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Leia o trecho abaixo., “(…) usaremos o termo alfabetização científica para designar as ideias que temos em mente e que objetivamos ao planejar um ensino que permita aos alunos interagir com uma nova cultura, com uma nova forma de ver o mundo e seus acontecimentos, podendo modificá-los e a si próprio através da prática consciente propiciada por sua interação cerceada de saberes de noções e conhecimentos científicos, bem como das habilidades associadas ao fazer científico. […] Demos o nome de Eixos Estruturantes da Alfabetização Científica para esses grupos […] de habilidades classificadas como necessárias de serem encontradas entre os alfabetizados cientificamente […], pois, em nosso entendimento, esses três eixos são capazes de fornecer bases suficientes e necessárias de serem consideradas no momento da elaboração e planejamento de aulas e propostas de aulas que visam a Alfabetização Científica.” Associe as duas colunas, relacionando os eixos estruturantes da alfabetização científica propostos pelos autores à sua definição e à sua importância. 1. Compreensão básica de termos, conhecimentos e conceitos científicos fundamentais,2. Compreensão da natureza das ciências e dos fatores éticos e políticos que circundam sua prática.3. Entendimento das relações existentes entre ciência, tecnologia, sociedade e meio-ambiente. ( ) Concerne na possibilidade de trabalhar com os alunos a construção de conhecimentos científicos necessários para que seja possível a eles aplicá-los em situações diversas e de modo apropriado em seu dia-a-dia.( ) Sua importância está relacionada com a garantia de que o trabalho com este eixo deve ser garantido na escola quando se tem em mente o desejo de um futuro sustentável para a sociedade e o planeta, considerando as ações que podem ser desencadeadas pela utilização dos saberes construídos pelas ciências. ( ) Sua importância reside na necessidade exigida em nossa sociedade de se compreender conceitos-chave como forma de poder entender até mesmo pequenas informações e situações do dia-a-dia.( ) Refere-se à ideia de ciência como um corpo de conhecimentos em constantes transformações por meio de processo de aquisição e análise de dados, síntese e decodificação de resultados que originam os saberes.( ) Trata-se da identificação do entrelaçamento entre as esferas da ciência, tecnologia, sociedade e meio-ambiente e, portanto, da consideração de que a solução imediata para um problema em uma destas áreas pode representar o aparecimento de um outro problema associado.( ) Sua importância está em fornecer subsídios para que o caráter humano e social, inerentes às investigações científicas, sejam colocados em pauta, além de trazer contribuições para o comportamento assumido por alunos e professor .A sequência CORRETA dessas associações é:

Leia o trecho abaixo.,
“(…) usaremos o termo alfabetização científica para designar as ideias que temos em mente e
que objetivamos ao planejar um ensino que permita aos alunos interagir com uma nova cultura,
com uma nova forma de ver o mundo e seus acontecimentos, podendo modificá-los e a si próprio
através da prática consciente propiciada por sua interação cerceada de saberes de noções e
conhecimentos científicos, bem como das habilidades associadas ao fazer científico. […] Demos o
nome de Eixos Estruturantes da Alfabetização Científica para esses grupos […] de habilidades
classificadas como necessárias de serem encontradas entre os alfabetizados cientificamente […],
pois, em nosso entendimento, esses três eixos são capazes de fornecer bases suficientes e
necessárias de serem consideradas no momento da elaboração e planejamento de aulas e
propostas de aulas que visam a Alfabetização Científica.”
Associe as duas colunas, relacionando os eixos estruturantes da alfabetização científica
propostos pelos autores à sua definição e à sua importância.
1. Compreensão básica de
termos, conhecimentos e
conceitos científicos
fundamentais,
2. Compreensão da natureza das
ciências e dos fatores éticos e
políticos que circundam sua
prática.
3. Entendimento das relações
existentes entre ciência,
tecnologia, sociedade e meio-ambiente.
( ) Concerne na possibilidade de trabalhar com os alunos a
construção de conhecimentos científicos necessários para
que seja possível a eles aplicá-los em situações diversas e
de modo apropriado em seu dia-a-dia.
( ) Sua importância está relacionada com a garantia de
que o trabalho com este eixo deve ser garantido na escola
quando se tem em mente o desejo de um futuro sustentável
para a sociedade e o planeta, considerando as ações que
podem ser desencadeadas pela utilização dos saberes
construídos pelas ciências.
( ) Sua importância reside na necessidade exigida em
nossa sociedade de se compreender conceitos-chave como
forma de poder entender até mesmo pequenas informações
e situações do dia-a-dia.
( ) Refere-se à ideia de ciência como um corpo de
conhecimentos em constantes transformações por meio de
processo de aquisição e análise de dados, síntese e
decodificação de resultados que originam os saberes.
( ) Trata-se da identificação do entrelaçamento entre as
esferas da ciência, tecnologia, sociedade e meio-ambiente
e, portanto, da consideração de que a solução imediata
para um problema em uma destas áreas pode representar o
aparecimento de um outro problema associado.
( ) Sua importância está em fornecer subsídios para que o
caráter humano e social, inerentes às investigações
científicas, sejam colocados em pauta, além de trazer
contribuições para o comportamento assumido por alunos e
professor .
A sequência CORRETA dessas associações é:

Resposta:

A alternativa correta é B)

A sequência correta dessas associações é:
B)1, 3, 1, 2, 3, 2.

Vamos analisar cada eixo estruturante da alfabetização científica e sua respectiva definição e importância:

1. Compreensão básica de termos, conhecimentos e conceitos científicos fundamentais: sua importância reside na necessidade exigida em nossa sociedade de se compreender conceitos-chave como forma de poder entender até mesmo pequenas informações e situações do dia-a-dia.

2. Compreensão da natureza das ciências e dos fatores éticos e políticos que circundam sua prática: sua importância está em fornecer subsídios para que o caráter humano e social, inerentes às investigações científicas, sejam colocados em pauta, além de trazer contribuições para o comportamento assumido por alunos e professor.

3. Entendimento das relações-existentes entre ciência, tecnologia, sociedade e meio-ambiente: sua importância está relacionada com a garantia de que o trabalho com este eixo deve ser garantido na escola quando se tem em mente o desejo de um futuro sustentável para a sociedade e o planeta, considerando as ações que podem ser desencadeadas pela utilização dos saberes construídos pelas ciências.

Portanto, a sequência correta é: B) 1, 3, 1, 2, 3, 2.

Essa sequência relaciona os eixos estruturantes da alfabetização científica com suas respectivas definições e importâncias, demonstrando a coerência e a lógica necessárias para a compreensão desse conceito.

É importante destacar que a alfabetização científica é fundamental para que os alunos possam interagir com a ciência de forma crítica e reflexiva, considerando as implicações éticas, políticas e ambientais das descobertas científicas. Além disso, essa abordagem permite que os alunos desenvolvam habilidades essenciais para a resolução de problemas e a tomada de decisões informadas.

Em resumo, a alfabetização científica é um conceito que busca promover a compreensão dos alunos sobre a ciência e sua relação com a sociedade e o meio-ambiente, fornecendo bases sólidas para a construção de conhecimentos científicos e a aplicação desses conhecimentos em situações diversas.

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