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No artigo Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica (2011), Sasseron e Carvalho apresentam uma revisão bibliográfica sobre o conceito de Alfabetização Científica e destacam algumas habilidades que, conforme Gerard Fourez, são necessárias para que uma pessoa seja considerada alfabetizada cientificamente. Uma das habilidades propostas envolve a necessidade de um ensino que possibilite aos alunos perceber os benefícios e malefícios provenientes das inovações científicas e tecnológicas e, na medida do possível, estabelecer julgamentos quanto a eles. A habilidade em questão é:
No artigo Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica
(2011), Sasseron e Carvalho apresentam uma revisão bibliográfica sobre o conceito de Alfabetização Científica e destacam algumas habilidades que, conforme Gerard Fourez, são
necessárias para que uma pessoa seja considerada alfabetizada cientificamente. Uma das habilidades propostas envolve a necessidade de um ensino que possibilite aos alunos
perceber os benefícios e malefícios provenientes das inovações científicas e tecnológicas e, na medida do possível,
estabelecer julgamentos quanto a eles.
(2011), Sasseron e Carvalho apresentam uma revisão bibliográfica sobre o conceito de Alfabetização Científica e destacam algumas habilidades que, conforme Gerard Fourez, são
necessárias para que uma pessoa seja considerada alfabetizada cientificamente. Uma das habilidades propostas envolve a necessidade de um ensino que possibilite aos alunos
perceber os benefícios e malefícios provenientes das inovações científicas e tecnológicas e, na medida do possível,
estabelecer julgamentos quanto a eles.
A habilidade em questão é:
- A)Conhecer os principais conceitos, hipóteses e teorias científicas e ser capaz de aplicá-los.
- B)Reconhecer também os limites da utilidade das ciências e das tecnologias para o progresso do bem-estar humano.
- C)Compreender que a sociedade exerce controle sobre as ciências e as tecnologias por meio do viés das subvenções que a elas concede.
- D)Apreciar as ciências e as tecnologias pela estimulação intelectual que elas suscitam.
- E)Compreender que a produção dos saberes científicos depende, ao mesmo tempo, de processos de pesquisas e de conceitos teóricos.
Resposta:
A alternativa correta é B)
Essa habilidade é essencial em uma sociedade que busca uma relação mais harmônica entre o desenvolvimento científico e tecnológico e o bem-estar humano. Isso porque as inovações científicas e tecnológicas trazem consigo tanto benefícios quanto malefícios, e é fundamental que as pessoas sejam capazes de avaliar esses impactos e tomar decisões informadas.
Por exemplo, o desenvolvimento de tecnologias de energia renovável pode trazer benefícios para o meio ambiente e a saúde humana, mas também pode ter implicações econômicas e sociais negativas, como o deslocamento de comunidades e a perda de empregos. Nesse sentido, é importante que as pessoas sejam capazes de avaliar esses impactos e julgar se os benefícios superam os malefícios.
Além disso, a habilidade de avaliar os benefícios e malefícios das inovações científicas e tecnológicas também é fundamental para a tomada de decisões informadas em diferentes níveis, desde a escolha de produtos e serviços até a participação em processos de decisão política.
Portanto, o ensino deve ser direcionado para desenvolver essa habilidade em alunos, fornecendo-lhes conhecimentos e ferramentas para avaliar os impactos das inovações científicas e tecnológicas e tomar decisões informadas.
Isso pode ser alcançado através de atividades que promovam a reflexão crítica e a discussão em sala de aula, como debates, seminários e projetos de pesquisa que envolvam a análise de casos de estudo.
Além disso, é importante que os alunos tenham acesso a informações precisas e atualizadas sobre as inovações científicas e tecnológicas e seus impactos, o que pode ser feito através de recursos educacionais diversificados, como artigos de periódicos, sites de notícias e vídeos educacionais.
Em resumo, a habilidade de avaliar os benefícios e malefícios das inovações científicas e tecnológicas é fundamental para a alfabetização científica e deve ser desenvolvida em alunos através de um ensino que promova a reflexão crítica e a discussão em sala de aula.
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