Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Sobre o ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, analisar a sentença abaixo: Os estudantes se interessam com facilidade pelos objetos celestes, muito por conta da exploração e valorização dessa temática pelos meios de comunicação, brinquedos, desenhos animados e livros infantis (1ª parte). As características dos seres vivos são trabalhadas a partir das ideias, representações, disposições emocionais e afetivas que os alunos trazem para a escola. Esses saberes dos alunos vão sendo organizados a partir de observações orientadas, com ênfase na compreensão dos seres vivos do entorno, como também dos elos nutricionais que se estabelecem entre eles no ambiente natural (2ª parte). As crianças já se envolvem com uma série de objetos, materiais e fenômenos em sua vivência diária e na relação com o entorno. Tais experiências são o ponto de partida para possibilitar a construção das primeiras noções sobre os materiais, seus usos e suas propriedades, bem como sobre suas interações com luz, som, calor, eletricidade e umidade, entre outros elementos (3ª parte). A sentença está:

Sobre o ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino
Fundamental, analisar a sentença abaixo:
Os estudantes se interessam com facilidade pelos objetos
celestes, muito por conta da exploração e valorização dessa
temática pelos meios de comunicação, brinquedos, desenhos
animados e livros infantis (1ª parte). As características dos
seres vivos são trabalhadas a partir das ideias,
representações, disposições emocionais e afetivas que os
alunos trazem para a escola. Esses saberes dos alunos vão
sendo organizados a partir de observações orientadas, com
ênfase na compreensão dos seres vivos do entorno, como
também dos elos nutricionais que se estabelecem entre eles
no ambiente natural (2ª parte). As crianças já se envolvem
com uma série de objetos, materiais e fenômenos em sua
vivência diária e na relação com o entorno. Tais experiências
são o ponto de partida para possibilitar a construção das
primeiras noções sobre os materiais, seus usos e suas
propriedades, bem como sobre suas interações com luz, som,
calor, eletricidade e umidade, entre outros elementos
(3ª parte).
A sentença está:

Resposta:

A alternativa correta é A)

A sentença está correta em sua totalidade, pois apresenta uma visão coerente e consistente sobre o ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.


A 1ª parte destaca o interesse natural das crianças pelos objetos celestes, que é despertado pela exposição a meios de comunicação, brinquedos, desenhos animados e livros infantis. Isso é uma realidade comum em muitas culturas e sociedades.

Já a 2ª parte apresenta uma abordagem mais profunda, pois trabalha as características dos seres vivos a partir das ideias, representações, disposições emocionais e afetivas que os alunos trazem para a escola. Isso é fundamental para que os alunos possam construir conhecimentos significativos e contextualizados.

A 3ª parte completa a sentença, mostrando que as crianças já possuem uma série de experiências e conhecimentos prévios sobre objetos, materiais e fenômenos em sua vivência diária e na relação com o entorno. Essas experiências são o ponto de partida para a construção das primeiras noções sobre os materiais, seus usos e suas propriedades, bem como sobre suas interações com luz, som, calor, eletricidade e umidade, entre outros elementos.

Portanto, a sentença apresenta uma visão coerente e consistente sobre o ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, destacando a importância de trabalhar a partir das experiências e conhecimentos prévios dos alunos, bem como a necessidade de abordar temas como os objetos celestes, seres vivos e materiais de forma contextualizada e significativa.
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *