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O ensino de Ciências permite que sejam abordados e integrados diversos temas, tais como, as questões sociais, o ambiente, a saúde, a orientação sexual, a ética e a pluralidade cultural. Dessa forma, como é possível que o ensino de Ciências consiga atingir o objetivo de ser uma ciência transformadora da realidade do aluno? Julgue os itens que se seguem como (V) verdadeiros ou (F) falsos. I.(__)Destaca-se a contextualização a partir de temas sociais e situações reais que transversalmente estejam articuladas aos conceitos científicos. II.(__)A ciência como promotora do conhecimento científico desarticulada das questões sociais e políticas. III.(__)O eixo norteador da política pedagógica da arte de ensinar Ciências deve ser contemplada com o professor como figura principal e exclusivo do processo de ensino-aprendizagem. Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

O ensino de Ciências permite que sejam abordados e
integrados diversos temas, tais como, as questões
sociais, o ambiente, a saúde, a orientação sexual, a
ética e a pluralidade cultural. Dessa forma, como é
possível que o ensino de Ciências consiga atingir o
objetivo de ser uma ciência transformadora da
realidade do aluno? Julgue os itens que se seguem
como (V) verdadeiros ou (F) falsos.
I.(__)Destaca-se a contextualização a partir de temas
sociais e situações reais que transversalmente
estejam articuladas aos conceitos científicos.
II.(__)A ciência como promotora do conhecimento
científico desarticulada das questões sociais e
políticas.
III.(__)O eixo norteador da política pedagógica da
arte de ensinar Ciências deve ser contemplada com o
professor como figura principal e exclusivo do
processo de ensino-aprendizagem.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a
sequência CORRETA dos itens acima, de cima para
baixo:

Resposta:

A alternativa correta é D)

Ao analisar as afirmativas, é possível perceber que o ensino de Ciências visa atingir o objetivo de ser uma ciência transformadora da realidade do aluno ao abordar temas sociais, ambientais, de saúde, orientação sexual, ética e pluralidade cultural. Desta forma, é fundamental que o ensino de Ciências seja contextualizado a partir de temas sociais e situações reais que estejam articuladas aos conceitos científicos, como afirma o item I.Já o item II apresenta uma visão limitada e desarticulada do ensino de Ciências, pois a ciência não pode ser promotora do conhecimento científico desarticulada das questões sociais e políticas. Isso porque a ciência está intrinsicamente ligada às questões sociais e políticas, e não pode ser vista de forma isolada.Quanto ao item III, é importante destacar que o eixo norteador da política pedagógica da arte de ensinar Ciências não deve ser contemplada com o professor como figura principal e exclusivo do processo de ensino-aprendizagem. Isso porque o ensino de Ciências deve ser uma construção coletiva, que envolva alunos, professores e a sociedade como um todo.Portanto, a sequência CORRETA dos itens é I.V, II.F, III.F, que apresenta a visão mais adequada e contextualizada do ensino de Ciências.
É importante ressaltar que o ensino de Ciências deve ser visto como uma oportunidade para transformar a realidade dos alunos, ao abordar temas que afetam diretamente a vida deles e da sociedade. Desta forma, é fundamental que os professores de Ciências sejam capazes de articular os conceitos científicos às questões sociais e políticas, de forma a promover uma educação mais crítica e reflexiva.Além disso, é fundamental que os alunos sejam envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, de forma a torná-los sujeitos ativos na construção do conhecimento. Isso pode ser feito através da utilização de metodologias mais participativas e colaborativas, que permitam aos alunos explorar e aprender de forma mais autônoma.
Em resumo, o ensino de Ciências deve ser visto como uma oportunidade para transformar a realidade dos alunos, ao abordar temas que afetam diretamente a vida deles e da sociedade. É fundamental que os professores de Ciências sejam capazes de articular os conceitos científicos às questões sociais e políticas, de forma a promover uma educação mais crítica e reflexiva.
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