetivamente como indivíduo e como
cidadão. Algumas destas capacidades são:
quarto ciclos (1998), “é essencial considerar o desenvolvimento cognitivo dos estudantes,
relacionado a suas experiências, sua idade, sua identidade cultural e social, e os diferentes
significados e valores que as Ciências Naturais podem ter para eles, para que a aprendizagem
seja significativa.” No ensino fundamental, os objetivos de Ciências Naturais devem ser
elaborados para que o aluno possa desenvolver competências e capacidades que lhe permitam
utilizar os conhecimentos de natureza científica e tecnológica, no seu cotidiano, como
mecanismos para compreender o mundo e atuar mais efetivamente como indivíduo e como
cidadão. Algumas destas capacidades são:
I. Compreender a saúde pessoal, social e ambiental como bens individuais e coletivos
que devem ser promovidos pela ação de diferentes agentes.
que devem ser promovidos pela ação de diferentes agentes.
II. Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de
elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos,
atitudes e valores desenvolvidos no aprendizado escolar.
elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos,
atitudes e valores desenvolvidos no aprendizado escolar.
III. Valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação crítica e cooperativa para a
construção coletiva do conhecimento.
construção coletiva do conhecimento.
IV. Compreender a Ciência como um processo de construção de conhecimentos por
meio de definições enciclopédicas e classificações memorizadas, a partir da
observação direta dos fenômenos naturais ou tecnológicos.
meio de definições enciclopédicas e classificações memorizadas, a partir da
observação direta dos fenômenos naturais ou tecnológicos.
São capacidades que o aluno deve ter desenvolvido ao final do ensino fundamental:
Marque a alternativa CORRETA.
- A)I, II, III.
- B)I, II, IV.
- C)I, III, IV.
- D)II,III,IV.
Resposta:
A alternativa correta é A)
Portanto, ao final do ensino fundamental, é esperado que o aluno tenha desenvolvido as capacidades I, II e III, que lhe permitem compreender a saúde pessoal, social e ambiental, formular questões e propor soluções para problemas reais, e valorizar o trabalho em grupo. Essas capacidades são fundamentais para que o aluno possa utilizar os conhecimentos de natureza científica e tecnológica no seu cotidiano, como mecanismos para compreender o mundo e atuar mais efetivamente como indivíduo e como cidadão.
Além disso, essas capacidades também permitem que o aluno desenvolva uma visão mais crítica e reflexiva sobre o mundo, podendo identificar problemas e propor soluções que contribuam para o bem-estar individual e coletivo. Desta forma, o ensino de Ciências Naturais no ensino fundamental deve ser orientado para desenvolver essas capacidades, de forma que o aluno possa se tornar um cidadão mais consciente e responsável.
É importante ressaltar que a aprendizagem das Ciências Naturais não deve ser apenas uma transmissão de conhecimentos, mas sim um processo de construção de conhecimentos que envolva a participação ativa do aluno. O professor deve criar um ambiente de aprendizagem que incentive a curiosidade, a experimentação e a reflexão, de forma que o aluno possa desenvolver suas próprias hipóteses e teorias sobre o mundo natural.
Portanto, ao avaliar a aprendizagem dos alunos, é fundamental considerar se eles desenvolveram as capacidades I, II e III, que são essenciais para que possam utilizar os conhecimentos de natureza científica e tecnológica no seu cotidiano. A alternativa A) é a correta, pois lista as capacidades que o aluno deve ter desenvolvido ao final do ensino fundamental.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário