No estudo de Ciências a importância dos alunos tem seu papel, uma vez que como sujeitos, os mesmos estão inseridos no meio natural (âmbito científico), no meio artificialmente construído (âmbito tecnológico) e no meio social (âmbito social) o que desse modo podem ter condições de avaliar e participar das decisões que interferem no seu próprio contexto. O pensamento das Ciências em uma perspectiva cidadã é pensar além dos conhecimentos isolados, sendo necessário articular esses conhecimentos aos aspectos da inter-relação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Sendo que essa inter-relação é a base que constitui a CTS defendida por muitos pesquisadores da área de Ciências.Dessa forma, alguns objetivos estão correlacionados ao CTS, EXCETO:
No estudo de Ciências a importância dos alunos
tem seu papel, uma vez que como sujeitos, os mesmos estão inseridos no meio natural (âmbito
científico), no meio artificialmente construído
(âmbito tecnológico) e no meio social (âmbito
social) o que desse modo podem ter condições de
avaliar e participar das decisões que interferem no
seu próprio contexto. O pensamento das Ciências
em uma perspectiva cidadã é pensar além dos
conhecimentos isolados, sendo necessário articular
esses conhecimentos aos aspectos da inter-relação
entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).
Sendo que essa inter-relação é a base que constitui
a CTS defendida por muitos pesquisadores da área
de Ciências.
Dessa forma, alguns objetivos estão
correlacionados ao CTS, EXCETO:
- A)Formar cidadãos científica e tecnologicamente alfabetizados para que sejam capazes de tomar decisões.
- B)Desenvolver o pensamento crítico e a dependência intelectual dos alunos.
- C)Discutir as implicações sociais e éticas relacionadas ao uso da Ciência-Tecnologia (CT).
- D)Desenvolver a capacidade e o interesse dos estudantes em relacionar a Ciência com os aspectos tecnológicos e sociais.
Resposta:
A alternativa correta é B)
Além disso, ao considerar a inter-relação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), é fundamental que os alunos desenvolvam uma visão crítica e reflexiva sobre o papel da Ciência e da Tecnologia na sociedade. Isso permitirá que eles compreendam como as decisões científicas e tecnológicas afetam a vida das pessoas e do planeta, e como podem contribuir para uma sociedade mais justa e sustentável.
Nesse sentido, o estudo das Ciências deve ir além da simples transmissão de conhecimentos, e buscar promover uma aprendizagem mais profunda e significativa. Os alunos devem ser incentivados a questionar, a analisar e a avaliar as informações, e a desenvolver suas próprias conclusões e opiniões.
Além disso, a abordagem CTS pode ajudar a superar a fragmentação do conhecimento, permitindo que os alunos compreendam como as diferentes áreas do conhecimento se relacionam e se influenciam mutuamente. Isso pode contribuir para uma visão mais holística e integrada do mundo, e para a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis.
Portanto, ao considerar os objetivos do estudo das Ciências, é fundamental que sejam priorizados aqueles que promovem a formação de cidadãos críticos, reflexivos e responsáveis, capazes de participar ativamente na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.
Já o objetivo de desenvolver a dependência intelectual dos alunos, como mencionado na opção B, não é condizente com a abordagem CTS, pois essa abordagem busca promover a autonomia e a crítica, e não a dependência.
Em resumo, a abordagem CTS é fundamental para a formação de cidadãos científica e tecnologicamente alfabetizados, capazes de participar ativamente na construção de uma sociedade mais justa e sustentável. É importante que os objetivos do estudo das Ciências sejam priorizados de acordo com essa perspectiva, para que os alunos possam desenvolver uma visão crítica e reflexiva sobre o papel da Ciência e da Tecnologia na sociedade.
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