Continua após a publicidade..
Analise as afirmativas abaixo relativas à docência no ensino das ciências, tendo em vista o processo ensino-aprendizagem. I O instrumento de avaliação é um processo contínuo e paralelo ao processo de ensino-aprendizagem e exerce forte influência direta sobre o rendimento educativo dos envolvidos. Em uma avaliação, o discente deve ser submetido ao raciocínio lógico, a procurar novos recursos no intuito de alcançar uma meta e adquirir o conhecimento.II Entre as metodologias mais eficazes no processo ensino aprendizagem, destaca-se o uso de diferentes recursos didáticos, desde que sejam adequados ao espaço e ao tempo disponível em aula, e que permitam melhor trabalhar e superar as dificuldades associadas ao ensino e à aprendizagem.III Os conteúdos atitudinais visam a desenvolver as competências do educando nas suas relações com símbolos, expressões, ideias, imagens, representações e nexos, com os quais ele aprende e ressignifica o real.Estão corretas as afirmativas:
Analise as afirmativas abaixo relativas à docência no ensino das ciências, tendo em vista o processo
ensino-aprendizagem.
ensino-aprendizagem.
I O instrumento de avaliação é um processo contínuo e paralelo ao processo de ensino-aprendizagem e exerce forte influência direta sobre o rendimento educativo dos envolvidos. Em
uma avaliação, o discente deve ser submetido ao raciocínio lógico, a procurar novos recursos no
intuito de alcançar uma meta e adquirir o conhecimento.
uma avaliação, o discente deve ser submetido ao raciocínio lógico, a procurar novos recursos no
intuito de alcançar uma meta e adquirir o conhecimento.
II Entre as metodologias mais eficazes no processo ensino aprendizagem, destaca-se o uso de
diferentes recursos didáticos, desde que sejam adequados ao espaço e ao tempo disponível em
aula, e que permitam melhor trabalhar e superar as dificuldades associadas ao ensino e à
aprendizagem.
diferentes recursos didáticos, desde que sejam adequados ao espaço e ao tempo disponível em
aula, e que permitam melhor trabalhar e superar as dificuldades associadas ao ensino e à
aprendizagem.
III Os conteúdos atitudinais visam a desenvolver as competências do educando nas suas relações
com símbolos, expressões, ideias, imagens, representações e nexos, com os quais ele aprende
e ressignifica o real.
com símbolos, expressões, ideias, imagens, representações e nexos, com os quais ele aprende
e ressignifica o real.
Estão corretas as afirmativas:
- A)I e IV.
- B)II e III.
- C)II e IV.
- D)I e II.
Resposta:
A alternativa correta é D)
A resposta correta é a opção D) I e II, pois ambas as afirmativas apresentam coerência e relação com o processo ensino-aprendizagem. A afirmativa I destaca a importância da avaliação no processo de ensino, mostrando que ela não é apenas um instrumento de verificação, mas sim um processo contínuo que influencia diretamente no rendimento educativo dos envolvidos. Já a afirmativa II apresenta a utilização de recursos didáticos como uma das metodologias mais eficazes no processo ensino-aprendizagem, desde que sejam utilizados de forma adequada ao espaço e tempo disponíveis em aula.Já as outras opções apresentam erros. A opção A) I e IV não é válida, pois não há uma afirmativa IV. A opção B) II e III também não é válida, pois a afirmativa III apresenta os conteúdos atitudinais como forma de desenvolver as competências do educando, mas não apresenta relação direta com as afirmativas I e II. A opção C) II e IV também não é válida, pois não há uma afirmativa IV.Em resumo, a avaliação é um processo contínuo que influencia no rendimento educativo e a utilização de recursos didáticos é uma metodologia eficaz no processo ensino-aprendizagem. Portanto, a resposta correta é a opção D) I e II.
É importante ressaltar que o processo ensino-aprendizagem é um conjunto de ações que envolvem o professor, o aluno e o conteúdo. O professor tem o papel de guiar o aluno no processo de aprendizagem, utilizando recursos didáticos e metodologias que atendam às necessidades dos alunos. Já o aluno tem o papel de aprender e se desenvolver, utilizando seu raciocínio lógico e procurando novos recursos para alcançar uma meta e adquirir conhecimento.
Além disso, é fundamental que o professor esteja atento às necessidades dos alunos e às dificuldades que eles enfrentam no processo de aprendizagem. Isso permite que o professor identifique as dificuldades e desenvolva estratégias para superá-las, utilizando recursos didáticos e metodologias que atendam às necessidades dos alunos.
Em resumo, o processo ensino-aprendizagem é um conjunto de ações que envolvem o professor, o aluno e o conteúdo. É fundamental que o professor esteja atento às necessidades dos alunos e às dificuldades que eles enfrentam no processo de aprendizagem, utilizando recursos didáticos e metodologias que atendam às necessidades dos alunos.
Portanto, a avaliação e a utilização de recursos didáticos são fundamentais no processo ensino-aprendizagem, pois permitem que o professor identifique as dificuldades dos alunos e desenvolva estratégias para superá-las, garantindo o sucesso do aluno no processo de aprendizagem.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário