Questões Sobre Experimentação no Ensino de Ciências - Ciências - concurso
Questão 1
Florentino Avidos e ele precisa de estabelecer uma
metodologia de ensino da sua matéria com um
conteúdo específico para Ciências. Gabriel não quer
ser um professor tradicionalista, apenas baseado em
conteúdo, somente estabelecendo uma relação de
ensino do tipo transmissão – recepção. Dessa forma,
ele apresenta algumas metodologias no processo de
ensino-aprendizagem, dispostos abaixo, EXCETO:
- A)A principal metodologia exposta pelo Gabriel é a prática voltada exclusivamente ao conteúdo científico baseado apenas nos livros didáticos.
- B)A pesquisa que é uma atividade que ensina o aluno a estudar propiciando o desenvolvimento de habilidades de localizar, selecionar e usar informações para aprender com independência.
- C)Gabriel adota a metodologia de pesquisa baseada no princípio investigativo em que o principal é o desenvolvimento do pensamento crítico científico.
- D)As práticas experimentais com o objetivo de melhorar a aprendizagem do conteúdo científico em que os alunos conseguem aplicar o conhecimento adquirido.
A alternativa correta é A)
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- B)A pesquisa que é uma atividade que ensina o aluno a estudar propiciando o desenvolvimento de habilidades de localizar, selecionar e usar informações para aprender com independência.
- C)Gabriel adota a metodologia de pesquisa baseada no princípio investigativo em que o principal é o desenvolvimento do pensamento crítico científico.
- D)As práticas experimentais com o objetivo de melhorar a aprendizagem do conteúdo científico em que os alunos conseguem aplicar o conhecimento adquirido.
Questão 2
necessárias para o melhor desempenho do
processo ensino-aprendizagem, realizando a
ligação do que é abordado em sala de aula, às
vivências do aluno e os avanços tecnológicos.
Existem práticas que podem ser grandes aliadas
no momento de apresentar um assunto novo,
reforçá-lo ou torná-lo mais atrativo aos alunos.
Diante do contexto, marque a alternativa correta
em relação ao conceito descrito.
- A)Práxis docente passiva.
- B)Avaliação do ensino-aprendizagem.
- C)Desenvolvimento individual do aluno.
- D)Exposição subjetiva do conteúdo.
- E)Atividades práticas.
A alternativa correta é E)
As atividades práticas são fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem, pois permitem que os alunos vivenciem de forma mais interativa e hands-on o conteúdo apresentado em sala de aula. Além disso, essas atividades podem ser adaptadas às necessidades e interesses dos alunos, tornando o processo de aprendizado mais atraente e eficaz.
Com as atividades práticas, os professores podem criar situações que simulam problemas reais, permitindo que os alunos desenvolvam habilidades como a resolução de problemas, o pensamento crítico e a criatividade. Além disso, essas atividades podem ser utilizadas para reforçar conceitos já apresentados, tornando-os mais claros e compreensíveis para os alunos.
Outra vantagem das atividades práticas é que elas permitem que os alunos trabalhem em equipe, desenvolvendo habilidades sociais como a comunicação, a cooperação e a liderança. Isso é especialmente importante em uma época em que a colaboração e a trabalho em equipe são essenciais para o sucesso em qualquer área.
Além disso, as atividades práticas permitem que os professores avaliem o desempenho dos alunos de forma mais objetiva, pois eles podem observar como os alunos aplicam os conceitos aprendidos em situações práticas. Isso pode ajudar os professores a identificar áreas em que os alunos precisam de mais apoio ou prática.
Em resumo, as atividades práticas são uma ferramenta valiosa para o processo de ensino-aprendizagem, pois permitem que os alunos desenvolvam habilidades práticas, trabalhem em equipe e aplicuem conceitos aprendidos em situações reais. Portanto, a alternativa correta é E) Atividades práticas.
Questão 3
Karl Popper, filósofo que contribuiu para o estudo dos alicerces
teóricos da ciência, a define como hipotética e provisória. Ele
usava, em seu fazer, o método de tentativas de eliminação de
erros denominado
- A)de método indutivo.
- B)de uso de inferências.
- C)de método hipotético-dedutivo.
- D)de experimentação controlada.
- E)de falseabilidade da ciência.
A alternativa correta é C)
Karl Popper, filósofo que contribuiu para o estudo dos alicerces teóricos da ciência, a define como hipotética e provisória. Ele usava, em seu fazer, o método de tentativas de eliminação de erros denominado
- A) de método indutivo.
- B) de uso de inferências.
- C) de método hipotético-dedutivo.
- D) de experimentação controlada.
- E) de falseabilidade da ciência.
O gabarito correto é C). Isso porque o método hipotético-dedutivo é o processo de formular hipóteses e, a partir delas, deduzir consequências que podem ser testadas e verificadas. Essa abordagem é fundamental na construção do conhecimento científico, pois permite que as teorias sejam refinadas e aperfeiçoadas com o tempo.
É importante notar que a falseabilidade, que é outra característica importante da ciência, está intimamente ligada ao método hipotético-dedutivo. A falseabilidade se refere à possibilidade de uma teoria ser refutada ou falsificada pelas evidências. Isso significa que as teorias científicas devem ser passíveis de teste e de verificação, e que os resultados desses testes devem ser capazes de comprovar ou refutar a teoria.
Além disso, o método hipotético-dedutivo é essencial para a separação entre a ciência e a pseudociência. Enquanto a ciência busca testar e refinar suas teorias, a pseudociência se baseia em dogmas e verdades absolutas que não são passíveis de questionamento ou refutação. Portanto, o método hipotético-dedutivo é fundamental para a construção do conhecimento científico e para a distinção entre a ciência e a pseudociência.
Em resumo, a definição de ciência como hipotética e provisória, feita por Karl Popper, é um dos principais alicerces teóricos da ciência. O método hipotético-dedutivo é um processo fundamental para a construção do conhecimento científico, pois permite a formulação de hipóteses, a dedução de consequências e a testagem e verificação das teorias. Além disso, a falseabilidade é uma característica essencial da ciência, pois permite que as teorias sejam refinadas e aperfeiçoadas com o tempo.
Questão 4
identificação de seus componentes e de algumas relações entre
eles, bem como a investigação de como o homem se relaciona
com tais ambientes, impedem os alunos de desenvolver uma
noção e a diferenciação de ambiente natural e ambiente
construído. Os seres vivos destacam-se entre os componentes dos
ambientes, estudando-se suas características e hábitos –
alimentação, reprodução, locomoção – em relação ao ambiente
em que vivem.
condições para que os educandos possam desenvolver a
capacidade de compreender a natureza como um todo dinâmico,
não sendo o ser humano parte integrante e nem agente de
transformações do mundo em que vive.
condições para que os educandos possam desenvolver a
capacidade de compreender a tecnologia como meio para suprir
necessidades humanas, distinguindo usos corretos e necessários
daqueles prejudiciais ao equilíbrio da natureza e ao homem.
- A)Nenhuma afirmativa está correta.
- B)Apenas uma afirmativa está correta.
- C)Apenas duas afirmativas estão corretas.
- D)Todas as afirmativas estão corretas.
A alternativa correta é B)
Resposta: A alternativa correta é B) Apenas uma afirmativa está correta.
Vamos analisar cada afirmativa para entender por que apenas uma delas está correta.
A afirmativa I está incorreta porque a observação direta ou indireta de diferentes ambientes e a identificação de seus componentes e relações entre eles, em vez de impedir, favorece o desenvolvimento da noção e da diferenciação de ambiente natural e ambiente construído. Além disso, o estudo das características e hábitos dos seres vivos em relação ao ambiente em que vivem é fundamental para a compreensão das relações entre os seres vivos e o meio ambiente.
Já a afirmativa II está correta porque as atividades escolares de ensino de ciências devem, sim, criar condições para que os educandos possam desenvolver a capacidade de compreender a natureza como um todo dinâmico, reconhecendo o ser humano como parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive. Essa compreensão é fundamental para que os alunos possam desenvolver uma consciência ambiental e compreender a importância da preservação do meio ambiente.
A afirmativa III está incorreta porque as atividades escolares de ensino de Ciências devem criar condições para que os educandos possam desenvolver a capacidade de compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas, mas também devem criar condições para que os alunos possam distinguir usos corretos e necessários daqueles prejudiciais ao equilíbrio da natureza e ao homem. Além disso, a tecnologia pode ser tanto um meio para suprir necessidades humanas quanto um agente de transformações do mundo em que vivemos.
Portanto, apenas a afirmativa II está correta, o que justifica a resposta B) Apenas uma afirmativa está correta.